Mulheres: profissionais da saúde

As mulheres correspondem a 65% de todos os profissionais da saúde, por isso, é preciso destacar o protagonismo feminino nessa área tão importante. Segundo o Censo do IBGE, as mulheres são 90% dos profissionais de Nutrição, Fonoaudiologia e Serviço Social.

Já na Psicologia e na enfermagem, as mulheres correspondem a mais de 80%. Por isso, é necessário falar sobre a importância das mulheres na saúde, bem como do empoderamento feminino e do impacto que isso tem na vida das mulheres.

Quer saber um pouco mais sobre as mulheres na saúde e o impacto positivo que essas mulheres geram na vida de meninas e adolescentes? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

A importância das mulheres na saúde

Com um número cada vez maior de mulheres na saúde, é fácil de perceber a importância que isso tem na vida de pacientes que se consultam com essas mulheres. Como mulher, um grande desafio é ter que se consultar com homens, o que faz com que muitas mulheres desistam de continuar o tratamento.

Por isso, com as mulheres mais presentes no ramo da saúde, as pacientes femininas se sentem mais à vontade de conversar e de procurar ajuda médica quando preciso. Hábitos saudáveis como exames preventivos para várias doenças que atingem o público feminino, como o câncer de mama e de colo de útero, se tornam mais simples.

Ou seja, a presença das mulheres na saúde faz com que outras mulheres se sintam confortáveis ao buscar ajuda médica. Além disso, as profissionais da saúde contam com a importante missão de auxiliar suas pacientes por meio da conscientização.

Sabemos que no país, mesmo com o acesso à internet para a maior parte das pessoas, não são muito vistas campanhas sobre a importância dos cuidados com a saúde. Tirando campanhas específicas como o Fevereiro Roxo e Laranja e o Outubro Rosa, não são muito comuns a divulgação de informações sobre a saúde da mulher.

Dessa forma, as profissionais da saúde são capazes de fazer com que suas pacientes tenham acesso a essas informações. Para doenças como o lúpus, o câncer de colo de mama e de útero, o diagnóstico precoce é essencial para garantir um tratamento eficaz.

Esse cenário só é possível com a conscientização da população feminina sobre as doenças, o que acontece graças ao auxílio das profissionais da saúde.

A importância do empoderamento feminino

Imagem de mulheres no corredor de hospital

O empoderamento feminino é, de forma geral, a capacidade de uma mulher de estar no controle da própria vida. É muito mais do que segurar a bandeira do feminismo ou de lutar por alguma causa, é simplesmente o ato de fortalecer o papel da mulher na sociedade.

Por exemplo, o fato de as mulheres serem um destaque na área da saúde é um ato de empoderamento feminino. Por isso é tão importante a presença feminina em todas as áreas do conhecimento, simplesmente para abrir o caminho para outras mulheres que estavam com medo de tentar.

Aquela coisa de que tal profissão é para homem é uma coisa que ficou no passado, mas muitas mulheres ainda se sentem apreensivas por causa disso. Por meio do empoderamento feminino é possível garantir que as mulheres tenham mais visibilidade no mercado de trabalho, mesmo nessas profissões consideradas “de homens”.

Mas o empoderamento feminino não é algo que seja benéfico só no mercado de trabalho, mas também na vida privada das mulheres. Com o empoderamento feminino, as mulheres passam a enxergar a si mesmas como heroínas, capazes de mudar seu próprio destino, sem precisar de ajuda externa.

Além disso, as mulheres consideradas empoderadas, se sentem bem com seus corpos, porque a auto-estima é muito importante, principalmente para a saúde mental. Resumindo, o empoderamento é capaz de literalmente mudar a vida de uma mulher, garantindo uma melhor saúde, tanto mental como física.

O impacto positivo das mulheres na saúde para meninas e adolescentes

As profissionais da saúde têm um papel muito importante na vida de meninas e adolescentes. Esse impacto positivo vai muito além de apenas garantir um maior conforto durante as consultas.

A saúde do público feminino deve começar cedo, quando as meninas começam a entrar na fase da adolescência e o corpo começa a passar por várias mudanças. Dessa forma, as profissionais da saúde são essenciais para garantir que essas meninas se sintam o mais confortável possível para não criar possíveis traumas.

É muito comum casos de mulheres que deixam de ir ao médico por causa de coisas que aconteceram durante a infância. Por isso, essas meninas podem se sentir motivadas a continuar fazendo exames de rotina por saberem que serão atendidas por mulheres quando forem se consultar.

Além disso, ver tantas mulheres na área da saúde serve até mesmo como um incentivo para essas meninas. O exemplo das mulheres da saúde é um fator fundamental para que as próximas gerações de mulheres queiram estar na área da saúde.

Dessa forma, além de garantir um maior conforto durante as consultas de meninas e adolescentes, as mulheres da saúde ainda servem como um exemplo a ser seguido. Por isso é tão importante falar sobre as mulheres profissionais da saúde, pois elas são capazes de servir como inspiração para as próximas gerações de mulheres.

Agora você sabe um pouco mais sobre as mulheres profissionais da saúde e da importância delas para o público feminino. Além de garantir um maior conforto durante as consultas, as profissionais da saúde são essenciais para garantir uma maior conscientização sobre doenças que atingem as mulheres.

O papel das profissionais da saúde se mostra ainda mais necessário para dar apoio à vítimas de violência doméstica, já que essa é uma realidade muito comum no país. Por meio desse apoio, as vítimas se sentem seguras o suficiente para fazer uma denuncia e procurar ajuda profissional.

Por isso, é importante ser grato a todas essas mulheres que estão na linha de frente em todas as situações, servindo como escudo para vítimas de violência doméstica. Então é muito importante que todo o corpo médico se dedique a dar mais credibilidade e visibilidade para essas mulheres incríveis.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Home Care: O que é e como funciona este serviço?

Próximo artigo

Por que tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19? Entenda como elas atuam

Posts relacionados