Complexidade para manter o estoque de itens importados disponível

Sabemos que todos os clientes gostam de encontrar disponibilidade de estoque para todos os itens de sua necessidade, porém como isso é possível levando em conta a complexidade na importação dos produtos?
A Bunzl Saúde realiza periodicamente a análise do volume de estoque para verificar se estão de acordo com as expectativas de vendas

É sabido que todos os clientes gostam de encontrar disponibilidade de estoque para todos os itens de sua necessidade, porém como isso é possível levando em conta a complexidade na importação dos produtos?

A Bunzl Saúde realiza periodicamente a análise do volume de estoque para verificar se estão de acordo com as expectativas de vendas, a fim de garantir disponibilidade e prontidão no atendimento.

Produtos para saúde necessitam de transporte diferenciado, anuências previamente autorizadas por órgãos reguladores como ANVISA e INMETRO, além da qualidade inquestionável nos processos de fabricação, tão delicados e exigentes.

Outros cuidados precisam também ser levados em consideração na hora da análise de reposição de estoque, tais como:

  • Tempo que o fornecedor precisa para produzir produtos de tamanha importância e qualidade (cerca de 45 dias);
  • Tempo de trânsito, normalmente de forma marítima e com agentes de cargas especializados nesse tipo de transporte (cerca de 45 dias);
  • Nacionalização da carga no Porto, após liberação da Receita Federal, ANVISA (cerca de 20 a 30 dias).

No total, estamos falando de cerca de 120 dias até que o produto esteja disponível para ser vendido. A complexidade desse processo está justamente em conseguir conciliar todos os trâmites de importação com a expectativa de vendas e a satisfação do cliente.

Hoje, além dos procedimentos normais, ainda temos outras dificuldades que interferem nesse processo, como, por exemplo, greve na Receita Federal e demora na liberação junto a ANVISA.

Entretanto, mesmo depois de entender tudo sobre os procedimentos, você sabia que todas as importações são submetidas a uma análise fiscal da Receita Federal e selecionadas para um dos canais de conferência?

Esse procedimento de seleção recebe o nome de “parametrização” e esses canais remetem a ideia de um semáforo:

VERDE = Não há necessidade de exame documental e nem verificação da mercadoria. Liberação em 1 dia.

AMARELO = Necessidade de exame documental, estando tudo correto, não há necessidade de verificação da mercadoria. Liberação entre 5 e 7 dias.

VERMELHO = É necessária a realização do exame documental e a verificação da mercadoria. Liberação entre 10 e 15 dias.

CINZA = É realizado o exame documental, uma verificação minuciosa da mercadoria e do valor declarado. Não existe um tempo determinado para a liberação.

Essa parametrização, em alguns casos, pode acontecer de forma randômica, ou seja, nem sempre quando temos um processo em canal vermelho significa que houve algum erro, por exemplo. Existem parametrizações aleatórias.

É justamente por conta desses possíveis percalços e do longo tempo que o processo leva para ser finalizado, que a Bunzl Saúde não mede esforços para manter estoques sempre disponíveis e com as importações em dia, contando com os melhores prestadores de serviços e especialistas.

 

Imagens: Divulgação

Total
0
Shares
Artigo anterior

Precisamos beber dois litros de água por dia? Estudo nega tese

Próximo artigo

Como se proteger da epidemia de sífilis no Brasil?

Posts relacionados