Novembro azul: mês de alerta para a saúde masculina

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem, e é por isso que levantamos aqui a bandeira de prevenção do Novembro Azul.

Novembro Azul: o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem, e é por isso que levantamos aqui a bandeira de prevenção do Novembro Azul.

Anualmente a campanha tem o objetivo de informar a população sobre o que é a doença e como se prevenir do câncer de próstata. Um dos motivos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem suas consultas em dia no urologista. Somente este especialista é capaz de realizar uma avaliação clínica individual sobre o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.

Você sabia que o câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem, sendo a segunda maior causa de morte por câncer na população masculina? No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença – em 2013 mais de 13 mil homens morreram.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: um toque que salva vidas

De acordo com médicos especialistas, a principal forma de prevenção do câncer de próstata ainda é com a detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata são fundamentais.

Por isso, seja um bigode de responsa e previna-se!

Pratique atividades físicas, tenha uma alimentação saudável e balanceada, e faça exames regularmente. Se você tem mais de 50 anos consulte um urologista com frequência. Pessoas com a pele de cor negra ou que tenha parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata, o indicado é que a avaliação seja iniciada aos 45 anos.

 

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida e Inca

Total
0
Shares
Artigo anterior

Dia 14 de novembro é o dia mundial destinado a conscientização do Diabetes, mas o que é o Diabetes?

Próximo artigo

Como lidar com a Incontinência Urinária?

Posts relacionados