Saiba como aumentar os níveis de Vitamina D no verão

A vitamina D é fundamental para o fortalecimento dos ossos, prevenção de doenças e manutenção da saúde. Tomar banho de Sol é a melhor forma de produzir a vitamina D e os alimentos são complementares para atingir o nível ideal de vitamina no corpo.

O Sol é essencial para a saúde e o bom funcionamento do corpo. Mas afinal, como o corpo obtém luz solar?

O corpo absorve luz solar e através de uma reação fotoquímica, ele produz a vitamina D. Esta é a única vitamina que pode ser produzida pelo organismo, por mais que esteja presente em alguns alimentos, a sua origem vem do simples hábito de tomar Sol. Ela tem como função aumentar a absorção de cálcio e fósforo no corpo, fortalecendo ossos, dentes e músculos, e, também mantém o cérebro e coração trabalhando de forma mais saudável. Ela é responsável por manter o equilíbrio de vários órgãos e pode prevenir doenças, como: câncer, hipertensão, diabetes, Alzheimer e doenças autoimunes.

A exposição à luz solar é a principal fonte de vitamina D que o corpo recebe, cerca de 90%. Especialistas recomendam expor braços, pernas, pescoço e rosto ao Sol, por cerca de 15 a 20 minutos, três vezes por semana, no período da manhã, até as 10h, e sem protetor solar. O horário de pico para exposição solar é das 12h às 14h, porém os dermatologistas proíbem devido ao maior risco de câncer de pele.  Durante o banho de Sol, os raios UVB penetram na epiderme (camada superficial da pele) e produzem a reação fotoquímica necessária para a produção da vitamina.

A obtenção dos outros 10% da vitamina D, que vai além do sol, são provenientes de alimentos. As fontes são quase escassas, mas pode-se encontrar em: leites, ovos, peixes de água fria (salmão), sardinha, fígado, óleo de fígado de bacalhau, manteiga, entre outros. A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em legumes, verduras ou frutas. Os suplementos de vitamina D só devem ser usados em caso de baixos níveis desta vitamina no sangue e por indicação médica.

A vida moderna aumenta as chances de deficiência da vitamina D, principalmente em grandes centros urbanos, onde as pessoas ficam em locais fechados, sem contato com o Sol. Adultos com carência na vitamina D não apresentam sintomas, mas podem ter perda óssea, que é silenciosa e costuma se revelar com a idade avançada, na forma de fratura, e aumentando o risco para Osteoporose. As pessoas mais vulneráveis a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo são: bebês prematuros, crianças e idosos que não têm boa alimentação e não tomam banho de Sol com frequência. A ingestão diária recomendada para bebês de 0 a 1 ano: 400 a 1000UI/dia; de 1 a 18 anos: 600 a 1000UI/dia; adultos e gestantes (população geral e de risco): de 600 a 2000UI/dia. São sinais de deficiência da vitamina:

– Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
– Fraqueza muscular;
– Tetania;
– Moleira aberta após o primeiro ano do bebê;
– Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo nas crianças;
– Osteoporose nos idosos;
– Raquitismo;
– Osteomalácia;
– Pernas tortas.

A vitamina D é fundamental para o fortalecimento dos ossos, prevenção de doenças e manutenção da saúde. Tomar banho de Sol é a melhor forma de produzir a vitamina D e os alimentos são complementares para atingir o nível ideal de vitamina no corpo.

 

Fontes:

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/sol-calcio-e-exercicios-fisicos-sao-segredos-para-garantir-vitamina-d.html#:~:text=Para%20aumentar%20os%20n%C3%ADveis%20de,pela%20pele%2C%20segundo%20Cristiane%20Perroni

https://www.fleury.com.br/noticias/a-forca-que-vem-do-sol-revista-fleury-ed-31

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/listas/13425-7-alimentos-com-vitamina-d

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17540-vitamina-d

Total
0
Shares
Artigo anterior

Vacina contra Covid-19: a corrida pela imunização

Próximo artigo

Síndrome pós-COVID-19: sintomas que podem persistir por semanas ou meses

Posts relacionados