Dia Mundial de Combate a Hepatite

Os tipos diferentes de hepatite são: hepatite A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica. Saiba mais.
Combate a Hepatite

HEPATITE C

Hepatite é a denominação dada a qualquer inflamação no fígado. A palavra hepatite tem origem no grego hepar, que quer dizer “fígado”, mais itis, termo médico usado para designar “doença inflamatória”.

As hepatites podem ser causadas por vírus, bactéria, medicamentos, abuso de drogas ou álcool, doenças hereditárias e autoimunes, entre outros.

A hepatite pode ser classificada como:

  • Hepatite aguda (benigna ou fulminante): quando o vírus é completamente eliminado do organismo em até 6 meses;
  • Hepatite crônica: quando o vírus permanece no organismo por mais de 6 meses, podendo levar a complicações como câncer e cirrose hepática.

Em sua maioria, as hepatites virais (Hepatites A, B, C, D e E) não apresentam sintomas; entretanto, quando eles se manifestam, a doença já está em uma fase mais avançada, podendo causar: febre / fraqueza; mal-estar / dor abdominal; náuseas / vômitos / perda de apetite / urina escura / icterícia (olhos, pele e mucosas amarelados) / fezes esbranquiçadas.

A inflamação desse órgão vital destrói as células, trazendo complicações que variam conforme o tipo e o estágio de desenvolvimento da hepatite.

 

Descobri que alguém é portador, e agora?

Os tipos diferentes de hepatite são: hepatite A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica.

As pessoas que apresentarem resultado “reagente” no teste rápido devem ser informadas sobre o resultado, de forma bem simples, sem alarde e com privacidade; o que significa que em algum momento essa pessoa entrou em contato com o vírus HCV, não importando a forma.

O uso do teste rápido para hepatite C, por exemplo, detecta o anticorpo anti-HCV no soro, plasma ou sangue total, tornando-o uma ferramenta importante no cenário epidemiológico brasileiro, pois a maioria dos casos é diagnosticada na fase crônica da doença.

A Labor Import, uma das empresas líderes no mercado de diagnóstico laboratorial, atua com uma linha completa de testes rápidos para Hepatites e outras doenças. Você encontrará a lista completa de testes rápidos em nosso site: https://laborimportshop.com.br/categoria-produto/testes-rapidos

Total
0
Shares
Artigo anterior

Dica da Semana - Homogeneização para tubos de coleta

Próximo artigo

Treinamento Diagnóstica - Tubarão - SC

Posts relacionados