Como lidar com a Incontinência Urinária?

Confira algumas dicas que poderão ajudar a melhorar a qualidade de vida de indivíduos que sofrem com a perda involuntária da urina

Confira algumas dicas que poderão ajudar a melhorar a qualidade de vida de indivíduos que sofrem com a perda involuntária da urina

Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Costuma afetar pessoas de ambos os sexos e não há idade específica. Estudos apontam índices progressivos conforme o indivíduo envelhece, sendo possível acometer três idosos a cada dez que possuem algum problema na bexiga. Entre as mulheres, a incontinência urinária pode ser ocasionada durante a gestação, esforço físico ou diminuição do estrogênio durante e após a menopausa; contudo, mulheres possuem maior probabilidade para esta hipótese diagnóstica.

Um dos maiores problemas encontrados na incontinência urinária é o medo de acontecer algum “acidente involuntário da micção”. Pelo risco de causar constrangimentos, muitas pessoas evitam a prática de esportes, atividades sociais e exposições com receio de frustações psicossociais, o que, sem dúvida, diminui a qualidade de vida desses pacientes. Infelizmente, a incontinência urinária pode ser provocada pelo simples fato de respirar profundamente, tossir, espirrar, gargalhar ou ficar em situação desconfortável.

Existem alguns tipos de incontinência urinária, sendo divididos em estágio leve, moderado e intenso.

Tipos de Incontinência Urinária

Tipos de Incontinência Urinária

Tratamento

Boa parte dos indivíduos com incontinência urinária podem ser curados ou melhorar consideravelmente o quadro de incontinência. O primeiro passo é admitir que há um problema e procurar ajuda médica.

A incontinência urinária pode ser tratada através do uso de medicamentos, fisioterapia, cirurgia ou uma combinação entre essas modalidades. O tratamento ideal depende da análise minuciosa do problema de forma individualizada e varia de acordo com a natureza específica do problema.

Se os tratamentos médicos ou cirúrgicos não resolverem completamente, há alternativas para assegurar o bem-estar e o conforto para o incontinente.

Entre essas alternativas estão:

  • Roupas íntimas especiais para Incontinência Urinária;
  • Absorventes e fraldas descartáveis;
  • Inserção de sondas para mecanicamente drenar a urina da bexiga;
  • Uso de equipamentos externos para coletar urina.

Dicas para lidar com a Incontinência

  • Perca peso: carregar excesso de gordura na região abdominal coloca pressão adicional na bexiga e aumenta o esforço dos músculos da pelve.
  • Não fume: essa é outra razão para largar o cigarro. A nicotina pode irritar a bexiga e, para fumantes excessivos, a tosse pode contribuir para a incontinência de esforço.
  • “Alivie-se” antes de sair: tente esvaziar sua bexiga antes de viagens de uma hora ou mais, mesmo que não esteja sentindo vontade de ir ao banheiro.
  • Esvazie bem a bexiga: depois de urinar, levante-se e sente-se de novo. Aí, incline-se para frente, o que vai comprimir seu abdômen e colocar pressão sobre a bexiga para ajudar a esvaziá-la completamente.
  • Use roupas fáceis de tirar: roupas inadequadas podem ser um problema, principalmente para as pessoas que sofrem com incontinência de urgência. Macacões, jardineiras e maiôs podem atrapalhar quando você estiver com vontade de urinar porque essas roupas devem ser tiradas de cima para baixo. É bom ter sempre uma roupa extra com você, para que você possa se trocar caso ocorra um acidente. Se as suas roupas ficarem manchadas de urina, deixe-as de molho por três horas em uma mistura de quatro litros de água e um copo de detergente de cozinha.
  • Bebidas e alimentos que irritam a bexiga: algumas bebidas irritam o tecido da bexiga e causam vazamentos. A cafeína e alguns componentes do café podem irritar a bexiga. O chá é um diurético que promove a perda de líquidos através da urina e também causa irritação na bexiga (para substituir seu café ou chá, experimente outras bebidas quentes feitas com grãos que podem ser encontradas em casas especializadas). Frutas cítricas e sucos como de pomelo e tomate também podem ser um problema. Refrigerantes e bebidas gaseificadas são irritantes também (exceto a água com gás, que tem quantidades menores de gás). Bebidas alcoólicas devem ser evitadas.
  • Prefira bebidas como: suco de uva, amora, cereja e maçã que não irritam a bexiga e podem ajudar a reduzir o odor da urina.
  • Tente reduzir a ingestão dos seguintes alimentos para observar se a sua incontinência melhora: temperos fortes e comidas temperadas (como curry e pimenta chili), comidas com tomate, açúcares (como mel, xarope e chocolates).
  • Mantenha-se hidratado: parece lógico, quanto menos você bebe, menos quer urinar, certo? Infelizmente essa estratégia, além de ser prejudicial à saúde, não é muito eficaz. Privar-se de líquidos pode causar desidratação, que pode deixá-lo com prisão de ventre. Esse desagradável problema pode irritar os nervos que impedem a bexiga de vazar. Resultado: incontinência. Ao invés de beber menos, beba regularmente durante o dia. Ingerir líquidos em horários determinados durante o dia vai impedir que sua bexiga fique cheia demais ou vazia, e a irritação acontece justamente quando os níveis de fluido estão altos ou baixos demais. Uma bexiga normal suporta até dois copos de líquido, enquanto bexigas com problemas suportam no máximo meio copo ou até menos. Se você perceber que está levantando com frequência durante a noite para ir ao banheiro, é bom tentar reduzir a ingestão de líquidos após o jantar. Alguns especialistas sugerem uma ingestão de fluidos de seis a oito copos médios por dia.
  • Procure ajuda profissional: ao sentir os sintomas de incontinência procure um médico especializado para tratar corretamente o seu problema. Exercícios e fisioterapia recomendados por profissionais costumam dar bons resultados

 

Referência Bibliográfica:

Manual de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal – FEBRASGO 2010

Higa R, Lopes MHBM, Turato ER. Significados psicoculturais da incontinência urinária feminina: uma revisão. Rev Lat Am Enfermagem. 2008

 

Total
0
Shares
Artigo anterior

Novembro azul: mês de alerta para a saúde masculina

Próximo artigo

Dica da Semana - Lenços Umedecidos

Posts relacionados