Perguntas e respostas sobre a Febre Amarela

Conheça a importância epidemiológica e a sua gravidade clínica que está sendo disseminada em áreas urbanas infestadas pelo Aedes aegypti.

Diagnosticado que o indivíduo contraiu febre amarela, que é uma doença infecciosa que causa febre aguda através do vírus de tipo arbovírus encontrado na família Flavivirida. A picada dos mosquitos transmissores infectados dissemina a transmissão da doença em áreas urbanas e silvestres aos indivíduos que não estiverem devidamente imunizados com a prevenção correta, que é feita através de vacina.

febre amarela
Mosquito Aedes Aegypti

O vírus da febre amarela contém dois tipos de ciclos epidemiológicos, sendo distintos em urbano e silvestre. No urbano, o homem é o único possível hospedeiro do vírus, transmitido através da picada do Aedes Aegypti infectado, o mesmo mosquito da dengue, ou seja, não é possível que o vírus passe de pessoa para pessoa. No ciclo silvestre, a febre amarela transmitida pelo mosquito do gênero Haemagogus e Sabethes, encontrado em hospedeiros primatas e não urbanos, como os macacos, por exemplo, que têm hábitos estritamente silvestres, de contato único com a natureza dentro da mata. De acordo com pesquisas publicadas pelo Ministério da Saúde, os ciclos urbanos e silvestres são os mesmos e o tipo de contaminação acontece da mesma maneira, com a picada do mosquito. Deve-se atentar-se à prevenção já que o tratamento é assintomático, ou seja, indica-se repouso e reposição líquida nas formas menos graves, com cuidadosa assistência ao paciente que contraiu a doença. Sobre os casos que diagnostica a febre amarela tardia ou a demora na procura de assistência médica, corre-se o risco de hospitalização com cuidados intensivos podendo ocasionar complicações hemorrágicas com agravamento do quadro clínico até o risco de óbito.

Selecionamos algumas perguntas e respostas de acordo com a literatura para que as dúvidas sobre a febre amarela sejam sanadas de maneira eficaz e preventiva.

Como posso evitar a febre amarela?

A única maneira de evitar a febre amarela é por meio da vacinação, que está disponível durante todo o ano nas unidades básicas de saúde de forma gratuita ou na rede particular.

Para os viajantes que querem se aventurar ou pretendem visitar áreas de risco, a vacina deve ser aplicada. De acordo com o calendário, ela pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade e tem a validade de 10 anos até o próximo reforço.

testes-interteck-bn

Existe alguma época do ano em que a febre amarela acentua o risco de contaminação?

Alguns estudos comprovaram que o período de maior risco de contaminação acontece entre dezembro e maio, pois a população de mosquitos é favorecida pelo clima, o que acelera a disseminação do vírus.

Como saber quais são os locais de risco onde é mais provável contrair a febre amarela?

Pode-se contrair febre amarela tanto em âmbito nacional como internacional, portanto, deve-se ficar atento às áreas de risco. Na figura a seguir, é possível detectar no Brasil quais são as regiões com mata e de maior risco de contaminação, que fazem a recomendação da vacina, e as áreas sem risco e sem recomendação.

mapa
Áreas de risco no Brasil

É possível contrair a febre amarela silvestre?

Não. A febre amarela silvestre não pode ser transmitida de animais primatas não urbanos para pessoas.

Quais os sintomas da febre amarela?

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dores de cabeça intensas, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período sem sintomas que dura de algumas horas a um dia e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer de acordo com Ministério da Saúde.

Após a picada do mosquito com o vírus da febre amarela, em quanto tempo os sintomas da doença aparecem?

Eles aparecem entre o período de três a seis dias após o indivíduo contrair a doença.

O que se deve fazer quando surgem os sintomas de febre amarela?

É indicado, o quanto antes, procurar uma unidade de saúde mais próxima para um diagnóstico prévio e certeiro. Lembrando que Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.
Se tomar a vacina antes de qualquer viagem para as áreas de risco e detectou sintomas parecidos, informe a data da aplicação da vacina para maior controle na investigação e na facilidade de detecção do diagnóstico.

 

Referências bibiográficas:
Bio-Manguinhos/Fiocruz 2014, Ministério da Saúde

Imagens: Divulgação

 


Total
0
Shares
Artigo anterior

O que fazer - e não fazer - quando se está com gripe ou resfriado

Próximo artigo

A razão pela qual gostamos tanto de comer chocolate

Posts relacionados