Os pets também têm calendário de vacinação? Saiba como vacinar no tempo certo

A questão da vacinação para animais de estimação gera dúvidas em muitas pessoas. Afinal, as datas às vezes são confusas ou acabam deixadas de lado, pois tem quem ache que não são tão importantes. Desse modo, entenda como proteger seu pet do jeito certo.

A importância da vacinação para pets

Todo cuidador busca dar o melhor para o seu animal de estimação, pois eles são como membros da família. Nesse sentido, é essencial ficar de olho na sua saúde e bem-estar. Por isso, as vacinas são primordiais e devem estar sempre em dia.

Vacinar não só protege o animal, como evita dele passar doenças para outras pessoas da casa. São vários tipos de vacinas, por exemplo, algumas só se aplicam uma vez e outras precisam de reforço. Alguns dos motivos para manter cães e gatos vacinados são:

  • Maior expectativa de vida;
  • Poder conviver com outros animais;
  • Mais segurança para as pessoas da família;
  • Liberdade para visitar parques e passear.

Além disso, vale ressaltar que é essencial proteger contra a raiva, pois é uma doença que passa para outros animais. Ainda mais, pode ser letal para seres humanos. Então, é importante cumprir com o seu dever.

Existe calendário vacinal para pets?

Nos dias de hoje não existe um calendário oficial e legal para se seguir, mas existe um regulamento. Por exemplo, a primeira vacina se aplica com 45 dias de vida em cachorros e a cada um mês recebe reforço. Assim, o veterinário é a pessoa que saberá orientar.

Caderneta de vacinação

É comum que ao tomar a primeira dose, o pet receba uma caderneta do médico para marcar as próximas. No entanto, também é possível fazer uma em casa de modo fácil. Desse modo, fica fácil de se programar para as outras doses e não esquecer nenhuma.

Por onde começar a vacinação para cães?

Para vacinar o seu cão, é importante consultar uma clínica veterinária para saber por onde começar. Uma das primeiras e mais essenciais é a V8, pois protege de vários problemas como cinomose, coronavirose e hepatite infecciosa. No total, abrange 7 doenças.

Além disso, existe a V10 e a antirrábica, que também abrangem vírus e bactérias mais comuns e graves. Elas são vacinas que englobam uma maior quantidade de problemas.

Quando aplicar a primeira dose?

O início da vacinação começa a partir dos 45 dias, enquanto ainda é filhote, com a V8 ou V10. Então, após isso será preciso 3 ou 4 doses de reforço, a cada mês. Já para a raiva, só toma após completar 4 meses de vida.

Vacinas opcionais para cachorros

Existem outras opções de vacinas que não são tão essenciais para todos os cachorros. Porém, é bom analisar pois vai depender se o seu pet faz parte de um grupo de risco ou se sai bastante. Por exemplo, se ele convive com muitos animais, pode ser importante.

Nesses casos, há vacinas para a tosse canina, Leishmaniose e Giárdia. A princípio, a de Giardia previne sintomas graves do parasita e evita que outros bichinhos peguem a doença.  Desse modo, a indicação para cães sensíveis ou que encontram outros com frequência.

Como funciona a vacinação de gatos

Imagem de veterinária examinando gato

Para quem é dono de gato, os vírus e as precauções para evitá-los mudam totalmente. Para os felinos, as doenças mais perigosas são a FIV e Felv felina, que prejudicam muito o seu bem-estar. Por isso, é essencial cumprir com todas as doses da sua vacina.

Sua vacinação também pode ser feita a partir dos 45 dias de vida, a mais comum é a vacina V3. No entanto, existem opções mais completas, como a V4 e V5. Portanto, tudo vai depender da indicação médica e escolha do dono. Ainda mais, elas são feitas em 3 doses.

Atenção a saúde dos gatos

Como os gatos costumam sair bastante e caçar outros bichos e insetos, a sua imunidade tem que ser boa. Desse modo, não dá para deixar a vacinação atrasada, pois é fácil deles adquirirem alguma doença pelo seu estilo de vida.

Foto: Os gatos podem ser vacinados a partir dos 45 dias de vida.

Vacina de raiva para felinos

A raiva também pode acontecer nos bichanos e pode levar até a morte ou transmitir para seus donos. Para isso, existe uma vacina especial para o problema e deve ser aplicada, mais ou menos, com 4 meses. Assim como as outras, é essencial para a saúde.

Vale ressaltar que deve repetir a dose a cada ano, porque a imunidade não dura por longo tempo. A maioria das vacinas de gatos funciona assim, então, deve ficar de olho para sempre renová-las todo ano.

Organize o calendário vacinal do seu pet

Com a ajuda de um veterinário, é possível organizar o calendário pessoal do seu pet, de acordo com o que ele precisa. Portanto, mesmo sem existir ainda uma regra oficial para isso, você consegue criar uma tabela especial para o seu bichinho.

Fique de olho nas datas

As normas para cachorros e gatos variam, mas de modo geral, deve-se buscar vacinar após os 45 dias de vida. Além disso, para filhotes é importante ficar atento pois, de modo geral, há mais de uma dose a aplicar. Por isso, é preciso se programar para não perder nenhuma.

Foto: É importante organizar o calendário de vacinas do seu pet para não se perder.

O que fazer caso atrase a vacinação?

É comum acontecer imprevistos e a vacinação não ser feita no dia exato. Porém, nesses casos, é importante levar o pet assim que puder. Caso o atraso seja de alguns dias, não terá grandes problemas.

Caso o atraso seja de meses, isso pode ser ruim para o animal. Afinal, passou todo esse tempo exposto a vírus e bactérias. Mas, mesmo assim, a indicação é levar ao médico e ver qual a melhor decisão a se tomar.

Vacinar seu pet é uma forma de cuidado

A vacinação é muito importante para cuidar da vida do seu bichinho, como também de outros que convivem junto. Afinal, é o meio mais seguro para evitar doenças perigosas e contagiosas. Portanto, é dever de cada cuidador cumprir com o que é essencial.

Com a ajuda de uma caderneta fica fácil organizar e saber quais doses faltam para o pet e quando levar. Assim, ele terá uma vida mais tranquila e poderá passear e brincar livremente. Por isso, vale a pena ficar de olho na vacinação.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Síndrome do Burnout: como identificar e tratar

Próximo artigo

É possível aumentar sua imunidade no inverno com vitaminas, veja quais

Posts relacionados