Eu não transmito COVID-19, eu transmito AMOR

Com a chegada do Novo Coronavírus muitas dúvidas e preocupações surgiram com os animais domésticos, principalmente cães e gatos. Saiba mais.

Com a chegada da COVID-19 ao Brasil, muitas dúvidas e preocupações surgiram com os animais domésticos, principalmente cães e gatos.

Cães e gatos podem contrair um coronavírus próprio de suas espécies, que não tem nada a ver com a Covid-19 e não é transmitido para o ser humano. Por ora, não há evidências de que pets estejam adoecendo pelo COVID-19 e nem que sejam capazes de transmitir a doença.

Entretanto, se o tutor pegar a doença, a orientação atual é clara: pessoas infectadas pelo coronavírus devem ficar isoladas de todos os seres vivos e adotar medidas para não transmitir a doença, e isso inclui os bichinhos de estimação. Mesmo não tendo dados que comprovem que os animais possam contrair esse vírus, quando há uma alta carga viral no ambiente, eles podem entrar em contato com o vírus. Abraços e carinhos estão proibidos. É através da aspersão do vírus do ambiente, através de espirros e secreção em mãos, que os peludos acabam tendo contato com o vírus. Uma vez em seus pelos, eles podem se lamber e ingerir o vírus.

Vale ressaltar que as medidas de contato são apenas para as pessoas que estiverem contaminadas e que, em situação de isolamento social, a presença e o carinhos dos pets, torna-se crucial nesse momento, pois eles transmitem carinho, atenção e paz.

Os cuidados com os pets devem ser levados a sério. Uma boa alimentação, água limpa e fresca sempre, ambiente sempre limpo e desinfetado e, acima de tudo, manter o calendário de vacinas em dia, pois a vacina V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae); a V10 protege contra todas estas doenças e mais algumas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona). Essa vacina não pode ser utilizada em seres humanos.

De acordo com o relatório divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências de que animais de estimação, como gatos e cães, tenham sido infectados ou possam espalhar o coronavírus.

Infelizmente, as chamadas Fake News e a falta de orientação têm levado as pessoas a abandonar seus pets, com medo de que eles possam transmitir o vírus. Os pets não transmitem COVID-19, transmitem amor incondicional. Curta seu pet e lembre-se de que em alguma ONG ou em algum canil pode ter um bichinho esperando por você, para te oferecer o maior amor do mundo.

 

 

 

Fonte:

https://www.zoetis.com.br/prevencaocaesegatos/posts/c%C3%A3es/a-import%C3%A2ncia-da-vacina%C3%A7%C3%A3o-na-manuten%C3%A7%C3%A3o-da-sa%C3%BAde-canina.aspx

https://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/tutores-doentes-com-covid-19-devem-evitar-contato-com-os-pets/

 

 

 

 

Total
0
Shares
Artigo anterior

Como sabemos se estamos gripados ou resfriados?

Próximo artigo

Anvisa aprova o uso de testes rápidos para Covid-19 em farmácias

Posts relacionados