Após Folia de Carnaval, os testes rápidos podem diagnosticar doenças como Hepatite B e HIV

Saiba detalhes de algumas dessas doenças que podem ser transmitidas nessa época de Carnaval e como detectá-las.

HEPATITE B

A hepatite B constitui grave problema de saúde pública. Estima-se que 350 milhões de pessoas, ou seja, 5% da população mundial sejam portadores dessa virose. O vírus da hepatite B (HBV) é transmitido, principalmente, por vias parenteral e sexual. O resultado desta infecção é uma complicada interação hospedeiro-vírus, que pode resultar em uma doença aguda sintomática ou em uma doença assintomática. Os pacientes podem se tornar imunotolerantes ao HBV ou desenvolverem um estado de portador crônico.

Compartilhar talheres e utensílios com pacientes doentes, também pode transmitir a doença.

O diagnóstico laboratorial da hepatite B é feito através da detecção dos constituintes do vírus, nas diferentes fases evolutivas da infecção, através de testes sorológicos (pesquisa de antígenos e anticorpos) e moleculares (pesquisa qualitativa e quantitativa do DNA viral). Várias técnicas são empregadas no diagnóstico sorológico, contudo, as mais utilizadas atualmente são os ensaios imunoenzimáticos (ELISA) e a quimiluminescência e teste rápido. Este último, o resultado pode ser conhecido imediatamente.

Teste HBSAG

HIV

No início da década de 1980, a humanidade encontrou o grande desafio de enfrentar a pandemia da AIDS, doença causada pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) e que hoje ocupa lugar de destaque entre os principais problemas de saúde no mundo.

A epidemia da AIDS que acometia inicialmente homens, adultos com alta escolaridade e práticas homossexuais, passou atingir mais os jovens, grupos sociais de maior exclusão social, pessoas com práticas heterossexuais e mulheres. A doença, envolta em preconceito que pode levar a discriminação, preocupa as mulheres quanto ao “segredo” da infecção.

Em nosso país, especialmente nos últimos anos, observa-se que a porcentagem dos pacientes com 50 anos ou mais no diagnóstico de AIDS aumentou progressivamente. O crescimento do número de infecções por HIV/AIDS em pessoas com 60 anos ou mais resulta na mais nova característica da epidemia.

Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS divulgado no final de 2018, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos de AIDS em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.

Nos últimos quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017.  A redução é resultado da garantia do tratamento para todos – lançada em 2013 -, aliada à melhoria do diagnóstico, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Por que fazer o teste de AIDS

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

O teste rápido anti-HIV, corroboram o uso dos mesmos: a metodologia de testagem é simples e produz resultado em, no máximo, 30 minutos; são acondicionados separadamente, permitindo a testagem individual; apresentam sensibilidade e especificidade similares aos Elisa (EIA) e Westem Blot (WB); a coleta da amostra de sangue é pela punção da polpa digital do indivíduo.

Vale ressaltar que a AIDS não tem cura. Ela possui apenas tratamento e a prevenção ainda é a melhor forma de se evitar a doença.

Teste de HIV

HEPATIVE C (HCV)

A hepatite C é uma doença infecciosa que causa inflamação aguda ou crônica do fígado. Antes da descoberta de seu agente viral este tipo de hepatite foi denominado como hepatite não A-não B – uma forma de doença hepática aguda ou crônica que se seguia após a uma transfusão sanguínea ou de hemoderivados. O vírus da hepatite C (HCV) é um agente infeccioso transmitido principalmente por sangue, seu potencial infeccioso por via sexual não é alto, a transmissão vertical também é considerada pouco comum. A infecção pelo vírus VHC é um problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Sabemos hoje que, a hepatite C compete com a doença hepática alcoólica como a maior causa de doença crônica do fígado, podendo ser a vencedora em várias áreas geográficas. Estima-se que 3 % da população mundial esteja contaminada, sendo relevante o número de pessoas que desconhece o fato de albergar o vírus.

Diversos estudos apontam como principais fatores de risco, entre eles, o uso de drogas injetáveis e transmissão sexual.

Um exemplo é o teste de triagem qualitativa é o método de Imunocromatografia (figura 2), que contém apenas o antígeno de HCV recombinante conjugado com ouro coloidal. É de realização mais simples e, possivelmente, mais barato do que os testes comerciais disponíveis.

Teste de HCV

Os testes qualitativos, são usados antes de se iniciar o tratamento de pacientes com hepatite C e para avaliar a eficácia do tratamento.

TODAS AS PATOLOGIAS ACIMA, POSSUEM UM PERÍODO DE INCUBAÇÃO, CONHECIDO COMO JANELA IMUNOLÓGICA. EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE UM MÉDICO, A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO E CONHECER O DIAGNÓSTICO PRECOCEMENTE AUMENTAM AS CHANCES DO PACIENTE INFECTADO E NO CASO DA HEPATITE B, AS CHANCES DE CURA.

 

 

Fontes: 

http://giv.org.br/Ativismo-GIV/Porque-um-Dia-Mundial-de-Luta-Contra-a-AIDS/

http://www.dst.uff.br/arquivos-htm/bemfam.htm

http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-conter-avanco-de-hiv-em-homens

FERREIRA, M.S. Diagnóstico e tratamento da Hepatite B. Revista da sociedade brasileira de medicina tropical 33(4):389-400, JUL-AGO, 2000.

LOPES, T.G.S L.; SCHINONI, M.I. Aspectos gerais da hepatite B. R. Ci. med. biol., Salvador, v.10, n.3, p.337-344, set./dez. 2011.

SILVA , A.L.; ET AL. Hepatites virais: B, C e D: atualização. Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2012 mai-jun;10(3):206-18.

ABDALLAI, F.T.M.; NICHIATA, L.Y.I. A Abertura da privacidade e o sigilo das informações sobre o HIV/AIDS das mulheres atendidas pelo programa saúde da família no município de São Paulo, Brasil. Saúde Soc. São Paulo, v.17, n.2, p.140-152, 2008.

ALMEIDA, E.L.; ET AL. Adesão dos portadores do HIV/AIDS ao tratamento: fatores intervenientes. REME – Rev. Min. Enferm.15(2): 208-216, abr./jun., 2011.

ARAÚJO, V.L.B.; ET AL. Características da AIDS na terceira idade em um hospital de referência do Estado do Ceará, Brasil. Rev Bras Epidemiol 2007; 10(4): 544-54.

MIRANDA, A.E.; ET AL. Prevalência de sífilis e HIV utilizando testes rápidos em parturientes atendidas nas maternidades públicas de Vitória, Estado do Espírito Santo. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 42(4):386-391, jul-ago, 2009.

SILVA, O.; ET AL. As atuações do enfermeiro relacionadas ao teste rápido anti-HIV diagnóstico: uma reflexão de interesse da enfermagem e da saúde pública. Enfermagem em Foco, 2011; 2(supl):58-62.

BRANDÃO, A.B.M.; et al. Diagnóstico da hepatite C na prática médica: revisão da literatura. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 9(3), 2001.

CORRÊA, S.; BORGES, P. K. O. Hepatite c: aspectos epidemiológicos e clínicos de uma doença silenciosa. Interbio v.2 n.1 2008.

MARTINS, T.; et al. Epidemiologia da infecção pelo vírus da hepatite C. Rev Assoc Med Bras 2011; 57(1):107-112.

STRAUSS, E. Hepatite C. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol.34 no.1 Uberaba Jan./Feb. 2001.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Dicas Para Curtir o Carnaval Sem Descuidar da Saúde!

Próximo artigo

Responsabilidade Social Corporativa

Posts relacionados