Conheça as diferenças entre nutrição Enteral e Parenteral

Você consegue distinguir entre a dieta enteral e a dieta parenteral? Ambas desempenham papéis fundamentais na nutrição de pessoas que enfrentam dificuldades para se alimentar sozinhas.

O que é Nutrição Enteral?

A Nutrição Enteral (NE) é todo e qualquer alimento, com ingestão controlada de nutrientes, que surge como uma possibilidade terapêutica de manutenção ou recuperação do estado nutricional naqueles indivíduos que apresentarem o trato gastrintestinal íntegro para o processo digestório, mas com a ingestão oral parcial ou totalmente comprometida. Sua administração é realizada por via oral, através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno, onde o frasco de nutrição é acoplado a um equipo de nutrição. Apresenta-se na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada, podendo ser industrializada ou não.

É utilizada em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção de tecidos, órgãos ou sistemas. Nesse caso, os alimentos estão na forma líquida ou em pó e têm o mesmo valor nutricional de uma refeição equilibrada.

Indicações

  • Pacientes impossibilitados de ingestão oral, seja por patologias do trato gastrointestinal alto, por intubação oro-traqueal, por distúrbios neurológicos com comprometimento do nível de consciência ou dos movimentos mastigatórios;
  • Paciente com ingestão oral baixa, por anorexia de diversas etiologias;
  • Risco nutricional ou algum grau de desnutrição;
  • Incapacidade de se alimentar via oral;
  • Algum problema no processo de digestão ou absorção de nutrientes;
  • Alguma patologia como: diabetes, insuficiência renal, oncologia, etc.

A administração de dieta por sonda naso/orogástrica não contraindica a alimentação oral, se esta não implicar em riscos para o paciente.

O equipo utilizado acoplado à sonda é de cor azul, e deve ser referencialmente com conector escalonado para evitar que este tipo de infusão ocorra no acesso venoso do paciente.

E o que é Nutrição Parenteral?

Nutrição Parenteral (NP) é a nutrição realizada por uma via diferente da via oral. A NP pode complementar ou substituir completamente a alimentação normal. Ela consiste, basicamente, em uma solução ou emulsão preparada para estar em equilíbrio com as demandas de nutrientes, como carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais, do organismo. Sua administração ocorre por via endovenosa, através de um conjunto de equipo e cateter. Pode fornecer parte ou a totalidade das necessidades nutricionais de uma pessoa. Esse tipo de alimentação tem a finalidade de complementar ou, ainda, de substituir o fornecimento via oral ou enteral de nutrientes como: glicose, proteínas, sais minerais, eletrólitos, água e vitaminas, e possibilita, assim, a manutenção da homeostase, pelo suprimento de aminoácidos e lipídios.

Indicações

  • Classicamente, indica-se a via parenteral para terapia nutricional quando há contraindicação absoluta para o uso do trato gastro intestinal (fistulas digestivas de alto débito, pancreatite na fase aguda, íleo paralítico prolongado, fase inicial de adaptação nas síndromes de intestino curto, etc.);
  • Também se utiliza a NP se o trato gastrointestinal não está tolerando receber todo o aporte calórico-proteico indicado, paralelamente à nutrição enteral ou via oral, mediante cálculo adequado do aporte das duas vias;
  • Hidratação do organismo através de administração de nutrientes, glicose, etc.;
  • Risco nutricional ou algum grau de desnutrição;
  • Mau funcionamento do trato gastro digestivo;
  • Traumas graves que impossibilitem a alimentação via oral ou via sonda.

A principal distinção reside na administração da fórmula nutricional ao paciente. Enquanto na alimentação enteral os nutrientes são administrados por meio de uma sonda conectada ao estômago ou intestino, na alimentação parenteral eles são introduzidos diretamente na corrente sanguínea.

A escolha entre terapia nutricional enteral ou parenteral é uma decisão de equipe multidisciplinar que deve levar em consideração diversos fatores, sendo o principal a condição clínica de cada paciente.

A melhor opção sempre é a alimentação via oral.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Por que a paramentação do profissional é tão importante?

Próximo artigo

Importância da Ergonomia na Prevenção de Trombose

Posts relacionados