Figura 1: Kit de triagem de sangue oculto nas fezes

A importância do exame de sangue oculto nas fezes

Exame de triagem para Carcinoma Colo Retal – A importância do exame de sangue oculto nas fezes.

Exame de triagem para Carcinoma Colo Retal – A importância do exame de sangue oculto nas fezes

O carcinoma colo retal é a terceira neoplasia maligna mais frequente no mundo. Vem assumindo grande proporção em países desenvolvidos e em desenvolvimento e mesmo com o avanço tecnológico na área de rastreamento e tratamento, o aumento da incidência da doença é motivo de preocupação mundial. A identificação do estágio inicial da doença diminui significativamente os índices de morbidade e mortalidade.

A maior incidência se dá nas mais altas faixas etárias, e tanto homens como mulheres são igualmente afetados. Exames preventivos são importantes para reduzir a mortalidade.

O carcinoma colo retal pode causar a eliminação de sangue e outros componentes tissulares nas fezes. A técnica de triagem de sangue oculto nas fezes permite a detecção precoce do câncer, mesmo antes de aparecer os sinais clínicos, permitindo a sua triagem em pacientes assintomáticos.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um método antigo e se baseia na ideia de que os pólipos e os carcinomas sangram de forma intermitente. Nos últimos anos houve maior interesse nessa técnica.

Figura 1: Kit de triagem de sangue oculto nas fezes
Figura 1: Kit de triagem de sangue oculto nas fezes

 

Os sintomas do carcinoma colo retal, na maioria dos pacientes, surgem quando a doença está avançada, demandando maiores custos de tratamento. Considerando esse quadro, o diagnóstico precoce dessa doença ou mesmo de doenças predisponentes se torna muito importante. Programas de detecção são caros e limitantes para o sistema de saúde do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia, assim como o Instituto Nacional de Câncer, o Colégio Brasileiro dos Cirurgiões e outras sociedades médicas recomendam que indivíduos de baixo risco, a partir de 50 anos, realizem, anualmente, a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Os principais fatores de risco para o carcinoma colo retal incluem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ingestão de gordura animal, tabagismo e falta de exercícios.

A ingestão de fibras insolúveis representa um fator de proteção contra o câncer pela redução da concentração fecal de ácidos biliares, maior velocidade do trânsito intestinal e maior produção de metabólitos intraluminais antiproliferativos como ácidos graxos de cadeia curta.

 

                Figura 2. Pólipos adenomatosos em mucosa intestinal
Figura 2. Pólipos adenomatosos em mucosa intestinal

Para a realização do exame, é necessário que o paciente realize durante três dias uma dieta onde são proibidos carnes e derivados, bem como alimentos coloridos e que contenham alta atividade de peroxidase, em especial: beterraba, espinafre, rabanete, nabo, brócolis, maçã, banana, couve-flor e melão. Além disso, não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (anti-inflamatório, corticoides, aspirina, ferro e vitamina C); evitar sangramento gengival durante a escovação dos dentes e também nos casos de sangramento nasal ou hemorroidal a coleta deverá ser evitada. No terceiro dia da dieta, colher uma amostra de fezes e encaminhar ao setor de coleta no mesmo dia ou no máximo até o dia seguinte, desde de que conservada em geladeira.

 

REFERÊNCIA

ALTENBURGI, F.L.; ET AL. Pesquisa de sangue oculto nas fezes e correlação com alterações nas colonoscopias. Rev bras. colo-proctol. vol.27 no.3 Rio de Janeiro July/Sept. 2007.

JATOBÁI, M.P.; ET AL. Pesquisa de sangue oculto nas fezes e achado colonoscópico em 60 pacientes. Rev bras. colo-proctol. vol.28 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2008.

SILVA, M.; ERRANTE, P.R. Câncer colorretal: fatores de risco, diagnóstico e tratamento. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 33, out./dez. 2016.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/assistencialaboratorial/Coleta_Laboratorial_Cap3.pdf

https://www.tuasaude.com/que-tipo-de-polipo-intestinal-pode-virar-cancer/

Sangue Oculto Labor Import

Total
0
Shares
Artigo anterior
tubos

Montagem dos nossos tubos para coleta de sangue

Próximo artigo

Agulhas para caneta de insulina: a escolha e a indicação

Posts relacionados