Agulha Gengival

Agulha Anestésica Odontológica

A agulha anestésica odontológica possui uso exclusivamente odontológico, como o próprio nome sugere. Trata-se de um dispositivo perfurante com orifício central, que tem a função de penetrar na gengiva para injetar o anestésico ou soluções interdentais. Saiba mais!

Apesar da importância da agulha na anestesia odontológica, poucos são os trabalhos relatados na literatura, com relação às propriedades essenciais desse produto.

A agulha anestésica odontológica possui uso exclusivamente odontológico, como o próprio nome sugere. Trata-se de um dispositivo perfurante com orifício central, que tem a função de penetrar na gengiva para injetar o anestésico ou soluções interdentais. A indicação de cada tamanho específico é de responsabilidade do profissional legalmente habilitado para utilizar o dispositivo, nesse caso, os dentistas.

A agulha anestésica odontológica é comercializada em embalagem esterilizada, descartável e individual de propileno. É siliconizada e possui bisel trifacetado, tendo a vantagem de proporcionar menos dor e o máximo conforto ao paciente. Pode possuir um sistema de rosca do tipo padrão imperial, tipo polegada ou tipo mm para segurança na trava do cartucho da seringa de Carpule.

agulha

Fonte: http://www.forp.usp.br/restauradora/endodontia/temas/instrumental/instrumental_man.html

 

Abaixo, segue o procedimento de montagem da agulha na seringa de Carpule.

agulha

agulha

agulha
Fonte: https://pt.slideshare.net/italogabriell/odontologia-anestesia-local. Adaptado.

 

Embora seja utilizada exclusivamente por dentistas, trata-se de um produto médico-hospitalar na classificação do Ministério da Saúde. Portanto, para ser comercializada no Brasil, deve possuir cadastro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Além disso, para a agulha anestésica possuir sistema de rosca do tipo métrica ou polegada, há a necessidade de certificação compulsória, em que através de ensaios realizados em cumprimento à Norma ISO 7885:2010, os dois modelos de agulha devem ser ensaiados por plano de amostragem e a fábrica é auditada por organismo certificador. Tanto o organismo, como o laboratório que realiza a análise, devem ser creditados pelo INMETRO e pela ANVISA (Laboratório Reblas). Assim, os produtos certificados passam por ensaios de manutenção anuais e possuem selo do INMETRO em sua embalagem. Somente a agulha anestésica odontológica com sistema de rosca do tipo padrão imperial não tem necessidade da certificação.

LEIA MAIS: O universo das agulhas cirúrgicas para sutura

Vale ressaltar que qualquer que seja o padrão da rosca, a agulha deve possuir perfeito encaixe na seringa de Carpule. Para ambos os padrões, esse encaixe é eficaz.

 TIPOS DE ANESTESIA NA ODONTOLOGIA

Há 3 tipos de anestesia que o profissional pode optar dependendo da extensão da área que se deseja anestesiar: infiltração local, bloqueio de campo e bloqueio de nervo. “Na infiltração, são anestesiadas apenas pequenas terminações nervosas; no bloqueio de campo, os ramos nervosos terminais maiores; e, no bloqueio de nervo, os grandes troncos nervosos”.

Os efeitos da anestesia podem gerar complicações locais e gerais para algumas pessoas, como os hematomas. “Eles são causados quando vasos sanguíneos são acidentalmente lesados durante a introdução da agulha e acontece extravasamento de sangue aos tecidos.”. Quanto ao fator geral, os problemas são bem mais graves. “A anafilaxia é um exemplo disso e acontece quando o paciente apresenta alergia a alguma substância do anestésico local.”.

As agulhas podem ser comercializadas em diversos tamanhos, sendo as mais comuns: a 27G longa, a 30G curta e a 30G extracurta.

Agulha Gengival

REFERÊNCIA

GIROTTO, M. A.; VOLPATO, M. C.; RANALI, J. Avaliação da padronização de agulhas anestésicas odontológicas comercializadas no Brasil. Pesqui Odontol Bras, v. 14, n. 3, p. 294-299, jul./set. 2000.

http://www.sorrisologia.com.br/noticia/anestesia-dentaria-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-procedimento_a1091/1

http://www.forp.usp.br/restauradora/endodontia/temas/instrumental/instrumental_man.html

Total
0
Shares
Artigo anterior

52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicinal Laboratorial - 2018

Próximo artigo

Bunzl Saúde em Empresários de Sucesso

Posts relacionados