Fotossensibilidade em produtos da área da saúde

O que é um equipo fotossensível e qual é a sua função?

Assim como os raios solares afetam nossa pele e, por causa disso, devemos cuidar utilizando protetor solar para evitar futura degradação celular, podemos pensar também em soluções farmacológicas, respeitando a sua especificidade.

Em âmbito hospitalar, quando pensamos em infusão de medicação, nos deparamos com um procedimento comum e que ocorre em todos os setores assistenciais, mas além do cuidado e atenção no momento de medicar um paciente, também é fundamental que o profissional entenda qual é a eficácia, o tipo de manipulação, a devida ação e o que esperar de cada tipo de medicamento prescrito pelo médico cuidador.

No momento em que o paciente vai receber o medicamento através da punção, alguns produtos são utilizados, como: álcool sachê, para antissepsia da pele; garrote ou torniquete, para a vasodilatação da veia periférica; cateter ou scalp intravenoso e um equipo juntamente com o medicamento que será infundido com a solução medicamentosa para tratamento.

De todos os produtos que são utilizados nesse procedimento, quando se trata de fármaco fotossensível é indispensável o uso de um equipo de cor âmbar, que terá a função de preservar aquele medicamento.

 

O que é um equipo fotossensível e qual é a sua função?

O equipo de infusão gravitacional fotossensível é um produto fotoprotetor, e é indicado para infusão gravitacional de medicamentos sensíveis à luz. Medicamentos que sofrem alterações em suas propriedades originais se estiverem sob ação dos raios ultravioletas da luz, então, o equipo deve ser utilizado com a finalidade de evitar que se percam as características medicamentosas, como acontece em alguns antibióticos, drogas vasoativas e algumas medicações quimioterápicas.

Os medicamentos fotossensíveis precisam ser armazenados em condições especiais que não tenha incidência da luz direta, impedindo que as propriedades não se degradem ou sejam alteradas, ocorrendo a oxirredução, perdendo as características farmacológicas ideais e impedindo que ocorra o efeito eficaz e esperado no paciente. Em medicamentos endovenosos que necessitam de um tempo de infusão maior é preciso a proteção fotossensível impedindo a diminuição da eficácia do medicamento.

Alguns exemplos de medicações fotossensíveis que costumam ser utilizadas no dia a dia, em âmbito assistencial, são: Dipirona (em ampola âmbar), antibiótico Anfotericina (antifúngicos), Noradrenalina, Dacarbazina, vitaminas A, K, complexo B entre outros que sempre estarão em ampola fotossensível e que necessitarão deste cuidado e manipulação correta com o equipo específico e fotossensível.

Existem diversos tipos de equipos fotossensíveis no mercado, entre eles são os com bureta, macrogotas e microgotas gravitacionais, e para bomba de infusão. A validade do equipo é instituído por cada fabricante e, durante o uso, é de acordo com o que é preconizado por protocolo interno de cada instituição.

 

Fonte:

Ministério da Saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA Seção III

 

equipo

Total
0
Shares
Artigo anterior

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Próximo artigo
Atlas

Seja organizado - Não carregue o mundo nas costas

Posts relacionados