Logística de insumos hospitalares: como funciona?

A logística de insumos hospitalares é de suma importância para o andamento de um hospital. É a partir dela que é feita a organização de compras e armazenagem desses materiais.

Este é um setor que não deve ser esquecido, pois ele pode afundar ou melhorar todos os processos dentro de um ambiente hospitalar. Quando falta algum medicamento, o paciente vai ficar mais tempo aguardando.

São inúmeros os incômodos causados pela falha nesse tipo de logística. O setor que administra o hospital deve se atentar em mapear os processos para se chegar na excelência na logística.

Com ela bem organizada, será possível ver a melhora no andamento de todos os setores. Assim, os pacientes ficam felizes com o atendimento e sem a falta dos insumos e o ambiente de trabalho para os colaboradores se torna o mais agradável possível.

O que é a logística de insumos hospitalares

A logística de insumos hospitalares é todo o processo que vai desde a compra, armazenagem, estocagem, controle e conservação desses materiais. Ela tem um impacto muito grande nos custos dentro de um hospital.

Portanto, o profissional que está à frente dela, deve entender que este setor é de suma importância. Os insumos hospitalares englobam diversos materiais como:

  • Materiais descartáveis como luvas e gazes;
  • Medicamentos;
  • Tubos para uso no laboratório.

Todos esses insumos, se bem organizados, serão melhor utilizados por todos os colaboradores. Para isso, deve-se ter um processo de logística hospitalar correto para não haver desperdício.

Processos da logística hospitalar

Imagem de homem levando insumos de hospital em carrinho por corredor.

Trouxemos a seguir, os processos que devem ser seguidos na logística hospitalar. Com eles, é possível ter resultados positivos no final do mês.

Armazenagem

A armazenagem é um dos, senão o principal processo, pois, a conservação dos insumos necessita de um local ideal para isso. Portanto, alguns pontos devem ser levados em conta no momento da escolha do local e da preservação para tal como:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Área estimada;
  • Recipientes onde serão guardados.

Além disso, os insumos são perecíveis, e os mais antigos devem sempre estar à frente dos demais para uso. O profissional que vai organizar esse local, deve se atentar a isso e disponibilizar sempre os mais velhos aos colaboradores.

Cadastro

Já na entrada dos insumos nos hospitais é necessário realizar o seu cadastro. Com isso, se tem o controle como os prazos de validade, lotes, qual setor e/ou paciente ele será destinado.

Logística Reversa

Materiais não aproveitados é dinheiro jogado fora, por isso, a logística reversa, que é o retorno dos materiais não utilizados no setor para o local de armazenagem, é importante no ambiente hospitalar.

Relatórios

O setor de compras é o responsável pela compra desses insumos. Ele precisa saber quais materiais que estão faltando e quais foram comprados em excesso para se ter um controle nas novas aquisições.

Os relatórios são necessários para que nenhuma informação fique para trás e todos os setores que necessitam desses insumos se conectam.

Setores Integrados

Nenhuma instituição funciona apenas com um setor, e não podemos esquecer de que um hospital é uma empresa em que muitas pessoas estão por trás da operação. Dessa forma, os setores precisam caminhar juntos.

Por isso, eles devem estar integrados para não haver falhas na comunicação. Pense da seguinte forma: imagine se o setor de compras não saber qual material comprar, com certeza irá faltar insumos para a aplicação de medicamentos.

A importância da logística hospitalar

A saúde dos pacientes deve ser a principal preocupação dos hospitais. E uma boa logística hospitalar tem seus efeitos sobre isso. Funcionários que trabalham em um ambiente organizado e em que não há falta de materiais ficam menos estressados e, assim, melhoram o tratamento dos pacientes.

Veja alguns dos benefícios que vão além do bem-estar dos colaboradores:

  • Redução de desperdício de materiais;
  • Menos riscos para os pacientes ao receber medicamentos fora da data de validade;
  • Evita falhas na comunicação;
  • Falta de insumos;
  • Redução dos custos no hospital.

Otimização da logística hospitalar

Para otimizar a logística hospitalar é preciso que se use estratégias para evitar a falha humana. A tecnologia é uma das aliadas na hora de mapear os processos que serão utilizados.

Muitos problemas de logística interna são solucionados apenas com a implementação de novos softwares. Sistemas integrados com todas as informações do estoque ajudam todos os setores a se comunicarem.

Ao utilizar etiquetas próprias para rastrear esses insumos, não se perde tempo. No momento de entrada dos insumos já é possível inseri-las. Outro método é usar o monitoramento inteligente da temperatura dos medicamentos, com isso, haverá menos desperdício.

Talvez, a logística de insumos não seja a prioridade de muitos administradores dos hospitais. Porém, deixar isso de lado é negligenciar toda uma estrutura que precisa de estratégias para melhorar seus processos.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Farmácias podem aplicar injeções e medicamentos?

Próximo artigo

Os insumos utilizados impactam no resultado do exame do paciente?

Posts relacionados