A Guerra na Hora de Dormir

Já faz tempo que se fala e todo mundo sabe da importância do sono em todas as idades, em especial para crianças e adolescentes. Saiba como ele pode nos afetar.

Já faz tempo que se fala e todo mundo sabe da importância do sono em todas as idades, em especial para crianças e adolescentes.

Desde o tempo dos nossos avós, a tarefa de fazê-los dormir na hora certa e na quantidade certa, pode se tornar uma verdadeira guerra.

Pesquisas recentes mostram porque nossos pais e avós estavam certos. Conheça as inúmeras vantagens consequentes de uma noite bem dormida:

  • Alívio de estresse.
  • Relaxamento das tensões musculares.
  • Produção de vários hormônios, inclusive o do crescimento.
  • Melhora e mantém o metabolismo no ritmo.
  • Estimula a memória e a concentração.
  • Renova células velhas do nosso corpo.
  • Evita doenças como diabetes, síndrome do pânico, esquizofrenia, bipolaridade, depressão, entre outras.
  • Fortalece a auto imunização.
  • Colabora para o emagrecimento.

O inverso também é verdadeiro. Uma criança que não dorme direito, em geral, é mais estressada, apresenta maior tensão muscular, tem dificuldades de aprendizagem, pois tem sua memória e concentração prejudicados. Surpreendentemente uma nova pesquisa relacionou o déficit de sono com o aumento na vontade de comer alimentos gordurosos e o aumento de peso.

Mas um inimigo recente que nossos avós não tinham é a chamada luz LED, mais presente em nosso dia a dia do que em qualquer outra época.

Como a luz de Led afeta nosso sono

sono2

Com a chegada da era da informação e entretenimento baseado nas novas tecnologias de smartphones, notebooks e tablets, a luz de LED está presente em grande parte do nosso tempo. Estudos recentes mostram que a luz azul, faixa de ondas comuns nesses aparelhos e em alguns tipos de TV, é capaz de interferir no relógio biológico.

A pesquisa demonstrou que no período noturno, a exposição à luz pode desacelerar ou impedir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono.

Para a pesquisadora Victoria Revell, que estuda o impacto da luz sobre o corpo na Universidade de Surrey, no Reino Unido, deveria ser recomendada a diminuição do uso de dispositivos que emitem luz a noite, “particularmente entre os adolescentes, que costumam usar seus telefones e tablets até tarde”.

Devido ao relógio biológico noturno, os adolescentes em geral são lentos em acordar pela manhã e ficam acordados até mais tarde a noite, por isso a atenção com adolescentes que têm dificuldade para dormir deve ser redobrada.

Embora a tecnologia seja uma ótima ferramenta a serviço do ensino e da aprendizagem, se não for utilizada de forma correta e na “hora certa”, pode-se tornar uma vilã.

Uma coisa é certa, a luta para fazer crianças e adolescentes terem uma rotina de sono saudável vale a pena.

Confira abaixo a tabela de tempo de sono ideal para cada idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria:

tabela

 

Fonte:

http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=175&content=detalhe

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI80001-10448,00.html

veja.abril.com.br/saude/uso-de-eletronicos-afeta-o-sono-dos-adolescentes-diz-estudo

Total
0
Shares
Artigo anterior

O que é uma micropipeta e como podem ser utilizadas?

Próximo artigo
agulha

O universo das agulhas cirúrgicas para sutura

Posts relacionados