Relação da Oxigenoterapia e Máscara Nebulizadora

O que é oxigenoterapia? Qual é a finalidade da nebulização? Saiba mais!

A oxigenoterapia refere-se à administração de oxigênio suplementar, com objetivo de aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, corrigindo os danos causados pela hipoxemia. Essa técnica possui como principal objetivo aumentar o nível de oxigênio que é trocado entre o sangue e os tecidos.

O conjunto de nebulização foi desenvolvido para as atividades de inalação e aplicação de medicamentos vaporizados e umidificados, gerados por passagem de oxigênio ou ar comprimido medicinal, para uso em procedimentos médico-hospitalares.

Estas são as principais alterações no funcionamento respiratório:

  • Doenças e condições que afetem a ventilação ou o transporte de O2 alteram o funcionamento respiratório;
  • 3 alterações primárias: hiperventilação, hipoventilação e hipóxia;
  • Objetivo da ventilação: produzir tensão de dióxido de carbono arterial normal e manter a tensão de oxigênio arterial normal: PaCO2 entre 35 e 45 mmHg PaO2 entre 95 e 100 mmHg.

A máscara de oxigênio é indicada em procedimentos que envolvem pacientes em ventilação espontânea em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, leitos e ambulatórios. Indicado para oferta de alto fluxo de oxigênio, acima de 8 litros por minuto.

Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador de 5 mL a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado.

Leia mais: Boas práticas de proteção respiratória para preservar a saúde

Qual é a finalidade da nebulização?

A nebulização serve para aliviar os processos inflamatórios, desobstruindo as vias respiratórias facilitando a respiração, é broncodilatadora (desobstrui vias aérias).

Ela serve ainda para umidificar as vias aéreas superiores, fluidificar secreções e pode servir para administração de medicamentos inalatórios prescritos pelo médico.

A nebulização é um ótimo tratamento caseiro para a sinusite, seja ela aguda ou crônica, seca ou com secreção, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.

A máscara nebulizadora é um método econômico e que utiliza dispositivos simples que consiste em fácil adaptação.

máscara

Referências:

Scielo / Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.1, p.30-3, jan/mar. 2010

Oxigenoterapia, Souza B. Fabiana / Univers. De São Paulo, Escola de enfermagem de  Ribeirão Preto, 2017.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Tudo sobre Tuberculose

Próximo artigo

Feira Hospitalar 2019

Posts relacionados