Dicas de como monitorar sua saúde em casa

Com o advento do conceito de monitoramento de saúde em casa, a maioria das condições de saúde agora pode ser controlada aí mesmo do conforto do seu lar, não precisando deslocar-se para uma consulta no consultório, a menos em caso de emergência.

Com a medicina aliada à tecnologia, hoje é perfeitamente possível monitorar sua saúde em casa, apenas utilizando aparelhos básicos e de fácil acesso. Hoje vamos mostrar o que é monitoramento de saúde domiciliar, seus benefícios, dispositivos utilizados e muito mais.

O que é monitoramento de saúde domiciliar?

É um sistema que permite que os pacientes monitorem sua saúde em casa e compartilhem observações de forma remota com os profissionais de saúde que podem receber dados dos pacientes sem a necessidade de uma ida ao consultório.

Para tanto, é necessário o uso de dispositivos para monitorar métricas específicas, como frequência cardíaca, níveis de oxigênio, peso, pressão sanguínea etc.

Dicas importantes para monitorar a sua saúde em casa

Manter os cuidados com a saúde diariamente é um dos maiores desafios da vida contemporânea, então confira algumas dicas do que fazer para monitorar sua saúde no cotidiano sem a necessidade de uma consulta presencial.

Fique atento aos sintomas

Saúde é um bem que exige acompanhamento constante e percepção de variações no corpo e na mente, ou seja, se você sentir algo novo ou anormal (dor, dificuldade de realizar algo antes feito normalmente, insônia, aquisição de um novo hábito) o ideal é buscar ajuda médica.

Além de perceber esses sintomas físicos e emocionais, fique atento às situações em que esses sinais ocorrem, se são decorrentes de algum evento físico e/ou emocional e sempre anote em qual parte do corpo a dor ou incômodo ocorre, sua intensidade e duração.

Esse diário de sensações é importante para que você note mudanças que o seu corpo está passando e ofereça informações mais detalhadas para o médico pelo monitoramento domiciliar de forma que ele avalie se é necessária uma consulta presencial, quais exames solicitar além de sugerir possíveis tratamentos.

Use aplicativos para ajudá-lo

Existem diferentes aplicativos que auxiliam a acompanhar a sua saúde em casa. 

Existem apps que monitoram a qualidade do sono:

  • Mostrando picos de sonolência;
  • Tempo total de sono;
  • Porcentagem de sono avaliado como adequado;
  • Quantidade de horas em que você roncou.

Outros apps bem populares e úteis para monitoramento domiciliar são aqueles que ajudam a acompanhar a quantidade de calorias ingeridas em cada refeição, a frequência dos batimentos cardíacos durante uma atividade física e a taxa de água ingerida diariamente, entre outros. 

O médico pode indicar aqueles mais adequados ao seu caso para melhor aproveitamento.

Tenha aparelhos de monitoramento

É importante estar atento a alguns sintomas específicos e monitorá-los de forma periódica, principalmente se você já é diagnosticado com alguma doença. Pensando nisso, selecionamos alguns itens que podem ser bons aliados para monitorar sua saúde em casa. Confira:

  • Balança

Existem várias opções disponíveis no mercado, mas a balança de bioimpedância é a mais recomendada para quem deseja acompanhar o processo do próprio corpo, pois esse modelo, além de acompanhar o peso, mede índices de gordura e mostra a composição dos quilos. 

  • Medidor de pressão 

Muito útil para que pacientes com hipertensão tenham o controle de sua saúde cardiovascular. Existem medidores de pressão inclusive em modelo digital que auxiliam a verificar o nível de pressão com rapidez e facilidade.

  • Medidor de glicose

Também conhecido como glicosímetro, é um aparelho que mede os níveis de glicose no sangue, utilizado especialmente por quem possui diabetes do tipo 1 e 2, por permitir saber os níveis de açúcar ao longo do dia.

Este é um item essencial para medição da febre, e é encontrado nas versões digital e axilar, no entanto este último necessitando de contato direto com o corpo para medição mais precisa da temperatura.

Há inclusive modelos de testa, com o qual, através de um sensor infravermelho, detecta-se o resultado pela escala de graus celsius sem sequer precisar de contato direto com o corpo.

  • Oxímetro

Aparelho pouco conhecido até dispararem os casos de comprometimento respiratório provocado pelo coronavírus. O oxímetro de pulso permite medir indiretamente a oxigenação do sangue, que indica como está a condição pulmonar na pneumonia provocada pela Covid-19. 

A monitoração dos níveis de oxigênio em pacientes com Covid-19 com oxímetro é indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • Nebulizador

Nebulizador portátil é uma excelente opção para quem precisa ter um aparelho que auxilie em crises respiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com afecções respiratórias graves. 

Esse aparelho é muito utilizado no tratamento de doenças respiratórias como: fibrose cística, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquites.

Não esqueça a importância do check-up anual

O cuidado com a saúde, além do monitoramento domiciliar, também precisa da realização periódica de consultas e exames médicos, o famoso check-up. Ele é muito importante, pois apenas com uma série de exames simples, é possível realizar uma avaliação completa do estado de saúde do paciente.

O check-up atua em caráter preventivo, auxiliando a detectar possíveis alterações no organismo e/ou doenças, já que muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. 

Manter a rotina de um check-up anual ou semestral (para pessoas com doenças pré-existentes) é essencial, pois nem sempre o corpo envia sinais de que não está bem, afinal muitas doenças são assintomáticas.

Quem possui alguma comorbidade de saúde crônica (problema cardíaco, gastrite, artrose, diabetes, etc) precisa ter um acompanhamento médico regular, em concomitância com o monitoramento domiciliar para avaliar a evolução do quadro e ir adaptando o tratamento, caso seja necessário.

Os principais exames do check-up são:

  • Hemograma: avalia o estoque de células vermelhas e brancas;
  • Colesterol e glicemia: analisam a concentração de gorduras e açúcar na circulação sanguínea;
  • Eletrocardiograma: avalia o risco cardiovascular através do uso de eletrodos;
  • Ultrassom: exame de imagem que avalia órgãos e tecidos do corpo;
  • Mamografia: analisa a condição das glândulas mamárias.

Outros exames que são geralmente solicitados no check-up anual: papanicolau, PSA (livre e total), controle da tireoide, densitometria óssea, triglicerídeos, etc.

Os exames de check-up podem ser adaptados pelo médico de acordo com o histórico do paciente e comorbidades que ele possua.

Lembramos que mesmo pessoas saudáveis precisam fazer acompanhamento médico com certa periodicidade. Então, mantenha as consultas médicas em dia e faça check-ups de forma regular.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Outubro Rosa: a importância dos exames de rotina na saúde da mulher

Próximo artigo

Diabetes: quais as diferenças entre os tipos da doença?

Posts relacionados