Agulhas Hipodérmicas: Tipos, Tamanhos e Aplicações

As agulhas são um dos materiais mais utilizados no ramo da saúde, já que colaboram com muitos procedimentos. Mas você sabe dizer quais os tipos e indicações das agulhas hipodérmicas existentes? Se você tem dúvidas a respeito do assunto, neste texto vamos te ajudar a conhecer mais sobre as agulhas.

O que são agulhas hipodérmicas?

Presente no dia a dia dos profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos, veterinários e esteticistas, as agulhas hipodérmicas correspondem a dispositivos médico-hospitalares que são acoplados às seringas.

Essa ferramenta tem como finalidade apoiar a administração de medicamentos ou a aspiração de fluidos para análises, seja em humanos ou animais. É possível encontrar agulhas hipodérmicas de diferentes tamanhos e cores.

Utilização das agulhas

Conforme comentado, as agulhas hipodérmicas são indicadas para colaborar com a aplicação de medicamentos, uma das práticas mais corriqueiras na rotina de um profissional da saúde.

Essa aplicação pode ocorrer por meio de quatro vias de administração —  que corresponde ao local onde a injeção será aplicada, um dos quesitos que auxiliam na escolha de uma agulha. São elas intramuscular, subcutânea, intravenosa e intradermal.

  • Intramuscular: aplicada em posição de 90° graus, com objetivo de atingir o músculo. Utilizada na aplicação de Benzetacil, por exemplo;
  • Subcutânea: aplicada em 45° graus de inclinação, com objetivo de atingir a gordura subcutânea da pele. Utilizada na aplicação de insulina, por exemplo;
  • Intravenosa: aplicada em 25° graus de inclinação, com objetivo de atingir a segunda camada abaixo da pele. Utilizada na aplicação de soro e antibióticos, por exemplo;
  • Intradermal: aplicada com 10 a 15 graus de inclinação e não deve atingir a derme. Essa aplicação é a mais superficial. Utilizada em vacinas BCG e PPD, por exemplo.

A escolha das agulhas vai depender da via de administração.

Além disso, as agulhas também auxiliam na coleta sanguínea e de outros fluídos corpóreos quando fundamentais para análises clínicas.

Partes da agulha

Uma agulha hipodérmica é composta por três partes principais. São elas o chamado “canhão”, parte larga do instrumento que permite o encaixe na seringa, e que pode ser feito em plástico ou liga de alumínio; a “haste”, que é a parte fina e maior, sendo, normalmente, confeccionada em aço; e a parte perfurante da agulha, o “bisel”, situado na ponta do material.

Classificação das agulhas

A depender do produto, se ele é importado ou não, pode ser que você se depare com codificações diferentes de tamanho.

No caso dos produtos nacionais, o sistema métrico adotado utiliza as unidades milímetros x milímetros. Enquanto uma identifica a largura da agulha, também chamada de calibre, a outra determina o comprimento.

Exemplo: uma agulha rotulada como 3 ml – 0,70 x 30 mm, tem uma largura de 0,70 e mede 30 milímetros.

Já no sistema inglês de comprimento, utiliza-se a polegada. Sendo assim, uma agulha de 21 G x 1  ¼’’ nada mais é do que uma agulha com 21 de calibre ou gauche, que corresponde à largura, e 1 polegada e ¼.

No entanto, um ponto de atenção importante é que quanto maior um calibre, mais estreita é a agulha e vice-versa. Sendo assim, na hora de injetar pouca quantidade de remédio, recomenda-se uma agulha de grande calibre; já para grandes volumes, o indicado é uma agulha de baixo calibre.

Normalmente, essas diferenças de tamanho são representadas por uma cor específica evidenciada no canhão. Porém, é importante ressaltar que a configuração de cores também pode sofrer variação dependendo do fabricante.

Na tabela abaixo, listamos os padrões nacionais e internacionais, além das vias recomendadas de administração — falaremos mais sobre elas em breve.

Cor do canhãoSistema métricoGauge (calibre)Vias Administrativas 
Marrom13 mm x 0,45 mm26 G x 1/2″Intradérmica/Subcutânea
Púrpura20 mm x 0,55 mm24 G x 3/4”Intramuscular
Azul25 mm x 0,60 mm23 G x 1”Intramuscular
Preto 25 mm x 0,70 mm22 G x 1”Intramuscular/Endovenosa
Preto 30 mm x 0,70 mm22 G x 1 1/4”Intramuscular/Endovenosa
Verde25 mm x 0,80 mm21 G x 1”Intramuscular/Endovenosa
Verde30 mm x 0,80 mm21 G x 1 1/4”Intramuscular
Rosa40 mm x 1,20 mm18 G x 1 1/2”Aspiração e preparação de medicamento e uso veterinário (subcutânea)

Como escolher a agulha ideal?

Estar atento na hora de escolher uma agulha é indispensável para garantir o sucesso do procedimento e preservar o paciente, seja ele um ser humano ou não. 

E para optar pelo material correto, tudo vai depender da via de administração, do volume e da viscosidade da medicação. É importante também considerar as condições da pele e musculatura do paciente. 

Além disso, o dispositivo utilizado precisa possuir certificação de qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), responsável por avaliar a conformidade de determinados produtos, garantindo que eles cumpram requisitos necessários, a fim de assegurar a qualidade, segurança e eficácia ao usuário.

Agora que você já leu a respeito da agulha hipodérmica, além da classificação e de como escolher o material ideal para cada objetivo, que tal reabastecer os suprimentos do seu consultório com materiais de qualidade?

Encontre as agulhas ideais para o seu negócio na Bunzl Saúde! E lembre-se: o manuseio das agulhas requer atenção e o descarte deve ser feito no coletor de materiais perfurocortantes.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

O que você precisa saber sobre Tiras para Urinálise

Próximo artigo

Produtos necessários para tratamento da diabetes em casa

Posts relacionados