Você sabia que existem diferentes perfis de compradores? Qual é o seu?

Conheça cada característica e saiba em qual você se encaixa

Há muitos tipos de consumidores no mundo virtual e presencial. Todos começam da mesma maneira, buscando um produto que atenda à sua necessidade. E para atender aos diferentes perfis a empresa precisa estar preparada e ter conhecimento sobre o seu público.

Entre os tipos de consumidores que conhecemos estão: o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (a pessoa que recomenda), o decisor (decide pela compra), o comprador (efetiva a compra) e o usuário (quem vai se beneficiar da compra).

Conheça os tipos e veja com qual você se identifica

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Aqui neste artigo, vamos lhe explicar os tipos de compradores que já citamos logo no início desse texto. Saiba quais são para definir o seu perfil.

  1. Iniciador: Esse é muito fácil de identificar já pelo nome. O consumidor iniciador é aquele que sugere a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Eles podem ser qualquer pessoa de qualquer idade, como criança, esposa, marido, um funcionário de uma empresa que vê a necessidade de adquirir um equipamento ou material para o chefe, etc. Se a pessoa sugeriu algo para comprar, ela é um consumidor iniciador. É a partir desse momento que começa o processo de compra.
  2. Influenciador: Esse é muito comum nos tempos atuais, principalmente com o fortalecimento das redes sociais e do marketing de influência. De acordo com o estudo da Qualibest, influenciadores são a segunda fonte para a tomada de decisão do consumidor. Assim como o iniciador, o comprador pode sentir necessidade de adquirir um produto a partir da influência de um amigo ou parente. Porém, esse influenciador pode ser também alguém desconhecido do consumidor, como um ator, alguém de referência em determinado nicho de mercado, influenciador digital (youtuber, Instagram, entre outras redes) e criadores de conteúdos (blogs ou redes sociais). Segundo a pesquisa do Instituto Qualibest, 49% dos participantes da pesquisa responderam que a sua tomada de decisão se baseia por meio de influenciadores. Já os 57% dos respondentes afirmam serem influenciados pelos parentes e amigos.
  3. Decisor: Esse tipo de consumidor é exatamente aquele que decide a compra. Geralmente, esse comprador está bem-informado sobre o produto, soluções disponíveis, melhores preços e o sobre o que a concorrência oferece. É essa pessoa decide onde, como comprar e o que comprar. Muitas vezes, o decisor é a pessoa responsável pelo orçamento doméstico ou empresarial. Além disso, o decisor não precisa ir diretamente às compras, ele pode autorizar alguém a fazê-las, podendo ser um funcionário responsável pelo setor de compras, a esposa, a empregada doméstica, o filho, etc.
  4. Comprador: É aquele que realiza a compra, independentemente de ser o responsável pelo orçamento. Neste caso, pode ser o próprio empresário, um funcionário do setor de compras. No caso de um grupo familiar pode ser o pai, a mãe, a avó, avô, filho, entre outros. Ou seja, é aquela pessoa que está decidida pela compra e que vai até a loja (física ou virtual) para fechar o negócio. Apesar disso, nem todas às vezes é o comprador que irá consumir o item que foi comprado. Às vezes, ele efetua a compra para que outra pessoa utilize o bem, como no caso da criança que pede um brinquedo, o pai ou a mãe compram para que a criança usufrua.
  5. Usuário: O usuário é aquele que vai consumir ou usar o produto. Além disso, pode ser a pessoa que vai utilizar algum serviço recém-adquirido. Não necessariamente será a pessoa quem comprou, pode ser que seja algum membro da família, amigo ou parente. Muitas vezes, o iniciador da compra é também o usuário (criança, por exemplo).  No caso de uma empresa, o usuário da compra pode ser um ou mais funcionários de algum setor que avisou sobre a necessidade de adquirir algum produto ou material importante para o bom funcionamento da empresa.  No mundo empresarial, o consumidor ou usuário pode ser a organização ou apenas um funcionário, dependendo situação e necessidade da compra.

Agora que você já conhece os perfis de compradores, conseguiu identificar qual é o seu? Em diferentes momentos, você pode ser cada um desses. Talvez na empresa em que trabalha, seja o iniciador e usuário ou pode ser também o decisor ou comprador. Na sua família, é possível que a sua posição seja de decisor ou comprador. Isso vai depender muito do momento e da situação.

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