Trave suas batalhas como um conquistador

A diferença entre sonhadores e conquistadores é que o sonhador, geralmente, tem ótimos planos, mas só os conquistadores planejam e executam.
A diferença entre sonhadores e conquistadores é que o sonhador, geralmente, tem ótimos planos, mas só os conquistadores planejam e executam.

Como estão as suas ARMAS DE GUERRA? Não é incomum esbarrarmos com oportunidades profissionais ou, de tempos em tempos, sermos forçados a aceitar uma mudança que vira o nosso mundo de cabeça para baixo. Nessas situações, ter a capacidade de desenvolver novas habilidades é um diferencial.

Algumas habilidades são como um ESCUDO que podem te proteger em tempos de mudanças. Já outras delas podem ser comparadas à ARMAS DE ATAQUE, pois aumentam seu poder e confiança na busca de novas conquistas profissionais.

As rápidas mudanças no mercado de trabalho estão deixando claro que mais do que aprender, se “reinventar” é essencial. Mas como se equipar para essa batalha?

 

FOCO: “Qualquer caminho serve para quem não sabe para onde vai.” Com as oscilações do mercado de trabalho, ter foco ajuda a não perder tempo com oportunidades que não te levarão aos seus objetivos. Por exemplo, se uma oportunidade de promoção surgir no trabalho, para chegar lá você precisa desenvolver uma habilidade até então desconhecida, esta é a sua meta!

CONHECIMENTO: Se você quer vencer a batalha por uma nova posição ou um cargo que te interessa muito, conhecer suas habilidades e adaptá-las às exigências do mercado é uma vantagem. Isso não é novo, Sun Tzu, em A Arte da Guerra, aconselhou: “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas”. Sendo assim, esteja disposto a ser um eterno pesquisador.

AUTOAVALIAÇÃO: A autoavaliação é um exercício essencial, não importando em qual área você trabalha. Conhecer quais são os seus erros e acertos, o que você faz de melhor e aquilo que você tem dificuldades, o que existe em você e o que ainda pode florescer te dará uma visão ampliada a respeito de si mesmo.*

PLANO DE AÇÃO: É extremamente necessário planejar. Colocar por escrito todas as ações indispensáveis para atingir o resultado desejado aumenta o seu comprometimento. Descreva ações especificadas e prazos. Faça revisões periódicas e aplique correções, sempre que necessário.

VÁ A GUERRA: Existe uma diferença entre sonhadores e conquistadores. O sonhador geralmente tem ótimos planos, mas só os conquistadores planejam e executam.

LABORATÓRIO: Não tenha medo de experimentar. Da indústria de bijuteria à empresas aeroespaciais, não existem lançamentos de sucesso sem experimentação, sem erros e sem correções. Aprender com os erros, fazer correções e aceitar pequenos tropeços faz parte do processo de aprendizagem. Como aconselhou Robert Kiyosaki, em seu livro Pai Rico Pai Pobre, “Fazer serviços voluntários e até trabalhar de graça é um investimento, quando se quer aprender algo novo”.

Você vai perceber que quanto mais você fizer uma tarefa, mas fácil ela fica. Aos poucos, ela passa a fazer parte da sua rotina e quando você menos esperar, perceberá que está muito bem armado, com uma nova aptidão.

     “Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo”

Confúcio, pensador e filósofo chinês

 

FONTE: A Importância da Autoavaliação Profissional (Portal – IBC)

Total
0
Shares
Artigo anterior

Trombose: Perigos e Prevenção

Próximo artigo

Flexibilização do Jejum

Posts relacionados