Já faz tempo que se fala e todo mundo sabe da importância do sono em todas as idades, em especial para crianças e adolescentes.
Desde o tempo dos nossos avós, a tarefa de fazê-los dormir na hora certa e na quantidade certa, pode se tornar uma verdadeira guerra.
Pesquisas recentes mostram porque nossos pais e avós estavam certos. Conheça as inúmeras vantagens consequentes de uma noite bem dormida:
- Alívio de estresse.
- Relaxamento das tensões musculares.
- Produção de vários hormônios, inclusive o do crescimento.
- Melhora e mantém o metabolismo no ritmo.
- Estimula a memória e a concentração.
- Renova células velhas do nosso corpo.
- Evita doenças como diabetes, síndrome do pânico, esquizofrenia, bipolaridade, depressão, entre outras.
- Fortalece a auto imunização.
- Colabora para o emagrecimento.
O inverso também é verdadeiro. Uma criança que não dorme direito, em geral, é mais estressada, apresenta maior tensão muscular, tem dificuldades de aprendizagem, pois tem sua memória e concentração prejudicados. Surpreendentemente uma nova pesquisa relacionou o déficit de sono com o aumento na vontade de comer alimentos gordurosos e o aumento de peso.
Mas um inimigo recente que nossos avós não tinham é a chamada luz LED, mais presente em nosso dia a dia do que em qualquer outra época.
Como a luz de Led afeta nosso sono
Com a chegada da era da informação e entretenimento baseado nas novas tecnologias de smartphones, notebooks e tablets, a luz de LED está presente em grande parte do nosso tempo. Estudos recentes mostram que a luz azul, faixa de ondas comuns nesses aparelhos e em alguns tipos de TV, é capaz de interferir no relógio biológico.
A pesquisa demonstrou que no período noturno, a exposição à luz pode desacelerar ou impedir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono.
Para a pesquisadora Victoria Revell, que estuda o impacto da luz sobre o corpo na Universidade de Surrey, no Reino Unido, deveria ser recomendada a diminuição do uso de dispositivos que emitem luz a noite, “particularmente entre os adolescentes, que costumam usar seus telefones e tablets até tarde”.
Devido ao relógio biológico noturno, os adolescentes em geral são lentos em acordar pela manhã e ficam acordados até mais tarde a noite, por isso a atenção com adolescentes que têm dificuldade para dormir deve ser redobrada.
Embora a tecnologia seja uma ótima ferramenta a serviço do ensino e da aprendizagem, se não for utilizada de forma correta e na “hora certa”, pode-se tornar uma vilã.
Uma coisa é certa, a luta para fazer crianças e adolescentes terem uma rotina de sono saudável vale a pena.
Confira abaixo a tabela de tempo de sono ideal para cada idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria:
Fonte:
http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=175&content=detalhe
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI80001-10448,00.html
veja.abril.com.br/saude/uso-de-eletronicos-afeta-o-sono-dos-adolescentes-diz-estudo