Gestão de suprimentos hospitalares: você está fazendo certo?

Para o ambiente hospitalar funcionar, a gestão de suprimentos deve ser feita da forma correta. Assim, ajuda na produtividade do local e os riscos de haver algum problema é menor. Mas, é preciso saber como fazer a logística da melhor forma.

O que é a gestão da cadeia de suprimentos?

A frase está ligada ao processo que vai desde a indústria até chegar ao consumidor. Ou seja, é algo mais complexo, já que envolve muitos setores até chegar ao destino final, por exemplo:

  • Fabricantes;
  • Fornecedores;
  • Distribuidores.

Essa cadeia de suprimentos pode ser feita em diversos locais. Além disso, a gestão consiste em gerenciar os fluxos. Então, interligam todos os processos até chegar no consumidor final.

Gestão de suprimentos em um hospital

Um hospital tem itens como remédios, acessórios para os profissionais, entre outros. Ainda mais, no meio da saúde, as falhas podem ser fatais, o que diferencia a gestão do hospital de outros locais.

Por causa disso, saber fazer uma boa gestão nesse tipo de ambiente é essencial. Para ajudar ainda mais, uma gestão inteligente pode diminuir as chances de erros e melhorar a produtividade.

Quais os benefícios de fazer uma gestão de suprimentos?

Imagem de homem carregando carrinho com caixas

Existem três vantagens quando o hospital faz uma gestão correta. Assim, indo além do aumento da produtividade e diminuição dos erros. Por exemplo, os principais benefícios são:

  • Os processos tornam-se mais rápidos;
  • Diminui os custos;
  • A logística do local fica melhor.

Processo veloz

A gestão também pode melhorar a rapidez dos processos. Afinal, como uma cadeia inteira é analisada, é possível ver em que parte a técnica pode ser colocada para aumentar a velocidade.

Como a gestão de suprimentos reduz os custos?

Em um hospital, os suprimentos costumam ser cerca de 30% a 40% dos recursos financeiros. Mas, esse valor pode ser ainda maior em outros lugares. Ou seja, é um número bastante expressivo.

Com uma boa gestão, é possível fazer estratégias para que o gasto não seja grande. Porém, é claro, sem diminuir a qualidade dos serviços prestados no hospital. Para isso, são feitas técnicas como marcar os desperdícios e falhas cometidas.

A logística tem melhorias

Logo que a gestão inteligente é inserida, uma das vantagens mais visíveis é a melhora na logística. Afinal, os empregados passam a entender os processos e eles fluem da melhor forma.

Foto: Os suprimentos hospitalares equivalem a uma das maiores partes dos recursos financeiros do ambiente de saúde.

Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?

A filosofia Lean é uma das mais famosas quando o tema é fazer uma gestão da cadeia de suprimentos. Segundo ela, os recursos devem manter um uso sustentável e o consumo ser otimizado, assim, seus objetivos são:

  • Organizar fluxos;
  • Reduzir desperdício;
  • Criar um vantagem competitiva;
  • Manter um lucro alto.

Acontece que, para dar certo, é preciso que a avaliação da gestão seja feita muitas vezes. Além disso, é preciso eliminar tudo o que não é necessário e manter apenas o que importa para, desse jeito, reduzir os riscos.

Como essa avaliação deve ser feita e inserida no ambiente

Para a prática ser feita da forma correta, a filosofia Lean propõe quatro processos diferentes. Eles simplificam a gestão e, ao mesmo tempo, a deixa mais eficiente:

  • Mapear fluxos externos e internos;
  • Processos devem ser automatizados e padronizados;
  • O ideal é definir regras para negociar;
  • Tarefas secundárias devem ser terceirizadas.

Fale sobre a gestão hospitalar

Não há como fazer uma boa gestão hospitalar com apenas uma pessoa ou equipe. Por isso, é preciso dividir a ideia com outros empregados, tanto do hospital quanto dos processos externos.

