Você sabia que um bom comprador tem habilidades específicas? Confira

Com a evolução e facilidade em comprar pela internet, o perfil dos consumidores tem se adaptado com o tempo. O que eles desejam é ter mais vantagens e simplicidade no pagamento dos produtos ou serviços e um pós-venda rápido para resolver problemas, caso precisem.

Mas, afinal, como saber se uma pessoa é uma boa compradora? Isso é possível através de algumas habilidades específicas que citaremos neste artigo, especialmente os do setor de saúde. Boa leitura!

As habilidades de um bom comprador: descubra quais delas você já tem

Traremos a questão das compras para o setor médico, que é um dos mais dinâmicos do país. Um leque de possibilidades se abre nos quesitos: preços dos produtos, necessidade da compra, funcionalidade e a escolha do melhor fornecedor que suprirá a demanda desse setor.

Por isso, é necessário ter habilidades que culminem em uma boa compra, escolhendo fornecedores de confiança e condições de pagamento benéficas para ambas as partes. Vamos entender a seguir quais são essas habilidades de compra tão necessárias na rotina de trabalho diária:

Ética na negociação

Ao lidar com os fornecedores, ambas as partes precisam praticar a ética em todos os processos da compra, relatando principalmente:

  • As necessidades da compra;
  • O que se espera do produto;
  • Qual o orçamento ou budget determinado;
  • Formas e condições de pagamento.

Além disso, o tratamento das informações dos clientes precisa seguir as diretrizes da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), ou seja, essa relação de armazenamento de dados é exclusivamente para fins comerciais.

Pensar nos produtos de forma estratégica

Imagem de mulher segurando sacolas de compras

Quando há a necessidade de comprar materiais e insumos hospitalares para clínicas, consultórios, laboratórios e centros médicos, é necessário fazer uma lista de tudo o que precisa ser cotado e como esses produtos serão utilizados no dia a dia dos hospitais.

Por exemplo, em um hospital precisa-se de insumos de uso diário, tais como, seringas, medicamentos, produtos para realizar curativos, roupas de cama, alimentos, etc. Nesse sentido, ao comprar para cada setor específico, o profissional precisa considerar se:

  • As datas de validade estão pertinentes para uso a longo prazo;
  • O preço está condizente com o orçamento;
  • Esse fornecedor entrega dentro do prazo;
  • É necessário comprar esses produtos nesse momento.

Ter um bom relacionamento com os fornecedores

Em grandes, médias ou pequenas empresas da área da saúde, um dos critérios que se utilizam é se o fornecedor tem um bom preço, formas de pagamento acessíveis e entrega em dia.

Nesse sentido, o comprador precisa cultivar um bom relacionamento com todos os fornecedores que entrarem em contato para realizar cotações de compras e assim, escolher o que for mais pertinente no momento.

Isso significa principalmente deixar de lado a relação pessoal e tratar dos assuntos profissionais, mantendo a relação ética que mencionamos no começo.

Não esquecer da sustentabilidade

Os produtos hospitalares precisam ser descartados em local apropriado, justamente por ser tóxico e contaminável. E na hora de comprar os produtos, o comprador precisa se atentar para o material utilizado na fabricação e onde esses itens serão descartados após o uso, pensando na sustentabilidade.

Atentar-se para as tendências do mercado

Não basta se comportar apenas como um bom comprador, mas sim, se enxergar como um setor estratégico para adquirir insumos para o setor da saúde.

Se a tendência do mercado é adquirir produtos sustentáveis ou com maior durabilidade, esse é o caminho a ser seguido em todo o processo de compra.

Como desenvolver e cultivar as habilidades de um bom comprador?

Nenhum bom comprador nasce pronto, afinal, é no dia a dia que forjamos o nosso caráter e nos relacionamos com as pessoas para trocar experiências, informações, aprendizados e lições de vida.

Por isso, quando focamos em desenvolver habilidades, toda oportunidade é o momento certo de crescer na área. Vamos conferir as dicas para desenvolver essas habilidades?

Empatia

Trata-se de se colocar no lugar do outro, buscando entender suas dores, anseios e expectativas. A empatia é a principal soft skill de qualquer setor médico, já que lidamos com pessoas o tempo todo, com suas próprias preocupações, lições de vida e experiências.

Comunicação

Comunicar-se de forma assertiva é um grande desafio. Significa principalmente se fazer entender enquanto fala, de maneira que a linguagem saia sem ruídos e dupla interpretação. Novamente, isso é adquirido com a prática!

Proatividade

Pensar de forma dinâmica, buscar soluções para os problemas ao invés de culpados e trabalhar em prol de um bem maior, essa é a habilidade da proatividade. É não esperar que alguém diga o que fazer, mas sim, ter rapidez em agir com assertividade.

Disciplina

A disciplina vem pela constância em se fazer o que é certo todos os dias. Assim, em dias em que o cansaço aparece, é a disciplina que mantém a rotina e o fluxo de tarefas realizadas em qualquer setor de trabalho.

Aprendizado constante

Aprendemos um pouco todos os dias, seja conversando com alguém, assistindo TV, lendo um livro ou interagindo com uma criança. Essa abertura nos proporciona um crescimento intelectual sem limites!

Saber ouvir

Temos dois ouvidos e uma boca. Ouvindo mais, aprendemos mais, gera paciência e a calma de não tomar decisões precipitadas. Além disso, quem não gosta de ser ouvido (a), de ganhar atenção?

Quanto mais nos empenhamos para adquirir habilidades como essas, maior será o nosso crescimento pessoal e profissional, gerando resultados e impactos surpreendentes em nossa cidade, empresa, família e na sociedade.

Qual destas habilidades e soft skills você já tem ou gostaria de desenvolver? Reflita! Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse. Acesse também o nosso site para conhecer os produtos da área médica com qualidade, eficiência e durabilidade.

 

 

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