A varíola dos macacos é transmissível, quais os riscos?

A varíola passou a ser um motivo de preocupação, devido a um surto da doença em algumas regiões do mundo. Quais são os sintomas, como se prevenir e evitar a transmissão do vírus, são alguns tópicos que abordaremos aqui.

Varíola dos macacos: o que é?

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, afetando os animais, mas que pode eventualmente infectar humanos. A doença acomete mais as regiões florestais Ocidentais e da África Central.

A varíola dos macacos é diferente daquela que acomete os humanos, já que a primeira possui letalidade menor do que a da varíola entre pessoas.

Apesar do nome do vírus a sua origem não começa nos macacos, ou seja, eles não criaram a doença. Ela foi apenas identificada nesses animais.

Sintomas

Os principais sintomas da varíola dos macacos podem se manifestar assim:

  • Dor nos músculos;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Dor nas costas;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Bolhas;
  • Feridas na pele que coçam ou doem em várias partes do corpo (incluindo órgãos genitais).

Os sintomas aparecem entre 5 a 21 dias após o contato com o vírus, podendo durar de 14 a 21 dias. As bolhas dolorosas aparecem principalmente na palma das mãos, no rosto e na parte interna da boca.

A fonte da transmissão do vírus da varíola dos macacos para os humanos ainda não foi confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, não se sabe qual a origem da infecção.

Portanto, médicos e especialistas se baseiam na evolução da infecção para determinar as fases da doença. Os fluidos corporais e outros materiais contaminados dão início à infecção e transmissão da varíola, até mesmo quando uma pessoa entrou em contato com algum animal infectado ou foi mordido por ele.

Tratamento

O paciente que apresenta os primeiros sintomas deve passar por um diagnóstico médico, para entender quais as principais fontes de infecção (geralmente feito por um infectologista ou clínico geral) e outras informações e coletas de exames, tais como:

  • Sintomas;
  • Tempo em que se manifestaram;
  • Coleta da secreção presente nas bolhas e feridas;
  • Teste PCR para se ter a certeza do vírus que está se manifestando ali.

O tratamento para a varíola dos macacos geralmente não é necessário realizar. Isso porque os sintomas costumam desaparecer dentro de algumas semanas. Mesmo assim, o médico pode receitar medicamentos para aliviar a dor ou coceira das feridas.

O protocolo médico inclui ainda (em casos confirmados) o isolamento do paciente justamente para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas e assim ter início de novos focos de infecção.

Se o isolamento total não é possível, a pessoa infectada deve usar máscaras no rosto, separar os seus objetos pessoais do restante dos moradores em casa (toalhas, buchas de banho e sabonete, talheres, pratos, copos, etc.).

Lavar as mãos várias vezes ao dia também é crucial para evitar qualquer risco de transmissão do vírus.

Como evitar a transmissão da varíola dos macacos

Imagem de macaco em cima de uma árvore

Basicamente, o melhor é evitar o contato com animais silvestres, bem como o consumo de carnes onde não se conhece a procedência. Caso a pessoa já esteja com os sintomas da varíola, deve-se evitar tocar nas bolhas ou feridas no corpo, bem como estar em contato com objetos e roupas do paciente.

Assim, manter a higienização de objetos, roupas e alimentos é essencial para evitar essa, e outras doenças altamente transmissíveis.

Existe vacina para a varíola dos macacos?

A vacina contra a varíola em humanos pode ser aplicada para imunizar contra a dos macacos, porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é necessário que ela seja administrada após o quarto dia de exposição ao vírus (evitando a manifestação da doença) ou em pessoas que trabalham em áreas de risco.

Como está a manifestação da varíola dos macacos no Brasil e no mundo?

No início de 2022 (mês de maio), a OMS já alertou sobre o número de casos da doença que chegou a 131 confirmados, contra 106 suspeitos da doença. Alguns casos foram confirmados no Brasil e especialistas estão monitorando os pacientes bem como a evolução da doença.

Ao todo, foram confirmados 76 casos de varíola dos macacos no Brasil nos seguintes Estados:

  • São Paulo: 52 casos
  • Rio de Janeiro: 16 pessoas
  • Ceará: 2 casos
  • Distrito Federal: 1 caso
  • Rio Grande do Norte: 1 caso
  • Minas Gerais: 2 casos
  • Rio Grande do Sul: 2 casos

O conhecimento sobre os vírus bem como o tratamento e a vacinação como forma de prevenção das doenças, ajuda e muito a vivermos em sociedade de forma equilibrada e saudável.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando outros conteúdos em nosso blog e se informar sobre os temas de saúde.

 Acesse o Portal Bunzl Saúde

Siga nossas redes sociais
   /bunlzsaude

Total
0
Shares
Artigo anterior

Testes de Covid: quando fazer e como escolher entre os tipos disponíveis?

Próximo artigo

Visão 360º: porquê é importante no atendimento ao cliente

Posts relacionados