Novembro Azul: o que é e como fazer a prevenção

No mês de novembro é celebrada a prevenção contra o câncer de próstata, uma iniciativa de grande importância para promover a saúde do homem no Brasil.

O câncer de próstata é sério e pode ter maior chance de cura quando descoberto no início. Por isso, para cuidar melhor da saúde e se inteirar de um assunto tão importante, acompanhe mais informações a seguir: boa leitura!

O que é e qual a função da próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do órgão reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e próxima do reto. A sua função principal é produzir o sêmen, algo importantíssimo para a fertilidade do homem.

Infelizmente, grande parte dos homens ainda possuem certa resistência quanto à prevenção e busca pela saúde como um todo, o que dificulta o diagnóstico precoce da doença.

Como prevenir

O câncer de próstata é o sexto mais frequente no mundo, sendo também o mais mortal. A cada 6 homens, a probabilidade é que 1 venha a sofrer com o problema. Os casos mais frequentes acontecem em homens na faixa etária de 65 anos.

O ideal é manter uma boa qualidade de vida, controlando o peso, a alimentação, a prática de exercícios físicos e evitando o cigarro e bebidas alcoólicas, que são fatores de risco que podem desencadear a doença.

Exames

O exame de toque, que é o mais conhecido precisa ser feito a partir de 50 anos, ou 40 anos para pessoas que já têm o histórico da doença na família.

Existem três exames que podem ser feitos para prevenir e diagnosticar o câncer de próstata:

1-Exame de sangue (PSA)

Trata-se de um exame de sangue para analisar as moléculas que são produzidas pela próstata. Caso o resultado seja acima de 4,0 ng/mL, pode indicar alguns problemas, tais como:

  • Infecção ou inflamação da glândula prostática (prostatite)
  • Hiperplasia prostática benigna
  • Câncer de próstata

Para realizar esse exame, recomenda-se que o homem se abstenha de relações sexuais pelo menos três dias antes do mesmo.

2-Exame de toque retal

Trata-se do exame de toque feito pelo médico no consultório, em que ele apalpa a próstata como o dedo no reto do paciente. O objetivo é encontrar alguma anormalidade, alteração ou sensação de próstata endurecida e inchada.

Geralmente, o exame não causa nenhuma dor, apenas um pouco de desconforto e tende a ser bem rápido. O ideal é que o paciente esvazie o intestino um dia antes para facilitar a realização do exame.

O exame de sangue e o de toque serve também para auxiliar o médico a completar o diagnóstico, se é o câncer de próstata ou não.

3-Biópsia da próstata

Esse exame é realizado apenas quando o médico tem a suspeita de câncer de próstata. Trata-se de retirar pequenos tecidos da próstata e enviar para análise laboratorial.

O exame é feito com o auxílio de um ultrassom, depois aplica-se uma leve anestesia no local e retira-se um pedaço da amostra. Caso seja confirmado o diagnóstico, o médico irá encaminhar os exames, fazer o diagnóstico e tratamento.

Principais sintomas do câncer de próstata

Imagem de laço azul – símbolo da Campanha de prevenção ao Câncer de Próstata

Mencionaremos os principais sintomas do câncer de próstata, mas, sem deixar de lado a importância de consultar um médico profissional para descartar ou confirmar o diagnóstico baseado em exames precisos:

  • Dor para urinar;
  • Necessidade de urinar constantemente;
  • Sensação de que a bexiga ainda está cheia;
  • Dor na lombar ou na pélvis;
  • Disfunção erétil persistente;
  • Dor para ejacular;
  • Presença de sangue ou urina no esperma;
  • Pequenos sangramentos pela uretra;
  • Dores corporais intensas;
  • Insuficiência renal;
  • Urina que sai em gotas ou em grandes jatos.

Os homens precisam ficar atentos aos sintomas, bem como na duração deles e outras complicações que possam estar acontecendo. Vale lembrar que somente um médico entra com o tratamento adequado e faz o diagnóstico de forma certeira sobre o caso.

Como o Novembro Azul surgiu?

O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália, quando vários homens se uniram e deixaram o bigode crescer com o fim de chamar a atenção de maneira criativa para os cuidados da saúde masculina.

A partir dessa iniciativa, foi criada a Movember Foundation por cerca de 30 homens, uma organização (sem fins lucrativos) que tem como objetivo arrecadar recursos para a pesquisa e tratamento do câncer de próstata e outras doenças que comprometem a saúde dos homens.

Desde então, mais de 580 milhões de dólares foram arrecadados para promover e engajar cerca de 770 projetos para a promoção e prevenção das doenças masculinas.

Engajamento do campanha e movimentação no Brasil

A palavra Movember é um termo que vem do inglês, a partir da união de duas palavras: moustache (bigode) e november (novembro).

A campanha começou então a ganhar força em mais 20 países, incluindo o Brasil, aumentando a divulgação de informações sobre o câncer de próstata, bem como as medidas para a prevenção da doença.

Originalmente, os homens devem deixar o bigode crescer durante a campanha e as mulheres usam roupas azuis para ajudar no engajamento do processo. O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é em 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul ganhou força em 2008 através da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e do Instituto Lado a Lado pela Vida. Entre outras ações, as instituições promovem exames de próstata gratuitos, bem como palestras e iniciativas que levam as informações corretas aos homens.

Quanto mais as pessoas se informam sobre as doenças e as formas de prevenção, fica mais fácil tomar atitudes que promovam a saúde entre a população.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de conteúdos de valor e que promovam a saúde e bem-estar.

Total
0
Shares
Artigo anterior

É possível determinar se uma empresa é boa opção de parceria de negócios?

Próximo artigo

Doação de sangue: um processo seguro que salva vidas

Posts relacionados