Quais são os tipos de bisturi cirúrgico?

Se você quer saber quais são os tipos de bisturi cirúrgico, está no lugar certo. Fizemos um conteúdo explicando cada um dos tipos de bisturi e quais são indicados para cada tipo de procedimento cirúrgico.

A utilização de bisturi é extremamente essencial durante qualquer procedimento cirúrgico, por isso se faz necessária a utilização de boas marcas. Utilizar marcas de confiança é garantir a segurança tanto do paciente como do profissional da saúde.

Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de bisturi cirúrgico, e também como fazer a correta armazenagem e descarte? É só ler até o final do conteúdo que preparamos.

Um pouco da história do bisturi cirúrgico

Imagem de mesa instrumental de dentistas sendo preparada.

O bisturi é um dos instrumentos cirúrgicos mais antigos, tendo sido utilizado durante todo o desenvolvimento da medicina. Há relatos da utilização de bisturi em baixo relevo nos batentes da entrada do templo de Mênfis para a realização e circuncisões durante o período do Egito Antigo.

Há também relatos no livro de Edwin Smith, que data de aproximadamente 1700 a.C, onde vários procedimentos cirúrgicos utilizando o bisturi foram retratados.

Durante o passar dos séculos, houveram vários tipos de bisturi, com lâminas retas, curvas e quadrangulares. Além disso, o cabo do bisturi passou por grandes modificações, sendo inicialmente de materiais como madeira, osso e marfim.

Com o crescente avanço da tecnologia, os cabos começaram a ser fabricados utilizando ferro e bronze, e atualmente os materiais mais utilizados são o aço.

O avanço da tecnologia ainda permitiu a criação de bisturi descartáveis, que possuem cabo em plástico e lâmina em aço, facilitando assim o descarte após o uso.

Os tipos de bisturi cirúrgico

São vários os tipos de bisturi cirúrgico, que são utilizados para diversos tipos de cortes durante procedimentos cirúrgicos. Por isso, as lâminas de bisturi precisam ser extremamente afiadas, o que permite cortes limpos e precisos.

Podemos diferenciar os tipos de bisturi pelos seguintes padrões:

  • Bisturi tradicional
  • Bisturi descartável
  • Bisturi elétrico

Bisturi tradicional

Lâminas de Bisturi Carbono – Labor Import

O bisturi tradicional, também conhecido como bisturi clássico, é o tipo de bisturi que é utilizado várias vezes, com um cabo de aço e lâminas removíveis. É o tipo mais conhecido de bisturi, e suas lâminas removíveis permitem um melhor aproveitamento dos materiais.

O bisturi tradicional possui dois tipos de cabos, nº3 e nº4. O número 3 é aquele utilizado para lâminas de até 15cm, e o nº4 é utilizado para lâminas de até 25cm.

Sendo assim, o bisturi nº3 é indicado para incisões menores e delicadas, como em procedimentos odontológicos, enquanto o outro é utilizado de forma geral.

Cada um dos tipos de cabo possui suas lâminas específicas, mas nos dois tipos as lâminas precisam ser descartadas logo após a utilização. Nesses casos, o cabo passa por um processo de esterilização para garantir uma reutilização segura.

O bisturi tradicional pode ser confeccionado em aço- carbono ou aço – inox.

Bisturi descartável

O bisturi descartável possui um cabo em plástico com lâmina em aço, que é totalmente descartado após a utilização. Assim como o bisturi nº 4, o bisturi descartável tem utilização para procedimentos gerais em incisões teciduais.

O bisturi descartável é uma vantagem pois sua lâmina acoplada impede que as peças se soltem durante o procedimento cirúrgico. Além disso, por ser totalmente descartada após a utilização, previne que os profissionais se cortem na hora do descarte da lâmina.

Há vários modelos de bisturis descartáveis, sendo que cada um deles permite que sua utilização e descarte seja muito mais segura para os profissionais da saúde.

Alguns modelos se utilizam de uma espécie de “capa” que fica sobre a lâmina para evitar qualquer risco para o profissional. Essa capa pode ser colocada novamente após o procedimento cirúrgico, para que o descarte da lâmina seja muito mais seguro.

Outros modelos são feitos de forma que a lâmina fica escondida sob a estrutura de plástico, sendo acionada por uma espécie de alavanca.

Bisturi elétrico

O bisturi elétrico é o tipo mais inovador de bisturi, possibilitando cortes limpos e precisos dos tecidos moles. Com ampla utilização por dentistas, o bisturi elétrico proporciona cortes rápidos e fáceis, sem grande pressão manual por parte do profissional.

O bisturi elétrico também é uma vantagem do ponto de vista de impedir infecções pós-operatórias, por fazer uma rápida hemostasia do corte. Além disso, a cicatrização do corte é muito mais rápida com a utilização do bisturi elétrico.

Sendo assim, além de cicatrizar de forma muito mais rápida, o resultado estético do corte é muito melhor, diminuindo cicatrizes.

Como fazer a armazenagem e descarte de bisturi cirúrgico

Com alguns procedimentos básicos, é possível fazer todo o descarte de bisturi cirúrgico de forma segura. Há 5 classes que dividem o lixo hospitalar de forma que seu destino seja dado de forma eficiente, sem riscos para a população:

  • Tipo A: tipo de resíduos hospitalares que podem conter agentes biológicos e podem apresentar risco de infecções;
  • Tipo B: tipos de resíduos que contém substâncias químicas, que podem ser um risco tanto para a saúde pública como para o meio ambiente;
  • Tipo C: é considerado como tipo C todo lixo hospitalar que contenha traços de radiação;
  • Tipo D: é todo o lixo comum, similar ao lixo urbano, que não apresenta nenhum tipo de risco de contaminação para a população ou para o meio ambiente;
  • Tipo E: é do tipo E todo tipo de descarte perfurocortante, como as lâminas de bisturi e agulhas.

Todo o descarte de lixo hospitalar deve ser feito de forma consciente, utilizando sacos brancos de resistência superior. A identificação do conteúdo deve ser feita com a utilização de um adesivo, que contém a letra específica de cada tipo de resíduo.

Os perfurocortantes, como lâminas de bisturi e agulhas, podem ser descartados de forma mais segura em caixas específicas. Essas caixas impedem que os perfurocortantes machuquem os profissionais tanto da saúde como da coleta de resíduos.

O armazenamento também é algo que deve ser levado em consideração. Armazenar todo o equipamento estéril em um único local, e apenas abrir as embalagens imediatamente antes do uso garante a segurança dos pacientes.

Além disso, fazer a armazenagem correta impede que os equipamentos tenham sua qualidade comprometida por umidade ou insolação excessivas.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o bisturi cirúrgico, então é só dar uma conferida na nossa loja online e escolher as melhores opções para você.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Os insumos utilizados impactam no resultado do exame do paciente?

Próximo artigo

Bunzl Saúde na Feira Hospitalar

Posts relacionados