10 dicas para otimizar o atendimento em laboratórios


É comum que o avanço tecnológico na área da saúde coloque o laboratório no desafio de atender a demandas cada vez maiores de testes, sempre buscando melhorar a eficiência e fornecendo resultados de alta confiabilidade e qualidade.

Isso tudo ao mesmo tempo em que enfrentam desafios como de espaços não otimizados para o intento, falta de tecnologias especializadas, pouca disponibilidade de funcionários qualificados, restrições orçamentárias além de outras questões.

Pensando nisso, se você possui um laboratório, ou atua em um, e já passou por algum desses desafios, o post de hoje é perfeito, sabe por quê?  Vamos trazer dicas para otimizar significativamente o atendimento em estabelecimentos de exames laboratoriais e clínicas sem deixar que o atendimento seja de excelência.


Agilidade e otimização sem perder qualidade – como fazer isso?

A fim de proporcionar uma experiência cada vez mais positiva nos atendimentos e otimizá-los para melhor aproveitamento de recursos e tempo, os laboratórios estão explorando maneiras de melhorar seu desempenho, consolidando sistemas de teste de rotina visando ter reduções em certos aspectos:

  • Tempo de atuação;
  • Espaço utilizado;
  • Mão de obra e recursos humanos;
  • Diminuição de custos

Tudo de forma a agilizar os atendimentos, oferecendo serviços mais eficientes e práticos, pois,  quando se trabalha num laboratório de análises clínicas, o ideal é viabilizar práticas mais ágeis e técnicas simples e efetivas.


Porém surge a pergunta: como otimizar os processos sem deixar a qualidade em segundo plano? 

É isso que vamos mostrar nos próximos tópicos: que existem sim maneiras diferenciadas de melhorar o atendimento de seus serviços laboratoriais obtendo mais eficiência e produtividade e sem perdas no quesito qualidade.

Invista em uma equipe colaborativa em seu laboratório

Práticas laboratoriais são frequentemente feitas em caráter independente – porém, existem momentos em que a colaboração se faz necessária.

Isso pode inclusive levar a inovações, pois há mais pessoas trabalhando juntas em prol de encontrar soluções – exatamente como ditado diz: “Duas cabeças pensam melhor que uma”.

Dessa forma, quando houver resultados difíceis de serem obtidos, designe um espaço de trabalho onde seus técnicos e profissionais possam debater e encontrar soluções de forma conjunta.

Melhorar a comunicação também melhora o atendimento e os seus serviços de laboratório, pois cria-se na equipe uma cultura de diálogo, no qual os colaboradores fornecem aos clientes todas as informações necessárias.

Tenha equipamentos de um laboratório moderno

Se houver viabilidade, seu laboratório deve optar por equipamentos modernos que realizam o trabalho de forma mais ágil, com maior confiabilidade e resultados mais precisos.

Contar com equipamentos assim auxilia também a economizar tempo no laboratório, além de incentivar a cooperação e incorrerem em economia de recursos financeiros.

Quando se atua em laboratórios, as tendências em equipamentos estão mudando constantemente – seja em designs mais elegantes, maior eficiência ou ainda projetos pensados especialmente para o espaço do laboratório.

Espaços de trabalho bem definidos

A fim de maximizar as necessidades de teste de diagnóstico, você deve designar espaços de trabalho específicos para certas tarefas.

Isso fornecerá a você um espaço para realizar cada atividade com eficiência. Mantenha todos os equipamentos, suprimentos e materiais dentro ou próximos a esses espaços de trabalho para facilitar a realização de cada etapa do procedimento sem interrupção.

Desordem gera erros e atrasos

Manter as bancadas de trabalho livres de desordem além de agilizar os processos, evita que ocorram erros e atrasos, previne derramamentos e outros problemas que possam ocorrer pelas distrações naturais causadas pela bagunça no laboratório.

Ao manter os suprimentos e materiais da bancada de trabalho organizados, o colaborador consegue manter o foco na tarefa, sem dispersão e perda de tempo, culminando em resultados mais rápidos e precisos.

Os suprimentos precisam ser etiquetados adequadamente

Para garantir mais organização e otimização dos processos, deve-se usar etiquetas adequadas nos suprimentos e equipamentos do laboratório, pois isso ajuda a equipe de forma que ela saiba a localização correta e a finalidade de cada material, evitando confusões.

O uso de rótulos também é excelente para comunicar mudanças no espaço do laboratório, promovendo eficiência e organização!

Conte com sistemas de automação laboratorial

A tecnologia ajudou muito nos processos laboratoriais, pois os recursos avançados de computadores e robôs que atuam nas tarefas repetitivas – que anteriormente eram realizadas de forma manual – agora possibilitam que a atuação humana concentre-se em áreas mais necessárias.

Ou seja, a tecnologia coleta e assimila dados, ao passo que os humanos colocam seu foco na análise dos dados de forma a fornecer uma visão crítica e também na condução dos processos do laboratório.

A automação ainda otimiza os processos existentes, tornando-os mais simplificados, o que leva a alcançar resultados mais rápidos e de alta confiabilidade, muito superiores aos métodos antigos.

Segurança dos dados é fundamental 

Quando se trata de saúde, estamos falando de dados muito pessoais e sensíveis. O vazamento desses dados pode incorrer num problema de proporções gigantescas. A boa notícia é que os avanços tecnológicos agora possibilitam um gerenciamento de acesso mais seguro e sofisticado.

Existem mecanismos de hardware e software para laboratórios que permitem o acesso dos indivíduos designados ao equipamento e negam o acesso de pessoas não autorizadas, o que facilita a segurança e permite aos administradores do estabelecimento um controle eficaz desses dados.

Atenção ao desperdício de energia

Sustentabilidade é uma prioridade em todo o mundo e, nesse sentido, um laboratório consome até cinco vezes mais energia do que um escritório comum, por exemplo.

Isso incorre num perfil ambiental ineficiente e também numa conta salgada no fim do mês.

Então invista em economia no consumo de recursos e busque alternativas sustentáveis de geração de energia de forma que seu laboratório alcance melhores resultados sem agredir o meio ambiente.

A eficiência precisa estar em todas as etapas

Os avanços tecnológicos permitem maior eficiência nas operações laboratoriais
não apenas na automação dos procedimentos e processos de análise, mas também no espaço físico.

As técnicas atuais oferecem a mesma quantidade de informação num período de tempo muito menor e um único recurso realiza a mesma função que anteriormente necessitava de várias pessoas e equipamentos.

Tais avanços resultam em mais eficiência no laboratório e espaço melhor aproveitado.

Use softwares laboratoriais potentes

A utilização de aparelhos inteligentes que controlam o ambiente remotamente, num laboratório, é um grande diferencial quando se fala em otimização dos atendimentos.

A capacidade de acessar e controlar fluxos de forma remota, através de um software inteligente, oferece grandes benefícios para os profissionais.

Eficiência e qualidade podem andar juntas!

Com essas dez dicas é perfeitamente possível aliar eficiência e qualidade em seu laboratório de análises clínicas para que os serviços sejam realizados com mais produtividade e precisão visando fornecer o melhor serviço nos procedimentos diagnósticos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Sarampo: uma antiga ameaça está de volta

Próximo artigo

Câncer de pele: o cuidado deve aumentar com a chegada do calor

Posts relacionados