Doação de sangue: um processo seguro que salva vidas

Saiba como salvar vidas ao se tornar doador. Leia o artigo.

Um gesto que pode salvar a vida de muitas pessoas ainda gera um certo temor entre a população: doar sangue. Diariamente, hemocentros e hospitais fazem campanha para manter os bancos de sangue com estoque suficiente para atender pacientes hospitalizados e que necessitam de transfusão.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora de sangue de maneira voluntária e constante. O número está bem abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 3% a 5% do total da população de um país.

Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, no Brasil, esse percentual é de 1,9%, segundo o Ministério da Saúde.  O Brasil ainda tem um número baixo de pessoas que realizam doações de sangue voluntária e de forma constante.

A doação de sangue é simples e pode ser feita por pessoas de 16 a 69 anos em boas condições de saúde e de diferentes tipos sanguíneos. O processo é realizado nos hemocentros e dura até uma hora.

Quais são as recomendações para doar?

Imagem de pessoa iniciando a coleta de sangue

Nem todos os interessados podem doar sangue, porque precisam cumprir alguns requisitos. Quem quiser fazer a sua primeira colaboração para salvar vidas, deve ficar atento às recomendações estabelecidas pelos órgãos de saúde.

  • Procurar um hemocentro. Todas as cidades brasileiras têm uma unidade;
  • Apresentar boas condições de saúde;
  • O interessado deve ter entre 16 e 69 anos. Entretanto, pessoas com mais de 60 anos devem comprovar que a primeira doação ocorreu antes de completar 60 anos.
  • Os menores de idade interessados em ser doador devem ter autorização do pai ou da mãe e estarem acompanhados de um dos dois;
  • O doador precisa ter um peso mínimo de 50kg;
  • Para doar sangue, a pessoa precisa ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação.
  • A alimentação também é importante. Por isso, o doador não deve ter comido de forma exagerada; evitar comidas gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Ao chegar no hemocentro, você precisa apresentar documento de identificação;
  • Segundo as recomendações, o doador que tiver tatuagem, micropigmentação ou piercing só podem doar 1 ano depois desses procedimentos, pois isso pode aumentar o risco de transmissão de agentes infecciosos.
  • Quem positivou para Covid-19, só poderá doar sangue 30 dias após estar curado.
  • Já quem se vacinou contra Covid-19, a doação pode ocorrer 48 horas após vacina Coronavac (Sinovac/Butantan). Quem tomou as vacinas Oxford (AstraZeneca/Fiocruz0 ou Pfizer/BioNtec, a doação ocorre 7 dias depois da imunização.

Por que devo doar sangue?

O principal objetivo da doação é salvar vidas. Todos os dias há pessoas precisando de transfusão de sangue, por isso, manter os estoques cheios é essencial.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma única doação é capaz de salvar até 4 vidas. O sangue disponível é utilizado para pacientes internados em uma unidade hospitalar, pessoas em tratamento de anemia; utilizado em quem sofreu acidente e para quem será submetido a uma cirurgia.

Os benefícios da doação sanguínea não são apenas para quem recebe a transfusão, mas para o doador. Alguns estudos científicos demonstram que quem doa sangue apresenta redução de ter doenças cardíacas. Além disso, está comprovado que os doadores sentem uma grande satisfação ao saber que estão salvando outras vidas.

No caso da prevenção às doenças do coração, pesquisadores afirmam que isso é possível porque o ato de doar ajuda a reduzir a viscosidade do sangue. Consequentemente, há uma menor chance de desenvolver doenças do coração, já que ocorre uma limpeza sanguínea. Essa limpeza facilita a renovação das células e também reduz as chances de a pessoa adquirir certos tipos de câncer por causa da diminuição dos oxidativos.

E ao contrário do que muita gente diz, a doação não afina e nem engrossa o sangue. Isso é mito.

Como é feita a doação de sangue?

Para quem pretende doar sangue e não sabe como ela é realizada, saiba que o processo é simples e seguro. Primeiro, é bom saber que todos os materiais usados são descartáveis.

A coleta do sangue é feita por uma equipe treinada e experiente. Ou seja, não há nenhum risco para o doador.  Durante o processo são retirados de cada doador cerca de 450 ml de sangue. Essa é a quantidade ideal para não colocar em risco a saúde do doador e para que o corpo consiga recompor o sangue em até 72 horas.

Após a coleta, os enfermeiros responsáveis pela doação orientam os doadores a respeitar o intervalo entre as doações.  Segundo os hemocentros, o intervalo para os homens é de 60 dias entre uma coleta e outra. Além disso, eles podem fazer 4 doações em um ano.

As mulheres devem esperar mais tempo para fazer a doação seguinte. No total, elas podem esperar 90 dias e doar no máximo, 3 vezes no ano.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Novembro Azul: o que é e como fazer a prevenção

Próximo artigo

Website na área da saúde, o que precisa ter

Posts relacionados