Website na área da saúde, o que precisa ter

Ter um site moderno e bem estruturado faz toda a diferença para as empresas, sejam pequenas ou grandes. Na área da saúde, por exemplo, o site é muito importante para gerar engajamento e profissionalismo.

Mas, para se ter o resultado esperado, é necessário criar um site responsivo e bem engajado para atrair mais clientes e usuários na internet. Neste artigo, vamos explicar melhor o que um website precisa ter para gerar bons resultados.

Como criar um site bem estruturado

Para começar, a área da saúde é vasta e cada profissional ou clínica possui um objetivo ao criar um site.

Por exemplo, um dermatologista necessita de um site clean e que apresente resultados positivos, com fotos de pessoas com a pele tratada, sem manchas ou rugas.

Para os profissionais da área de cardiologia, o site precisa apresentar pessoas saudáveis, fazendo exercícios, bem como um blog que dê dicas de saúde e como se prevenir das doenças cardiovasculares.

Basicamente, um site precisa ter elementos que transmitam todas as informações do cliente para o seu público-alvo de maneira clara, coerente, criativa e única.

O que o Conselho Federal de Medicina diz sobre a criação de sites para médicos

No caso dos médicos e profissionais da área da saúde, o Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de sites para publicidade, apenas para compartilhar informações para os pacientes, bem como dicas para ter uma vida mais saudável.

Confira a seguir o que o CFM proíbe nos sites dos médicos e clínicas da área da saúde:

  • As obrigatoriedades estão previstas na resolução n. º 1.974/11;
  • Utilizar fotos de pacientes, mesmo com o consentimento dos mesmos;
  • Usar chamadas sensacionalistas e que promovam venda de algo;
  • Promover anúncios que remetam aos equipamentos e procedimentos da própria clínica;
  • Emitir títulos e especializações que não foram registradas no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • É proibido usar termos sensacionalistas e apelativos para falar sobre produtos da área médica, tais como, o melhor, mais barato, único, mais eficiente, etc.;
  • Não é autorizado divulgar preços de consultas, procedimentos, incluindo formas de pagamento, promoções e descontos.

Elementos que o seu site precisa ter

Imagem de computador, notebook e tablet

Seguindo a linha do site responsivo e bem organizado, é necessário que alguns elementos sejam incluídos no processo:

  • Layout: as pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis, tais como smartphones e também por computadores e notebooks. Nesse sentido, é necessário que o site seja responsivo e carregue rapidamente se adaptando a qualquer tela.
  • Informações básicas e específicas: os usuários precisam saber quem o médico é através de informações como: número do CRM (Registro de Médico), nome completo, área de atuação, a qualificação e endereço do consultório.
  • Estrutura das páginas: o usuário precisa conseguir encontrar o que procura rapidamente em um site, por isso, o conteúdo precisa estar bem estruturado, tal como, uma aba para o blog, outra para entrar em contato com a clínica, etc.
  • Site com proposta clara: o usuário precisa saber exatamente do que se trata um site ao acessá-lo. No caso de sites para a área da saúde a página precisa ser informativa e clara aos pacientes e usuários.
  • Formas de contato: telefones atualizados, WhatsApp, e-mail, formulários de contato e endereços precisam ser atuais no website para que o usuário saiba exatamente como entrar em contato com a empresa.
  • Cores e visualização: usar as cores certas no website é a garantia de que a mensagem será passada corretamente aos usuários. No caso da área da saúde, as cores azul, branco ou verde passam a ideia de segurança, tranquilidade e profissionalismo.
  • Segurança na navegação: para garantir a segurança dos usuários durante a navegação, o site precisa ser claro quanto aos cookies utilizados para armazenar informações dos usuários.

Como criar o conteúdo adequado para um site da área da saúde

Agora que sabemos o que um site precisa ter, é hora de entender como criar o conteúdo que será incluso nas páginas do website. Confira a seguir:

  • Criar uma persona fictícia para escrever e direcionar os conteúdos;
  • Determinar o público-alvo do site (mulheres, homens, jovens, crianças, etc);
  • Elaborar um planejamento para criar e postar os conteúdos no site;
  • Usar uma linguagem clara e adequada para os leitores;
  • Utilizar exemplos que se assemelhem à realidade;
  • Humanizar os textos, gerar conexão com os usuários.

Ainda falando sobre a criação da persona, é importante humanizar os conteúdos para que um número maior de pessoas se identifiquem com o que está sendo criado e as suas dúvidas sejam sanadas.

Com isso, as personas são personagens fictícios que possuem as mesmas dores e dúvidas do seu público-alvo.

Ademais, criar conteúdos de valor e que vão direto ao ponto aumenta e muito a chance de um artigo ser melhor ranqueado no Google, que é o maior buscador do mundo.

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