Venoscópio: tecnologia e conhecimento técnico

Grande parte dos exames laboratoriais envolvem coletas de sangue, e é nesse cenário que o venoscópio se torna um importante aliado. Com o avanço da tecnologia na área da saúde, há cada vez mais dispositivos que são essenciais para garantir o bem estar e a segurança dos pacientes.

Grande parte dos exames laboratoriais envolvem coletas de sangue, e é nesse cenário que o venoscópio se torna um importante aliado. Com o avanço da tecnologia na área da saúde, há cada vez mais dispositivos que são essenciais para garantir o bem estar e a segurança dos pacientes.

Por isso se faz tão importante que os profissionais da área da saúde tenham o conhecimento técnico necessário para acompanhar as novas tecnologias.
Quer saber um pouco mais sobre o venoscópio, para que ele serve, como utilizar esse dispositivo e suas vantagens? É só continuar lendo até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O que é o venoscópio e para que ele serve?

O venoscópio nada mais é do que um dispositivo que permite a visualização das veias do paciente por meio de uma combinação luminosa. Essa combinação é feita por meio de pequenas lâmpadas de led que permitem que o profissional da saúde enxergue com precisão a localização da veia do paciente.

Dessa forma, toda punção para retirada de sangue acontece de forma muito mais eficiente, sem riscos de danificar as amostras. Além disso, o venoscópio é um dispositivo bastante compacto, o que facilita nos casos onde o profissional precisa coletar as amostras na casa do paciente.

O venoscópio pode ser utilizado também para encontrar as veias para a colocação de um cateter venoso periférico. Dessa forma, além de facilitar a punção, todo o procedimento é feito de forma a evitar possíveis danos à veia do paciente.

Como funciona um venoscópio?

O venoscópio funciona de forma bastante simples, por meio de uma combinação de luzes vermelhas ou verdes. Ao se colocar o venoscópio sobre a pele do paciente, é possível fazer a visualização das veias em um tom azulado, graças ao gás carbônico transportado no sangue.

Dessa forma, se torna muito mais simples a localização das veias, facilitando a punção para retirada de sangue ou até mesmo para a aplicação de medicamentos.

Como usar um venoscópio?

O primeiro passo antes de usar o venoscópio é fazer a correta limpeza do mesmo, já que é um produto que vai ser usado em vários pacientes. Para isso, basta limpar toda a superfície do venoscópio com uma gaze ou algodão e um pouco de álcool, o mesmo utilizado para a limpeza da pele antes da punção.

Um dos fatores mais importantes ao se utilizar o venoscópio é a claridade do local. Para uma melhor utilização, é preciso que o ambiente esteja mais escuro, sem incidência direta do sol ou de luzes fluorescentes.

Depois, basta ligar o venoscópio quando já estiver em contato com a pele do paciente, evitando assim ligar o mesmo na direção dos olhos. Ao encontrar a localização correta da veia, basta prender o venoscópio no local com a fita própria e realizar a limpeza da área antes da punção.

Vale lembrar que é preciso esperar que o álcool usado para a assepsia seque antes de realizar a punção, pois a presença de álcool pode danificar as amostras.

Quais são os modelos disponíveis no mercado?

No Brasil, os modelos de venoscópio disponíveis no mercado são da marca Duan, pioneira na tecnologia dos venoscópios. A marca possui dois modelos, um para crianças e um para adultos.

O Venos Baby é o modelo indicado para crianças entre 0 e 7 anos e o Venoscópio IV Plus que é indicado para crianças maiores de 7 anos e para adultos. A escolha do aparelho certo deve ser feita com base não só apenas na idade da pessoa, mas também da sua massa corpórea.

Por exemplo, em uma criança de 7 anos que apresente características de obesidade, pode ser necessária a utilização do modelo para adultos. O mesmo acontece em casos de idosos com peles muito delicadas e finas, onde a utilização do venoscópio infantil pode ser a melhor opção.

O venoscópio obteve permissão para ser usado e comercializado no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nos Estados Unidos, o venoscópio foi reconhecido pela FDA (Food and Drug Administration) e recebeu vários prêmios internacionais.

Quais são as vantagens de se utilizar um venoscópio?

São várias as vantagens de se utilizar um venoscópio, pois facilita a visualização das veias, tornando os procedimentos uma tarefa muito mais prática. Um dos grandes problemas é a dificuldade de se encontrar as veias do paciente, o que acaba gerando uma necessidade de se puncionar o paciente várias vezes.

Para pessoas com medo de agulha, essa é uma experiência um tanto quanto traumática, por isso, o venoscópio se torna um equipamento essencial.

Além disso, ao utilizar o venoscópio o profissional da saúde pode visualizar com uma maior precisão a veia do paciente. Dessa forma, se diminui as chances de que haja uma perfuração parcial da veia, a causa mais comum do aparecimento de hematomas após uma punção.

Ou seja, para o paciente as vantagens são:

  • Diminuição de eventos traumáticos como várias perfurações da pele e formação de hematomas;
  • Diminuição da ansiedade e também da dor durante o procedimento, já que tudo é feito de forma muito mais rápida e prática com a utilização do venoscópio.

Além de todas essas vantagens para o paciente, o venoscópio também proporciona várias vantagens para os profissionais da saúde. O venoscópio possibilita uma visualização muito mais clara das veias, o que facilita na identificação do:

  • calibre e diâmetro das veias do paciente;
  • trajeto e das bifurcações da veia;
  • fluxo e permeabilidade da veia.

Identificar cada um deles antes da punção faz com que todo o procedimento de coleta de sangue ou aplicação de medicamentos seja facilitado. Por isso, o venoscópio é um equipamento essencial, principalmente quando consideramos pessoas idosas ou que tenham veias muito finas e crianças.

Resumindo, as vantagens da utilização do venoscópio para o profissional da saúde são:

  • Diminuição de tentativas de punção malsucedidas;
  • Garantir maior segurança e rapidez durante a coleta ou aplicação de medicamentos;
  • Garantir uma maior facilidade para encontrar as veias em pacientes com veias muito finas e em pacientes acima do peso.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o venoscópio e sobre todas as vantagens da sua utilização. Então agora basta procurar pelos dois modelos disponíveis e garantir uma maior segurança em todos os procedimentos realizados.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Mitos e verdades sobre infecção urinária

Próximo artigo

Você é responsável pelas compras na sua empresa? Veja quais habilidades pode melhorar!

Posts relacionados