Como todos já vão saber o objetivo da gestão de suprimentos, alcançá-lo é muito mais fácil. Afinal, quem participa do projeto vai estar ciente e vai ajudar a chegar na meta em comum. Ainda mais, aumenta a confiança dos envolvidos.

Redução e aumento da eficiência dos fornecedores

A diminuição entra como uma forma de reduzir custos. Nessa parte, os suprimentos hospitalares costumam ser mais complexos, já que o normal é haver muitos fornecedores. Por isso, é preciso avaliar cada um e separar os melhores, tirando o que é desnecessário.

Menos fornecedores não quer dizer menor eficiência

Uma preocupação comum é que, com um menor número de fornecedores, a qualidade vai diminuir. Mas, uma gestão inteligente não deixa que isso aconteça. No fim, é preciso escolher também os mais eficientes e, para isso, você deve:

  • Avaliar a capacidade técnica do fornecedor;
  • Fazer parcerias que sejam estratégicas entre os fornecedores e hospitais;
  • Analisar o desempenho.

Com poucos, mas bons fornecedores, há a otimização do processo. Além disso, os custos são menores, já que são poucas pessoas para fazer o trabalho que, antes, era realizado por muitas.

Foto: Na gestão de suprimentos, os fornecedores diminuem, mas devem ter um bom desempenho e eficiência.

Como a diminuição de SKUs ajuda na gestão?

SKUs é a sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque. Ao diminuir, a logística se torna mais fácil e o gerenciamento fica melhor. Ainda mais, a redução é feita na aquisição, distribuição e armazenamento.

Para ter certeza de quais SKUs podem ser reduzidas, é preciso avaliar o que comprar. Afinal, em um hospital nada pode estar em falta, mas também não é necessário exageros.

Como inserir a tecnologia dentro dos processos?

A tecnologia é uma das maiores ajudas na hora de fazer a gestão inteligente dos suprimentos. Elas podem aumentar muito mais a praticidade e, ainda, agilizar os processos.

Um bom exemplo que melhora muito a gestão são os sistemas de ERP. Ou seja, sistemas que juntam todos os dados de uma cadeia. Com ela, torna- se mais fácil analisar as informações do hospital para otimizar os processos.

Também é possível rastrear e monitorar bens, que no hospital podem ser as medicações. Com isso, o desperdício e produtividade no trabalho é muito maior. Afinal, há um programa fazendo a tarefa por você.

A gestão de suprimentos é uma vantagem para todos

Fazer uma gestão inteligente vai além de ser bom para o próprio hospital. Ainda mais, os pacientes ficam mais satisfeitos, assim como fornecedores e empregados. Por isso, é importante manter uma avaliação contínua dos processos.

Lembre-se de que isso não quer dizer que a qualidade do serviço vai ser menor. No fim, os processos podem ser feitos com poucas pessoas e os custos reduzidos. Mas, o objetivo maior é que as pessoas escolhidas para as tarefas sejam as mais eficientes possíveis.

Isso faz com que tudo seja feito da melhor forma e a qualidade se mantém, ou pode ser ainda maior. Então, a inserção das análises e testes para uma boa gestão é importante. No fim, ajuda o hospital a crescer.

Perguntas frequentes

Qual a importância da gestão da cadeia de suprimentos?

Uma boa gestão reduz custos e aumenta a produtividade. Além disso, o local de saúde cresce e atende os pacientes da melhor forma. No fim, aumenta também a lucratividade.

Quais as características da gestão da cadeia de suprimentos?

Há quatro características principais dentro da gestão. Elas são planejar e monitorar; ter atenção com fornecedores; usar tecnologia da informação e, por fim, integrar o sistema.

Quais são os seis estágios da cadeia de suprimentos?

A primeira é a produção, seguida pelo fornecedor, estoque, localização, transporte e informação. Assim, uma boa gestão da cadeia significa melhorar todos esses estágios.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Influenza ou Covid: como diferenciar?

Próximo artigo

Farmácias podem aplicar injeções e medicamentos?

Posts relacionados