Menu

Produtos para saúde com estética para clínicas veterinárias

12/05/22

Qualidade é tudo no mercado de pets

Cada vez mais pessoas encontram na estética animal uma maneira de proporcionar o bem-estar do seu pet, seja um cachorro, gato, coelho de estimação, entre outros. A tecnologia e a inovação chegaram com força nesse setor e garantem não apenas a beleza, mas a saúde dos bichinhos.

Entre os serviços prestados na área de estética estão banho, tosa, hidratação, entre outros procedimentos. Quando realizado regularmente e de forma correta, o tratamento estético pode prevenir diversas doenças na pele e na pelagem do animal.

Entre as doenças evitadas pelo cuidado estão:

  • queda excessiva de pelos;
  • infecções;
  • descamações;
  • mau cheiro;
  • problemas nos coxins das patas;
  • infecções de ouvido;
  • mau hálito;
  • e problemas que podem passar despercebidos.

O banho, recomendado a cada 15 dias para cães e uma vez ao mês para os gatos, ajuda não apenas a deixá-los com boa aparência, mas também a eliminar pelos mortos e sujeiras acumuladas que podem ser nocivas inclusive para os seres humanos.

Vários tipos de banhos

Imagem de gato com touca de banho

Há várias técnicas estéticas disponíveis no mercado. Só para se ter uma ideia, há pelo menos 4 tipos de banhos para tratar os animais. Entre esses estão:

  • Banho simples: Esse é uma boa opção para os pets não habituados ao processo. É rápido e eficaz, servindo para costumar o animal.
  • Banho a seco: É recomendado para manutenção da higiene. Nesse tipo de banho não há uso de água e é à base de um fluído desembaraçador de pelos.
  • Banho hipoalergênico: Recomendado para a higienização quando não é possível dar o banho tradicional. Nesse caso, a técnica é indicada em animais com alergias, que tenham pouco tempo de vida ou quando o pet está debilitado.
  • Banho com hidratação: Neste tipo de banho há a reposição de água e nutrientes à pelagem, comprometida ao longo do tempo pela exposição ao sol. Com a hidratação, o animal fica com os pelos mais saudáveis.

Mercado favorecido

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que havia mais de 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos nos lares dos brasileiros, em 2021. Esse número é muito favorável à expansão do mercado pet. Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil é o terceiro país no ranking de maior população de animais de estimação no mundo.

Com o crescimento constante na população de animais domésticos, todos os serviços voltados para os bichinhos ganham bastante, como clínicas veterinárias, lojas de alimentos e produtos animais, hotéis e creches para os pets.

É um mercado promissor e que sempre traz novidades.

Estimativas para 2022 no mercado pet

O Instituto Pet Brasil (IPB) estima que em 2022, o mercado Pet deva faturar cerca de R$ 46,5 bilhões. O valor é impressionante, mas já era esperado pelo setor. Isso porque os brasileiros estão cuidando mais dos seus bichinhos. Além disso, estamos entre as nações com a maior população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

A tendência no aumento do lucro do setor veterinário tem muito a ver com o fato de os brasileiros tratarem os seus bichinhos como se fossem pessoas. Isso traz muitas oportunidades, principalmente no que diz respeito à estética vets. Essa expansão tende a atingir tanto o mercado físico quanto o e-commerce.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcomm), somente em 2020 o mercado de produtos pets movimentou cerca de R$ 2 bilhões. O detalhe é que esse setor não tem muita afinidade com o comércio eletrônico, sendo uma modalidade pouco comum nas vendas online. O crescimento se deu por conta da pandemia e agora permanece forte.

Produtos e equipamentos para tratar os pets

Quem tem clínica veterinária ou de estética animal sabe o quanto é importante adquirir materiais e equipamentos de qualidade para prestar um bom serviço e cuidar da saúde dos pets.

Além disso, com clientes cada vez mais exigentes, é imprescindível que tudo esteja em ótimo estado e que proporcione segurança e cuidado. O setor de saúde de cães, gatos e outros animais oferece uma variedade de produtos, mas é importante escolher aqueles que sejam certificados.

Caso uma clínica veterinária use materiais sem certificação, ela estará colocando em risco a saúde do pet. Isso é uma grande responsabilidade e os clientes podem acionar delegacias e órgãos de direito do consumidor caso algo ocorra para prejudicar o seu bichinho.

Não caia em armadilhas

Para não cair em armadilhas e comprar gato por lebre, o melhor é procurar um fornecedor de produtos para saúde e estética animal com referência no mercado. A empresa Bunzl Saúde fornece equipamentos e insumos certificados por órgãos nacionais e internacionais, garantindo a segurança que a sua clínica e os seus clientes precisam.

Afinal, assim como os seres humanos, os animais precisam ser bem tratados e terem à disposição os melhores serviços de saúde e estética.

- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Bunzl Saúde. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.