Meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e as virais são as mais preocupantes do ponto de vista da saúde pública e clínico devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade. A meningite também pode ser causada por fungos, protozoários ou helmintos.

Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 5 (cinco) anos, especialmente as menores de 1 (um) ano de idade.

Na meningite pneumocócica (causada pelo Streptococcus pneumoniae) idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras também apresentam maior risco de adoecimento. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

Neisseria meningitidis, agente causal da meningite bacteriana, está presente na nasofaringe de indivíduos normais. A infecção meningocócica se desenvolve quando o micro-organismo se espalha a partir da mucosa nasofaríngea e invade a corrente sanguínea. Geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão fecal-oral é de grande importância, especialmente nas infecções por enterovírus.

A meningite fúngica não é transmitida de pessoa para pessoa. Geralmente, os fungos são adquiridos por meio da inalação dos esporos (pequenos pedaços de fungos) que entram nos pulmões e podem chegar até as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Alguns fungos encontram-se em solos ou ambientes contaminados com excrementos de pássaros ou morcegos. Já um outro fungo, chamado Candida, que também pode causar meningite, geralmente é adquirido em ambiente hospitalar.

A meningite causada por parasitas não é transmitida de uma pessoa para outra, e normalmente infecta animais e não pessoas. As pessoas são infectadas pela ingestão de produtos ou alimentos contaminados que tenha a forma ou a fase infecciosa do parasita.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais, na primavera-verão.

Em geral, o quadro clínico é grave, por isso, no momento em que suspeitar que você, ou alguém próximo a você, pode estar com sintomas de meningite procure atendimento médico imediatamente. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo da meningite e o melhor tratamento.

Caso o médico suspeite de meningite, ele solicitará a coleta de amostras de sangue (hemograma) e líquido cerebroespinhal (líquor) que são coletados através da agulha espinhal (fig. 1). O laboratório, então, testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é

Agulha Espinhal Raquidiana

 

Como prevenir a meningite?

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns deles, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.

 

Já a quimioprofilaxia medicamentosa está indicada para contatos de casos de DM e meningite por Haemophilus influenzae. A equipe médica que acompanha o caso, em conjunto com a vigilância epidemiológica local são os responsáveis pelas orientações e pela aplicação da quimioprofilaxia medicamentosa nos contatos. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

 

 

Fontes: BRANCO, Ricardo G.; AMORETTI, Carolina F.; TASKER, Robert C. Doença meningocócica e meningite. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 83, n. 2, supl. p. S46-S53, May 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Meningite: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em; <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites>. Acesso em: 13 de maio de 2019.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Conheça mais sobre os Tubos para Coleta

Próximo artigo

CBAC 2019

Posts relacionados