Menu

Dica da Semana – Higienização das Mãos

07/02/20 - Atualizado
Higienização das Mãos

A Higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Estudos comprovam que a pele das mãos adere principalmente à duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. Com tudo, as taxas de infecções e resistência microbiana aos antimicrobianos são maiores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido a vários fatores: maior volume de trabalho, presença de pacientes graves, tempo de internação prolongado, maior quantidade de procedimentos invasivos e maior uso de antimicrobianos, potencializando assim índices altíssimos de mortalidade relacionada à infecção cruzada. A higienização das tem como finalidade a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele e interrompe a transmissão de infecções veiculadas ao contato.

Referências: ANVISA


07/02/2020 - Atualizado (Post original em: 10/08/2017 por Mariana Achcar)
- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Bunzl Saúde. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.