Confira algumas dicas para quem tem Diabetes e Hipertensão

Existem medidas simples que podem transformar a vida de uma pessoa que sofrem de diabetes e hipertensão ou que estão prestes a sofrer dessas doenças. Confira!

Diabetes e Hipertensão são doenças consideradas problemas de saúde pública, pois têm evolução crônica e são altamente ligadas à doença cardiovascular.

A hipertensão é duas vezes mais comum em diabéticos e a chance aumenta com a idade.

Existem medidas simples que podem transformar a vida de uma pessoa que sofrem de diabetes e hipertensão ou que estão prestes a sofrer dessas doenças, veja:

  • Realizar refeições em pequenas quantidades (em média 6 vezes ao dia);
  • Evitar grandes quantidades de carboidratos;
  • Balancear a dieta com frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais;
  • Restringir ao máximo as refeições com gorduras saturadas e colesterol, como: leite, azeite de dendê, chocolate, gema de ovo, carne vermelha gordurosa;
  • Reduzir ou restringir o uso de sal, bebida alcoólica e cigarro.

Além dessas medidas, passear com o cachorro, fazer caminhadas periódicas, atividades físicas, lavar o carro, varrer o quintal ou qualquer outro tipo de atividade que proporcione prazer e não tem gasto algum também são benéficas.

A hipertensão, também conhecida como “doença silenciosa”, tem sido um dos maiores desafios da área médica preventiva, pois quando é detectada no início evita complicações e oferece menor risco de sequelas ao paciente, mas muitas vezes, o paciente só procura o serviço de saúde quando sente algum sintoma relacionado à patologia.

LEIA MAIS: Hepatite B – um grave problema de saúde pública

As variáveis e a complexidade de diversas situações concebidas pela sociedade atualmente, exigem o engajamento de um ou mais grupos profissionais na intervenção do mesmo problema, atuando conjuntamente com os objetivos comuns frente à demanda da necessidade da população.

Após a constatação dessas patologias no paciente, trava-se uma batalha para que novas complicações não surjam, e que a qualidade de vida dele seja preservada.

lanceta

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Total
0
Shares
Artigo anterior

Oxigenoterapia eficaz e sem dúvidas

Próximo artigo

Febre amarela e suas complicações

Posts relacionados