Aumento nos exames de Covid-19

A pandemia de Covid-19 continua sendo um desafio para a saúde pública mundial. No Brasil, o segundo semestre de 2023 foi marcado por um aumento expressivo no número de casos e na procura por exames para detectar a doença. 

Neste artigo, vamos explicar os principais motivos desse cenário, os dados atualizados sobre a Covid-19 no país, as formas de prevenção e a importância da vacinação. Acompanhe!


Dados sobre a Covid-19 no segundo semestre de 2023

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Ele pode provocar sintomas respiratórios, como tosse, febre, falta de ar, dor de garganta e perda do olfato e do paladar. Em alguns casos, a infecção pode evoluir para formas graves e até levar à morte.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil já registrou mais de 30 milhões de casos e mais de 700 mil mortes pela doença, segundo o Ministério da Saúde. Apesar do avanço da vacinação, o país ainda enfrenta uma situação preocupante, com a circulação de novas variantes do vírus e o relaxamento das medidas de distanciamento social.

O segundo semestre de 2023 foi marcado por um aumento significativo no número de casos de Covid-19 no Brasil, especialmente na região Sudeste. Além do relaxamento das medidas de isolamento social, isso se deve principalmente à disseminação da subvariante Éris.

A subvariante Éris é uma mutação da variante Ômicron, que se mostra mais transmissível e mais resistente ao sistema imunológico. Ela foi detectada pela primeira vez em São Paulo, em julho de 2023, e já se espalhou por outros estados brasileiros. Apesar da rápida transmissibilidade, a subvariante oferece baixo risco à população, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Procura por exames

Diante do aumento dos casos de Covid-19 e da circulação da subvariante Éris, a procura por exames para detectar a doença também cresceu no país. 

Os testes mais utilizados são o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus na amostra coletada do nariz ou da garganta do paciente. Além deste, há o teste rápido de antígeno, que detecta uma proteína do vírus na amostra coletada do nariz do paciente.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), a procura por testes RT-PCR (laboratorial) e antígeno (rápido), no mês de setembro de 2023, aumentou mais de 73% quando comparado ao mês de agosto do mesmo ano. Os números de casos positivos também aumentaram para 12%.

Como prevenir a Covid-19

Inegavelmente, a melhor forma de prevenir a Covid-19 é se vacinar contra a doença. As vacinas disponíveis no Brasil são seguras e eficazes para reduzir o risco de infecção, de formas graves e de óbitos pela doença. No entanto, mesmo vacinado, é preciso manter os cuidados básicos de prevenção, como:

  • Usar máscara sempre que sair de casa ou estiver em contato com outras pessoas;
  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados ou mal ventilados;
  • Manter o distanciamento físico de pelo menos um metro e meio das outras pessoas;
  • Cobrir o nariz e a boca com o braço ou um lenço ao tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos pessoais, como copos, talheres e celulares;
  • Ficar atento aos sintomas da Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, perda de olfato e paladar, e procurar atendimento médico se necessário.

Vacina em dia!

A vacinação é a principal estratégia para combater a pandemia de Covid-19 e proteger a população da doença. As vacinas disponíveis no Brasil são seguras, eficazes e passaram por rigorosos testes clínicos antes de serem aprovadas pelas autoridades sanitárias.

Atualmente, o país conta com as seguintes vacinas contra a Covid-19:

  • Coronavac;
  • AstraZeneca;
  • Pfizer;
  • Janssen.

Além destas vacinas, o Brasil conta também com a vacina bivalente, produzida pela Pfizer.  Sua grande vantagem é que ela protege o organismo tanto da cepa original do vírus quanto da sua variante, a ômicron. Ela é especialmente indicada para a dose de reforço das pessoas que já completaram o esquema vacinal com as outras vacinas.

Seja qual for o imunizante, a vacinação é fundamental para prevenir a Covid-19 e o agravamento dos sintomas. As vacinas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte pela doença. Além disso, contribuem para diminuir a circulação do vírus e o surgimento de novas variantes.

Por isso, não deixe de se vacinar! A vacinação é um ato de responsabilidade individual e coletiva, que beneficia toda a sociedade.

O papel da Bunzl Saúde na prevenção da Covid-19

Muito prazer, somos a Bunzl Saúde, uma das empresas líderes no mercado de distribuição de produtos médico-hospitalares no Brasil. Com mais de 150 anos de experiência no mercado, oferecemos soluções completas para hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e outros segmentos da saúde.

Entre os produtos distribuídos pela Bunzl Saúde e que você pode encontrar em nosso site, estão a Swab Haste Plástica Rayon, material utilizado em exames de PCR e antígeno, sendo essencial para o diagnóstico precoce da doença. 

Por lá, você também encontra tubos de ensaio, potes coletores, equipamentos de monitoração e vários outros suprimentos que possibilitam o diagnóstico da doença e viabilizam o tratamento. Todos das melhores marcas do mercado, para garantir a qualidade, a segurança e a agilidade na entrega dos exames.

Além disso, também oferecemos outros produtos relacionados à prevenção e ao tratamento da Covid-19, como máscaras, luvas, termômetros, oxímetros de dedo, entre outros. E, para garantir que você tenha uma excelente experiência de compra, contamos com uma logística ágil e eficiente que atende todo o território nacional com rapidez e segurança. 

A Bunzl Saúde está comprometida com a saúde e o bem-estar da população brasileira. Por isso, apoia as iniciativas de combate à pandemia, incentiva a vacinação e os cuidados preventivos contra o coronavírus.

Para saber mais sobre as nossas soluções e suprimentos para a área da saúde e o nosso papel na luta contra o coronavírus, acesse o nosso site. Aproveite a oportunidade e assine a nossa newsletter para receber ofertas, cupons e descontos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Novembro azul: os cuidados com a saúde masculina

Próximo artigo

A importância da licença sanitária

Posts relacionados