Dengue: redobre os cuidados

A combinação de calor e chuva, comum no verão, faz aumentar os casos da dengue no País.

Ao mesmo tempo que enfrenta a pandemia da COVID-19, o Brasil cresce em número de casos de dengue. Os sintomas da dengue são semelhantes ao do novo coronavírus, podendo ser facilmente confundido. Vale ressaltar que doenças como zika e chikunguya também merecem atenção, pois são transmitidas por um único mosquito, o Aedes aegypti.

Caracterizado pela época de chuvas curtas e altas temperaturas, o verão é a estação onde devemos dobrar nossos cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, que é o principal transmissor de doenças como a dengue.

Podendo ser seguida de vários problemas, como desidratação e hemorragia em casos mais graves, a dengue é uma doença delicada, entretanto algumas atitudes simples podem ajudar na prevenção contra o mosquito transmissor, a melhor forma de combater o vírus é eliminar os criadouros onde possam ser encontrados focos desse mosquito.

Lembre-se de:

  • Manter a caixa d’água tampada;
  • Limpar o pote de água do seu animal de estimação;
  • Manter garrafas com a boca para baixo;
  • Manter lixeiras bem tampadas;
  • Descartar corretamente pneus;
  • Limpar semanalmente as vasilhas das plantas ou colocar areia no pratinho para não acumular água;
  • Quando não estiver utilizando a piscina, mantê-la sempre fechada e limpa;
  • Adotar o uso recorrente do repelente.

O calor e as chuvas formam um ambiente favorável para que o inseto se desenvolva. “Com os temporais típicos de verão há um aumento de criadouros e os ovos aparecem rapidamente devido às altas temperaturas”; diz o infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. João Prats, que ressalta também que a prevenção ainda é a melhor maneira de combater o vírus. “É importante cuidar da limpeza da casa, principalmente do quintal, tomar cuidado para não deixar destampados recipientes que possam acumular água parada e adotar o uso de repelentes ao longo do dia”, esclarece o médico.

Segundo o Dr. Prats, não há um tratamento específico para pacientes diagnosticados com dengue, doença cujos sintomas são semelhantes aos de uma gripe. “O recomendado é que, ao identificar os sinais como manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dores musculares intensas e falta de apetite; a pessoa procure imediatamente a ajuda de um profissional”, ele afirma.

É importante procurar orientação médica ao serem notados os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença. É bom lembrar também que, muitas vezes, a pessoa não sabe se já teve dengue por duas razões: a primeira é que pode ter tido a infecção subclínica (sem sinais e sem sintomas), e outra é pelo fato da facilidade com que a dengue, principalmente nas formas brandas, pode confundir-se com outras viroses febris agudas.

A melhor prevenção é a atitude preventiva e lembre-se, dengue se combate todos os dias.

#BunzlSaude #Dengue #CuidadoDengue #CasosDengue #Prevencao

 Acesse o Portal Bunzl Saúde

Siga nossas redes sociais
   /bunlzsaude

Fontes:

https://portal.fiocruz.br/noticia/casos-de-dengue-zika-e-chikungunya-aumentam-no-verao

http://brasil.bvs.br/

https://www.cdmsaude.com.br/cuidados-para-evitar-dengue-no-verao/

 

Total
0
Shares
Artigo anterior

Janeiro Branco: Saúde Mental dos Profissionais de Saúde

Próximo artigo

Fevereiro Roxo – Alzheimer: o que acontece com o cérebro?

Posts relacionados