Testes de Covid: quando fazer e como escolher entre os tipos disponíveis?

Os testes de Covid hoje já estão disponíveis de forma ampla tanto na rede pública de saúde quanto na particular. Mas saiba que há diferentes tipos de testagem, por isso saiba onde e quando buscar cada uma delas.

Quais os tipos de testes de Covid?

Há uma grande variedade de opções no mercado, que são indicadas de acordo com o tempo de infecção. Então, veja na sequência quais são as mais comuns e como é o processo de detecção.

RT-PCR

Este é tido como o teste padrão ouro, ou seja, o mais confiável em termos de precisão, que chega a 90%. Ele identifica o material genético do vírus por meio de uma amostra coletada em swab, um instrumento parecido com um cotonete.

O ideal é fazer o exame na primeira semana dos sintomas, pois nesse período a carga viral é maior. Ainda, o resultado pode sair em no máximo dois dias, bem como tem cobertura pelos planos de saúde mediante pedido do médico.

Sorológico

A partir do sangue do paciente, esse teste detecta a presença de anticorpos para o Sars-Cov-2. Desse modo, ele pode determinar quem já teve contato com a doença, mas não é efetivo para diagnóstico durante a infecção.

Quando feito no início dos sintomas, ele pode indicar um falso negativo porque o número de anticorpos ainda não é expressivo.

Entre os testes de Covid, o sorológico analisa a presença de anticorpos no sangue do paciente

Como funciona o teste rápido?

Esse tipo de teste usa uma amostra de sangue coletada da ponta dos dedos sobre um reagente, que indica a presença do vírus. Por isso, ele não requer equipamentos muito complexos, e dá o resultado em poucos minutos.

Com uma precisão menor se comparada com os demais testes de Covid no mercado, ele ainda é uma boa opção para a testagem em massa. Assim, os gestores de saúde podem definir políticas de controle da transmissão.

Autorizado pela Anvisa

O teste rápido já foi aprovado para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pode ser comprado em farmácias. No entanto, ele não tem cobertura pelos planos de saúde.

Autoteste

Nesse caso, como o nome sugere, a própria pessoa pode fazer o teste. O kit é composto por um swab, um cartão de detecção e um frasco de reagente. Para realizar o exame, basta seguir alguns passos simples:

  • Retire os itens da embalagem com cuidado;
  • Apoie o cartão teste em um local plano;
  • Insira o swab até 2,5 cm na narina e gire por 10 vezes;
  • Após, coloque o bastão no tubo com o líquido e faça movimentos circulares;
  • Feche o tubo com a tampa gotejadora;
  • Aplique 4 gotas da solução no local indicado do cartão;
  • Espere o tempo de reação de 15 minutos;
  • Veja o resultado, conforme indicação na embalagem.

O autoteste não serve como atestado médico, ou seja, serve apenas para uma pré-triagem. Assim, em caso de resultado positivo, é importante manter o isolamento e procurar um médico caso haja piora do quadro.

Como é o processo de autorização para uso dos testes de Covid?

Os testes de Covid só entram no mercado para uso após o aval da Anvisa. Nesse sentido, para que a agência autorize um teste, a empresa deve apresentar uma série de documentos sobre o produto.

Dentre os itens que precisam constar no pedido de registro, estão estudos clínicos sobre a eficácia do produto. Além disso, certificados de autorização de funcionamento da empresa, bem como de boas práticas em fabricação.

Em que situações é indicado fazer os testes de Covid?

Os testes de Covid podem ser indicados por um médico ou por iniciativa do paciente. A forma mais clara é no caso de apresentar sintomas da doença, tais como:

  • Febre;
  • Dor de cabeça e musculares;
  • Cansaço excessivo;
  • Diarreia;
  • Perda do olfato e paladar.

No caso de saber que alguém próximo testou positivo, o ideal também é fazer o teste mesmo que esteja sem sintomas. Nesse caso, é preciso observar o período de incubação do vírus, que leva cerca de 6 dias para manifestar os sinais da doença.

Qual a melhor opção entre os testes de Covid?

Para saber qual dos testes de Covid escolher, é preciso ter uma noção da data de início dos sintomas. Afinal, mesmo que o RT-PCR seja o exame com maior precisão, ele pode ser menos efetivo após o sétimo dia de infecção.

Já o autoteste e o rápido, ainda que menos precisos, são bons auxiliares para evitar que pessoas infectadas saiam e espalhem o vírus. Isso porque, são mais acessíveis e permitem uma resposta rápida.

Depois de quantos dias é ideal fazer os testes de Covid?

Caso a pessoa apresente sintomas de Covid, o mais indicado é fazer o teste entre o 3º e o 7º dia. Isso porque, durante esse período, a carga viral no sistema está no nível mais alto, o que facilita a detecção.

Fazer o teste antes do 3º dia ou após o 7º pode gerar resultados falsos negativos. Desse modo, nesses casos, se houver persistência dos sintomas, o ideal é repeti-lo como contraprova.

Testes de anticorpos

Para os testes de sorologia que detectam a resposta do sistema imune, o melhor período é entre 7 e 11 dias após início dos sintomas. No entanto, como cada organismo é diferente, pode haver casos não identificados.

Onde fazer os testes de Covid?

Nos casos dos testes RT-PCR e sorológico em geral são feitos em ambiente hospitalar, ou em laboratórios. Desse modo, o médico que atende o paciente pode fazer o pedido para o exame mais indicado em cada situação.

Os planos de saúde devem cobrir os custos com o teste de Covid, desde que haja prescrição médica. Ainda que o paciente pague pelo teste, pode pedir o reembolso para a operadora depois.

Testes rápidos

Já os testes rápidos podem ser feitos em farmácias, bem como estão disponíveis em algumas unidades da rede pública. Também em aeroportos há locais para fazer o exame, uma vez que em alguns países esse é um requisito para entrada.

O autoteste, por fim, também pode ser adquirido em farmácias e feito em casa. No entanto, como não vale para se afastar do trabalho em caso positivo é preciso fazer uma nova testagem.

 Acesse o Portal Bunzl Saúde

Siga nossas redes sociais
   /bunlzsaude

Total
0
Shares
Artigo anterior

Você sabia que existem diferentes perfis de compradores? Qual é o seu?

Próximo artigo

A varíola dos macacos é transmissível, quais os riscos?

Posts relacionados