É possível aumentar sua imunidade no inverno com vitaminas, veja quais

A época do ano que mais deixa a nossa saúde frágil é o inverno. Não tem jeito, quando ele chega é gripe, constipações e imunidade baixa a todo momento. Ficamos desprotegidos durante esse período.

As tais doenças de inverno costumam encher hospitais e postos de saúde de pacientes de todas as idades, principalmente jovens e adultos. Quando a temperatura cai é comum sentirmos incomodo na garganta, nariz congestionado, dor de cabeça, febre e muita indisposição.

Ao sentirem esses sintomas, algumas pessoas se socorrem na farmácia ou em receitas caseiras. Entretanto, não há necessidade disso. Quando esses desconfortos aparecem, o melhor mesmo é fortalecer o sistema imunológico por meio de uma alimentação saudável.

O melhor é que esses alimentos podem ser encontrados facilmente em qualquer supermercado ou feira.

Essa é a única maneira de cuidar da saúde e de se proteger do mal-estar que acompanha os dias frios. Uma alimentação adequada tem todas as vitaminas apropriadas para o nosso corpo e para fortalecer a imunidade.

No entanto, algumas pessoas podem precisar tomar suplementos vitamínicos, indicados por nutricionistas ou médicos.

Para você enfrentar o inverno sem resfriados, conheça as nossas dicas de como aumentar a imunidade no inverno com a ingestão de vitaminas.

Fique atento aos sinais do corpo

Imagem de mão com vitaminas

O nosso corpo começa a dar sinais para mostrar que algo está errado, por isso, é muito importante ficar atento. Segundo os especialistas, o tempo frio favorece a disseminação dos vírus que ficam mais ativos no inverno.

As viroses aumentam a sua capacidade de contaminação porque as pessoas ficam mais tempo juntas em locais fechados. Isso é o que facilita a transmissão de microorganismos.

Mas não são apenas os vírus que podem nos deixar doentes. Nessa época do ano, o frio pode provocar alergias e facilitar infecções. Neste caso, a situação alérgica é motivada pelo ar mais seco, ressecando as mucosas do aparelho respiratório. Desta forma, a produção de secreções com anticorpos é comprometida, prejudicando a defesa do organismo e aumentando o aparecimento de doenças respiratórias.

Além disso, o choque térmico provocado pela temperatura quente do corpo e a temperatura fria do ar. Essa situação faz com que o organismo aumente a produção de energia com a finalidade de manter o corpo aquecido. Esse esforço feito pelas células proporciona uma queda de imunidade e o contágio de doenças.

Uma das maneiras de manter a nossa saúde em dia é fazer movimentos corporais por meio de atividades físicas suaves ou moderadas. Outra dica é ficar pelo menos 10 minutos recebendo a luz solar e colocar os pés em água quente. Tudo isso torna as células de defesa mais ativas, protegendo o nosso corpo durante a estação mais fria do ano.

Quais as vitaminas podem melhorar a imunidade durante o inverno?

As vitaminas encontradas na alimentação são essenciais para manter o corpo sempre saudável em qualquer estação do ano. A falta delas pode causar muitos problemas para a nossa saúde, causando muitas doenças.

Conheça os elementos vitamínicos que são essenciais para o nosso físico e para manter as nossas emoções equilibradas durante o inverno.

Conheça:

1. Vitamina A

Essa vitamina é muito importante para o nosso corpo por fortalecer as células de defesa, ajudando no funcionamento do sistema imunológico. Ela também colabora para termos uma visão saudável, porque favorece o tecido ocular.

Assim como a maior parte das vitaminas, essa pode ser encontrada em alguns alimentos, como: cenoura, abóbora, batata doce, brócolis e melão. Para aproveitar bem essa vitamina, nutricionistas recomendam comê-la crua.

2. Vitaminas do Complexo B

Essas vitaminas previnem constipações e gripes, além de ajudarem a melhorar a digestão e equilibrar o sistema nervoso. Para que o complexo B nunca falte no seu corpo, o ideal é comer alimentos que são ricos nele.  Entre esses estão: lentilhas, abacate, gema do ovo, nozes, arroz, peixe ou banana. Aposte nessas opções para ficar sempre saudável.

3. Vitamina C

Para melhorar o sistema imunológico, a vitamina C é imbatível. Sempre recomendada pelos médicos e nutricionistas durante o inverno. Há também suplementos disponíveis nas farmácias que podem ajudar a melhorar a saúde.  Entre os alimentos que não podem faltar no seu cardápio estão a laranja e o limão. Mas há também outros alimentos, como espinafres, cenoura, acerola, morango e brócolis.  Quem não conseguir essa vitamina por meio da alimentação de forma suficiente, pode fazer uso da suplementação. O importante mesmo é garantir o fortalecimento do sistema imunológico.

4. Vitamina E

Além de ser recomendada para evitar as doenças do inverno, a vitamina E é importante para reduzir o cansaço e retardar do envelhecimento. Essa vitamina é encontrada em nozes, amendoins, carnes e gemas de ovo. Os cereais são fonte de vitamina E.

5. Ferro e Zinco

Já o ferro e o zinco são essenciais para a manutenção do sistema imunológico. Consumi-los garante uma vida saudável em qualquer fase da vida. Para adquirir essas duas vitaminas é importante consumir carnes, feijão, amêndoa e as sementes de abóbora. Para quem precisar, há disponível nas farmácias suplementos de ferro e zinco.

Ao seguir todas essas dicas, o seu inverno será saudável e tranquilo.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Os pets também têm calendário de vacinação? Saiba como vacinar no tempo certo

Próximo artigo

Doenças erradicadas: a importância da vacinação em dia

Posts relacionados