Como manter o bem-estar do seu pet?

Os bichinhos de estimação têm um papel fundamental durante o isolamento social, eles trazem inúmeros benefícios para nós seres humanos.

 

Há quem diga que os animais de estimação são os seres mais felizes nesta quarentena. Eles ganharam companhia em tempo integral, receberam mais carinho e também doaram mais amor.

Os bichinhos de estimação têm um papel fundamental neste momento de isolamento social, eles trazem melhoria na autoestima, reduzem o sentimento de solidão, aumentam a prática de atividades físicas, ajudam no senso de responsabilidade e oferecem apoio emocional. Entretanto, os animais podem ficar estressados e agressivos neste período, por isto é importante garantir o bem-estar destes leais companheiros.

Mas o que fazer para seu pet não ficar estressado?

– Evite interferir na rotina do animal;

– Crie um cantinho agradável para ele, perto do seu local de trabalho;

– Continue com a alimentação normal, sem excesso de ração ou petiscos;

– Ensine novos comandos;

– Brinque durante o dia, crie circuitos, tire a ansiedade do animal.

Neste período de contenção do vírus, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Mundial de Veterinária (WVA) defendem que os serviços veterinários e de nutrição animal são essenciais para a saúde pública; sendo assim, os médicos veterinários devem manter os atendimentos.

Por outro lado, o tutor também deve assumir suas responsabilidades, como reduzir a frequência de banho e tosa externos (isso evita a circulação de pessoas), procurar fazer a higiene do pet em casa e cuidar dos locais onde ele fica, mantendo sempre limpos, além de lavar os brinquedos antes e após as brincadeiras.

Referente a proximidade com os bichinhos, evitar abraços e lambeijos (lambiada que vale por um beijo), pois o contato com uma pessoa infectada pode deixar o vírus em sua pelagem e propagar a contaminação.

Sobre os passeios, recomenda-se que sejam ao ar livre, curtos e objetivos (necessidades fisiológicas), com apenas um responsável, sempre evitando contato com outros animais e seres humanos. Após o passeio, é importante limpar a pelagem e as patas com lenços higiênicos Higi Labor ou água e sabão neutro. Não use álcool gel, isso resseca a pata e pode dar alergia.

Os animais doam amor incondicional e precisam de muitos cuidados. Não os abandone, eles precisam de pessoas que pratiquem guarda responsável, que cuidem da sua saúde e que mantenham as medidas necessárias para evitar a propagação de doenças.

E, lembre-se, é importante manter em dia as vacinas do seu pet e as consultas veterinárias, que não podem ser a distância, conforme determina o Código de Ética do Médico-Veterinário. A consulta deve ser presencial, seja no consultório ou em domicílio, de forma restrita, individualizada, reduzindo aglomerações. Consulte um médico veterinário.

 

 

Fonte:

https://g1.globo.com/fique-em-casa/noticia/2020/04/09/gatos-na-quarentena-mudanca-na-rotina-da-casa-pode-deixar-animais-estressados.ghtml

https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/04/donos-de-animais-devem-mudar-rotina-de-passeio-na-quarentena.shtml

https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2018/08/13/noticias-saude,232196/animais-sao-bons-companheiros-e-ajudam-ate-na-melhora-da-saude-de-quem.shtml

http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/6441/secao/6

Total
0
Shares
Artigo anterior

Congresso Brasileiro de Patologia Clínica adiado para o ano que vem

Próximo artigo

Máscara de tecido para sua proteção!

Posts relacionados