Home Care: O que é e como funciona este serviço?

O serviço de Home Care tem caído no gosto de diversas pessoas que optam por receberem cuidados com a saúde em suas próprias casas. Portanto, saiba do que se trata este conceito e como ele é importante para a área da saúde.

Afinal, o que é Home Care?

O termo Home Care, traduzido de forma adaptada para o português, significa o ato de prestar serviços de saúde na casa do paciente. Ou seja, é a ação de um profissional da área, seja ele qual for, de ir até ao paciente para cuidar da sua saúde.

Este tipo de atendimento, em geral, é indicado por um médico. Portanto, o seu objetivo é continuar a tratar de alguma doença no conforto da casa do enfermo. Assim, o mesmo costuma contar com o apoio de uma equipe, o que pode incluir, entre seus cuidados:

  • Consultas;
  • Exames;
  • Aplicação de remédios;
  • Internação domiciliar.

Internação domiciliar: como ocorre?

A internação a domicílio é recomendada para aqueles pacientes que, apesar de estáveis, precisam de cuidados contínuos em relação a sua saúde. Para tanto, então, deve-se viabilizar uma estrutura com equipamentos de suporte de vida e monitoramento remoto.

 

Quem pode atender em Home Care?

Por se tratar da área da saúde, qualquer profissional da área pode atender nesta modalidade, desde que o paciente tenha a saúde estável para tal. No entanto, a forma mais comum do Home Care é o ambulatório domiciliar, para acompanhamentos frequentes.

É comum, então, que os seguintes profissionais adotem este tipo de atendimento:

  • Enfermeiros;
  • Médicos;
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Psicólogos.

Como surgiu o Home Care no Brasil?

Imagem de mulher auscultando paciente

Apesar de já ser um pouco antigo no Brasil, o Home Care passou por inúmeras dificuldades para se estabelecer. Isso porque, os órgãos públicos e outros conselhos colocaram muitas barreiras para regulamentá- lo.

Para se ter uma ideia, a primeira agência de Home Care no Brasil foi fundada em 1986, no Rio de Janeiro, chamada Geriatric’s Home Care. Foi ela que impulsionou a lei nº 8080 de 19 de setembro do mesmo ano, que regulamenta a assistência em casa pelo SUS.

Hoje, muitos ainda não conhecem este tipo de atendimento, mesmo com tantos esforços das equipes de saúde que trabalham com isso. Isto se deve, em partes, pela falta de informação sobre esta forma de atender e até um certo preconceito com sua veracidade.

Impactos da pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19, no entanto, mudou a relação com a forma de fazer as coisas. Ou seja, tudo se tornou remoto, até mesmo as consultas médicas. Por este motivo, isto acabou por incentivar e difundir o Home Care em muitos locais.

Como funciona o Home Care?

O atendimento à saúde a domicílio oferece diversos tipos de serviços e por isso, eles variam conforme as necessidades dos pacientes. Entretanto, vale dizer que um de seus aspectos são as consultas regulares para acompanhar o mesmo.

Ressalta-se também que o serviço Home Care é diferente daquele prestado pelo cuidador de idoso e pelo enfermeiro particular. Embora muitas vezes este último possa trabalhar nesta modalidade.

É preciso, portanto, ter os saberes técnicos exigidos na profissão para tal. Além disso, o profissional, neste caso, deve ter todos os objetos importantes para a consulta à mão. Isto é, terá de transportá-los até a casa dos seus pacientes.

Diferenças entre cuidador de idosos e Home Care

O cuidador de idosos, em geral, é uma pessoa que a família contrata para cuidar dos cuidados básicos do mesmo, seja à noite ou ao dia. No entanto, ele não precisa ter nenhuma formação, apenas saber sobre os cuidados que o cliente precisa.

Ele poderá, assim, administrar certos remédios, se for o caso, e até fazer algum tipo de procedimento de saúde. Mas, o seu trabalho se diferencia muito do serviço Home Care oferecido por uma equipe de saúde.

O profissional Home Care deve ter uma formação na área e sua função vai além dos cuidados básicos do dia a dia. Dessa forma, ele faz a consulta e administra suas ações com base do que o enfermo precisa.

Perfil dos pacientes do Home Care

O Home Care facilita muito a vida de pacientes que possuem algum problema motor e não conseguem ir até o centro médico com facilidade. Além disso, idosos com a idade avançada também costumam recorrer a este tipo de serviço.

Engana-se, porém, quem pensa que apenas a terceira idade é alvo do mesmo. Dessa forma, integram a lista de clientes, pessoas de qualquer idade e gênero, que tenham/ estejam nas seguinte situações:

  • Doenças auto-imunes e crônicas;
  • Deficiências físicas e mentais;
  • Pós-operatório;
  • Atenção domiciliar.

Como atuar neste serviço?

Antes de tudo, para atuar nesse serviço, deve-se ter uma formação em alguma área de saúde. Para isso, você pode fazer um curso técnico ou um superior, para ter, assim, os saberes que a atuação precisa.

Fora isso, também é bom ter especializações para deixar o serviço ainda mais bem feito. Dessa forma, torna-se bastante útil, cursos de:

  • Cuidador de idosos;
  • Hemodiálise;
  • Primeiros socorros;
  • Atenção domiciliar.

Também é importante dispor de todos os objetos que interessam à consulta, porque, só assim ela poderá ser feita com segurança. Então, esteja ciente que você deverá investir neste tipo de equipamento.

Vantagens do Home Care

O Home Care pode trazer vantagens tanto para o paciente quanto para o profissional que presta o serviço. Isto porque, para ambos, esta forma de atender traz maior conforto, segurança, bem como, é bem mais prático.

Para o profissional, portanto, lista-se como benefícios ao escolher esta profissão:

  • Flexibilidade de horários;
  • Maior autonomia;
  • Liberdade de escolha;
  • Satisfação profissional.

Home Care: Um serviço que veio para ficar

O Home Care está conquistando cada vez mais espaço no mercado. Desta forma, ele oferece um serviço mais humanizado e personalizado para cada paciente. Assim, é uma ótima opção para aqueles que precisam de cuidados paliativos sem sair de casa.

Neste tipo de atendimento, a família pode participar, de forma ativa, da consulta, e ficar por dentro de tudo o que acontece com o paciente. Portanto, isto garante um maior suporte emocional e acolhimento para os enfermos, gerando maior qualidade de vida.

Total
0
Shares
Artigo anterior

6 equipamentos que todo estudante de enfermagem deve ter

Próximo artigo

Mulheres: profissionais da saúde

Posts relacionados