Setembro Amarelo: como estimular a Saúde Mental?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. São mais de 18 milhões de pessoas que sofrem com esse tipo de problema. Então, ter a iniciativa para se cuidar melhor nesse aspecto é crucial para evitar essas condições.

O que fazer para melhorar a saúde mental?

De modo geral, há vários hábitos que você pode adotar para manter sua saúde mental em dia. Por exemplo, uma forma bem útil de fazer isso é melhorar sua dieta. Afinal, muitos alimentos possuem nutrientes que melhoram as funções cerebrais.

Outra ideia que faz total diferença nessa questão é dormir bem para regenerar seu sistema. Isso sem falar na prática de exercícios, que podem ajudar tanto na saúde física quanto mental.

A terapia como sua aliada

Um dos caminhos mais efetivos para cuidar desse aspecto é fazer terapia com um profissional. Antes de mais nada, é um jeito de abrir a mente e melhorar o seu autoconhecimento. Além disso, outros benefícios são:

  • Conviver melhor com os seus medos;
  • Ser cada vez mais independente;
  • Cultivar relacionamentos mais saudáveis;
  • Melhorar a sua autoconfiança.

Vale dizer que essas vantagens não aparecem só na sua vida pessoal, como também na carreira. Assim, é uma medida que pode ajudar qualquer um a lidar melhor com os próprios sentimentos.

Dicas de prevenção para ter uma boa saúde mental

Ainda que seja mais fácil falar do que fazer, a busca por ideias nunca é ruim. Portanto, veja algumas dicas para te ajudar a se prevenir e evitar problemas relacionados com sua saúde mental:

  • Tente manter contato com a natureza;
  • Faça coisas que lhe dêem prazer;
  • Desenvolva mais o seu amor próprio;
  • Ajude o próximo de alguma forma.

De modo geral, a saúde mental é uma questão bem delicada. Dito isso, é importante entender que cada pessoa se sente melhor de um jeito. Dessa forma, o mais indicado é ver com quais dessas dicas você se identifica para aplicá-las no seu dia a dia.

Como a pandemia afetou a saúde mental das pessoas?

O impacto que a pandemia gerada pelo Coronavírus causa é inegável. Nesse sentido, nenhum setor ficou ileso e muitos ainda estão lidando com as consequências.

Para se ter uma noção, a OMS descobriu que a situação impediu ou interrompeu mais de 93% serviços críticos de saúde mental no mundo todo. A situação fica ainda mais grave ao entender que a demanda nessa categoria aumentou muito.

Formas de se preservar e recuperar a saúde mental

Devido ao fato desse impacto ter sido tão grande, passou a ser ainda mais necessário cuidar da saúde física e mental. Assim, quem estiver com dificuldades pode tentar algumas soluções para aliviar seus problemas. Confira essas dicas:

  • Não se esqueça de descansar bem;
  • Converse com pessoas que gosta, como amigos e parentes;
  • Não faça uso de remédios para reduzir o estresse, a menos que haja prescrição médica;
  • Lembre-se de ter um tempo para si mesmo.

Vale lembrar que essas medidas podem parecer que não funcionam em um primeiro momento. No entanto, com o tempo você vai notar que pode lidar melhor com situações que antes te deixavam mais estressado.

Os remédios sem orientação médica não são boas opções para cuidar da mente

 

Por que é importante cuidar de si próprio?

Cuidar de si mesmo parece óbvio, mas muita gente esquece de fazer isso na prática. Dessa forma, as pessoas acumulam estresse, se alimentam mal e se tornam sedentárias. Como resultado, não conseguem ajudar quem mais gostam por estarem doentes.

Isso quer dizer que essa ação também é algo que impacta em cuidar do próximo. De fato, adquirir hábitos que façam melhor ao corpo e à mente pode ser difícil, em especial em quadros de ansiedade e depressão.

Menores riscos

O grande benefício de tratar melhor da própria saúde é prevenir doenças. Mas, se acha que só as físicas podem te afetar, está muito enganado. A razão disso é que há muitos problemas ligados a saúde mental, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Transtorno Bipolar;
  • Esquizofrenia;
  • TOC;
  • Estresse pós-traumático.

Estes são apenas alguns exemplos de problemas que afetam muitos brasileiros nos dias atuais. Portanto, atos simples como fazer atividades físicas e comer melhor pode sim reduzir os impactos negativos dessas doenças.

Abrir mão da tecnologia para cuidar da saúde não é ruim

Hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas que trabalham com tecnologia. Então, abrir mão por completo de todo esse universo pode ser muito difícil. Ainda assim, tirar uma folga de vez em quando não vai te fazer mal.

As redes sociais prejudicam a saúde mental?

Não dá para negar que há risco das redes sociais prejudicarem a saúde mental dos usuários. A princípio, as postagens tendem a reforçar padrões estéticos de beleza e até de vida.

Elas também potencializam o narcisismo e podem incentivar o consumismo de quem está na rede. Portanto, uma folga desses ambientes virtuais pode ser vantajosa para quem se sente desconfortável.

Como se organizar melhor para cuidar da saúde mental?

Algumas atitudes comuns que afetam negativamente a saúde mental se relacionam com a desorganização. Dessa maneira, o ideal é tentar mudar isso e se organizar mesmo após dias cansativos.

Os impactos de ser mais organizado

De modo geral, as pessoas querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou tudo de uma vez. Pois bem, o caminho não é esse e os benefícios em ser mais organizado incluem menos estresse, maior disciplina e mais produtividade.

Mais qualidade no sono e relações melhores

Caso não saiba, se organizar te faz dormir melhor e ainda te deixa mais relaxado. Além disso, simples atos como arrumar a cama podem te dar motivação para seguir com as tarefas do dia.

Evite deixar tudo para depois pela sua saúde mental

Um outro erro comum de acontecer é o ato de procrastinar, que interfere na ansiedade. Isso porque tudo o que acontece é apenas um pequeno alívio naquele momento. Como resultado, a pessoa se sente frustrada e passa a se cobrar mais.

O que fazer para deixar de procrastinar?

A disciplina é o melhor caminho para não deixar mais nada para fazer depois. Dessa forma, o ideal é criar uma lista de tarefas para executar durante o dia. Do mesmo modo, outras ações úteis são:

  • Defina metas e um tempo limite para fazê-las;
  • Foque no que é mais fácil de resolver antes;
  • Realize uma atividade por vez.

Pode-se dizer que esse é um ponto de partida para deixar esse hábito viciante. Além disso, a dica final é tentar evitar qualquer tipo de distração. Para isso, algo que pode funcionar é ficar em um ambiente confortável e sem estímulos.

O cuidado com a saúde mental é essencial para viver bem

Como foi possível, a saúde mental tem grande influência em vários aspectos da vida. Dessa forma, o ato de cuidar dela pode ser benéfico em suas relações e no trabalho.

Vale lembrar que nenhuma dica aqui substitui a necessidade de procurar ajuda profissional com um psicólogo ou psiquiatra.

Não deixe de lado as coisas que te fazem felizes no dia, elas são combustíveis na hora de garantir um bem-estar e qualidade de vida. Por fim, o Setembro Amarelo é um período que gera discussões sobre esse tema, mas é preciso ir além e falar sobre isso o ano inteiro.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Aprenda a diferença entre rinite e sinusite

Próximo artigo

Coração, o mês setembro vermelho visa conscientizar os cuidados com esse órgão

Posts relacionados