Entenda mais sobre fio de sutura em cirurgia animal

Os fios podem ser classificados de acordo com o seu comportamento no tecido (absorvível ou não-absorvível), estrutura (monofilamentar ou multifilamentar), ou suas origens (sintético, orgânico ou metálico).

“Os fios podem ser classificados de acordo com o seu comportamento no tecido (absorvível ou não-absorvível), estrutura (monofilamentar ou multifilamentar), ou suas origens (sintético, orgânico ou metálico). Fios monofilamentos são feitos por um único filamento de material. Eles têm menos resistência tecidual que fios multifilamentar e não possuem interstício que podem abrigar bactérias. Cuidado deve ser tomado ao se manipular o fio monofilamentar porque eles marcam ou danificam quando portadores de agulha o que enfraquece possibilitando sua quebra. Fios multifilamentar consistem em muitos trançados de fios que são enroscados ou trançados juntos. Fios multifilamentar são geralmente mais flexíveis que os monofilamentares.

Fios de sutura absorvíveis – Sofrem degradação e uma rápida perda na força tênsil dentro de 60 dias, sendo fagocitados ou hidrolisados.
Catgut: É feito com submucosa de intestino de ovelha ou serosa do intestino bovino, contendo aproximadamente 90% de colágeno. Este fio é fagocitado e promove uma reação inflamatória marcante. Possui a característica de ser removido rapidamente de locais infectados ou áreas onde esta exposto à enzimas digestivas sendo velozmente degradados.

Fios não-absorvíveis – São removidos geralmente por hidrólise. O ácido poliglicólico (Dexon) é trançado a partir de filamentos extraídos do ácido glicólico e começa a perder sua força tênsil em 14 dias.
A Poliglactina 910 (Vicryl) é multifilamentar, revestido de estearato de cálcio. A Polidioxanona (PDS) e o Poligliconato (Maxon) são monofilamentares e mantém a força tênsil mais tempo que o poliglicólico ou poliglactina 910.
O PDS perde apenas 31% da força tênsil em 42 dias, com completa absorção em 6 meses (podendo causar calcinose circunscrita). O ácido poliglicólico e a poliglactina 910 são mais rapidamente hidrolisados em ambientes alcalinos, mas relativamente estáveis em locais contaminados. O ácido poliglicólico pode ser rapidamente degradado em urina infectada. A reação tecidual é mínima com este tipo de fio. A infecção ou exposição a enzimas digestivas não influenciam a taxa de absorção de fios absorvíveis sintéticos.

Fios Orgânicos
– O fio Seda é o mais comumente usado. É multifilamentar. Apresenta-se de fácil manipulação e é muito usado em procedimentos cardiovasculares, entretanto não mantém uma força tênsil após seis meses e por isso é contra-indicado para enxertos vasculares. Deve ser evitado em locais contaminados.
Fios Sintéticos – São multifilamentar ou monofilamentar. São fortes e induzem uma reação inflamatória mínima.
Fios Metálicos – O aço inoxidável é o fio mais comumente usado. É disponível tanto multi como monofilamentar. A reação geralmente é mínima, entretanto o nó provoca reação inflamatória. Podem fragmentar e migrar. É estável em feridas contaminadas”.

 

Créditos:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/fios-de-sutura-em-cirurgia-animal/27761

Total
0
Shares
Artigo anterior

Máscara de tecido para sua proteção!

Próximo artigo

Praticidade na gestão de óbitos é fundamental para o bom funcionamento hospitalar

Posts relacionados