Ser organizado – Questão de saúde ou qualidade de vida?

Sabe aquela sensação de não ter feito o suficiente e que 24 horas é pouco para um dia? Para algumas pessoas, não se trata apenas de uma fase mais atarefada, mas uma rotina frustrante que se estende por muito tempo, talvez por anos e anos.

“Muitos vão para casa no fim do dia com a sensação de que não fizeram o suficiente e continuam com a cabeça no trabalho – e, quando estão no trabalho, ficam
pensando sobre sua casa, sobre a família… Não é uma boa maneira de viver, é frustrante.”.
Daniel Levitin, neurocientista.

Se levarmos em consideração que vivemos na era da comunicação instantânea e da informação, onde vemos mudanças rápidas nas relações comerciais e de trabalho que afetam a vida e a rotina de todos, a resposta à pergunta acima é – AS DUAS COISAS.

Ninguém questiona os efeitos nocivos que o excesso de estresse pode ter na qualidade de vida e, consequentemente, na saúde de qualquer pessoa.

Sabe aquela sensação de não ter feito o suficiente e que 24 horas é pouco para um dia? Para algumas pessoas, não se trata apenas de uma fase mais atarefada, mas uma rotina frustrante que se estende por muito tempo, talvez por anos e anos.

É surpreendente pensar que na maioria das vezes, apenas ser um pouco mais “organizado” pode minimizar ou até eliminar esta rotina estressante e improdutiva.

No livro A mente organizada – como pensar com clareza na era da informação- Editora Objetiva, o escritor e neurocientista Daniel Levitin relata que: “Muitos vão para casa no fim do dia com a sensação de que não fizeram o suficiente e continuam com a cabeça no trabalho – e, quando estão no trabalho, ficam pensando sobre sua casa, sobre a família… Não é uma boa maneira de viver, é frustrante”.

A grande questão é, como lidar com a sensação de frustração e raiva que esta rotina desequilibrada pode causar?

O que para muitos parecia uma saída rápida ou uma válvula de escape se tornou na verdade uma armadilha. Em geral, as redes sociais são ótimas ferramentas para interação social, mas veja o que Daniel Levitin comentou em uma entrevista concedida para a revista Você S/A: “Se não nos organizamos e não definimos nossos objetivos, deixamos o mundo externo decidir nossas prioridades. Entre Whatsapp, Facebook e e-mails, você estará deixando essas coisas interromperem seu fluxo. Você poderia, por exemplo, ter um tempo de descanso ou um tempo de qualidade com sua esposa, mas em vez disso está constantemente vendo o celular. É muito difícil manter o foco quando há muitas coisas disputando sua atenção. As pessoas mais produtivas desligam todas essas fontes de sinais desnecessários quando decidem focar em outra coisa.”.

Veja a entrevista no link: https://exame.abril.com.br/carreira/as-vantagens-de-ser-organizado/

A saída pode estar em manter o foco e estabelecer prioridades, mas tudo isso começa pela organização, não importa se a pessoa tem uma agenda bastante cheia ou não, ou se as obrigações do trabalho ou do lar são muitas ou poucas. O conselho do General Sun Tzu, filósofo conhecido pela obra A Arte da Guerra, faz muito sentido: “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos… tudo é questão de organização”.

Ser organizado pode fazer toda a diferença no nosso dia a dia, principalmente quando conseguimos organizar alguns campos da nossa vida:

 

●       COMPROMISSOS E PRIORIDADES

Ter uma agenda ou planilha com informações, compromissos e tarefas tira o peso da memória. Além disso, permite que você organize e otimize o seu tempo.

Faça uso de agendas ou utilize ferramentas tecnológicas como aplicativos de Agendas e calendários (Google agenda, Calendário Business agenda, My Personal Agenda, entre outros). Use e abuse dos organizadores de notas e produtividades (Microsoft to-do, Evernote, Planejador de tempo-cronograma, e similares). Estes últimos, mais do que blocos de notas, podem aumentar a sua produtividade porque organizam a agenda, listas de tarefas e notas tendo ainda a possibilidade de sincronização e envio de alertas para todos os seus dispositivos eletrônicos.

●       NO TRABALHO

A falta de organização no trabalho gera atrasos e situações desconfortáveis. Pense em uma mesa cheia de objetos, papéis e coisas espalhadas. Talvez o dono da mesa afirme que é capaz de trabalhar tranquilamente na sua “bagunça organizada”, mas a verdade é que seu rendimento profissional e até a sua imagem podem ser comprometidos se em um momento importante ou decisivo ele não consegue encontrar um documento ou até aquele papelzinho onde anotou o contato de alguém com quem precisa falar com urgência.

Uma boa sugestão é criar o hábito de fazer mensalmente uma faxina na mesa, armários e gavetas, mantendo organizados os objetos que facilitam a execução do trabalho. Também vale a pena fazer uma avaliação do que é realmente necessário. Dispensar o que não contribui para a produtividade poderá ajudar a ter um espaço eficiente além de causar uma boa impressão.

●       EM CASA

O que é um lar bonito? A resposta pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que cada um de nós tem o seu estilo e suas preferências. Mas em todos os casos, concordamos que um lar bonito é um local harmonioso, funcional e principalmente organizado. Um lugar onde podemos circular e encontrar as coisas com facilidade. Assim, um lar bonito e agradável é um lugar organizado.

Veja algumas dicas retiradas do site atarde.uol.com.br, para organizar melhor sua casa.

SAIBA COMO DEIXAR A CASA MAIS CONFORTÁVEL
Mobiliário – Os móveis ficam mais funcionais quando posicionados no meio do cômodo.
Suporte – Sofás e camas ficam mais “completos” quanto têm mesinha e abajur do lado. Os pés das camas devem ficar voltados para a porta do cômodo.  Desencoste o sofá da parede sempre que possível.
No chão – Tapetes devem ser grandes o suficiente para quase encostar nos pés dos móveis ou ficar debaixo deles, exatamente entre os pés da frente e os de trás.
Na parede – Aparelhos de TV e outros eletrônicos devem ficar encostados na parede menos visível da sala, quando vista da porta de entrada.
Cadeiras e poltronas – A sala de estar deve ter, no mínimo, três assentos separados.
Jogue fora o que não usa mais – Um ano deve ser o prazo-limite para reformar, consertar, doar ou jogar fora o que não serve mais.
“Harmonia” – Objetos devem estar dispostos de forma harmoniosa, espalhados. Procure não bloquear janelas nem os cantos da casa.

 

A verdade é que quando nos organizamos, nos tornamos mais eficientes porque aproveitamos melhor o tempo e os recursos. O que sem sombra de dúvida reduz a ansiedade e o estresse, algo fundamental à saúde e à qualidade de vida.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Bunzl Saúde em Empresários de Sucesso

Próximo artigo

Eletrodos

Posts relacionados