Estética animal: produtos que toda clínica vet precisa ter!

Cada vez mais pessoas encontram na estética animal uma maneira de proporcionar bem-estar para o pet que possuem, seja ele um cachorro, um gato, um coelho ou outro animalzinho. Para isso, a tecnologia e a inovação chegaram com força nesse setor e garantem não apenas a beleza, mas a saúde dos bichinhos.

Não por acaso, esse setor é uma força potente e está em constante expansão. Sendo assim, entender a importância desse ramo é estar à frente dos concorrentes e se destacar no mercado. 

Pensando nisso, trouxemos algumas informações essenciais sobre estética animal, além dos principais produtos utilizados por profissionais da área. Quer saber mais? Então continue a leitura deste texto e confira!

O que é estética animal?

Você sabia que, assim como os humanos, os animais também podem receber tratamento estético? Esse ramo engloba tudo o que se entende como cuidado com a beleza e o bem-estar dos pets.

Portanto, a estética animal refere-se a uma série de práticas voltadas à aparência dos bichanos, que refletem, diretamente, na saúde e qualidade de vida deles.

Entre os serviços prestados em um centro de estética animal, por exemplo, estão: banho, tosa, hidratação e outros procedimentos. 

O mercado da estética animal

Em 2021, havia mais de 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos nos lares brasileiros, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda, segundo o órgão federal, o Brasil é o terceiro país no ranking de maior população de animais de estimação no mundo. Esses números são muito favoráveis à expansão do mercado pet. 

É inegável que com o crescimento constante na população de animais domésticos, todos os serviços voltados para os bichinhos ganham bastante destaque, como clínicas veterinárias, lojas de alimentos e produtos animais, hotéis e creches para os pets.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) apurou que, em 2021, o mercado de produtos pets movimentou cerca de R$ 35,8 bilhões em food, acessórios e medicamentos.  

O mercado pet está em constante expansão.

A ABINPET também cita a tendência no aumento do lucro do setor veterinário que tem muito a ver com o fato de os brasileiros tratarem os seus bichinhos como se fossem pessoas. Isso traz muitas oportunidades, principalmente no que diz respeito à estética animal. 

Essa expansão tende a atingir tanto o mercado físico quanto o e-commerce. Por isso, podemos afirmar que esse é um mercado promissor e que sempre traz novidades.

Benefícios da estética animal

Mas afinal, quais as vantagens da estética animal? Quando realizado regularmente e de forma correta, o tratamento estético pode prevenir diversas doenças na pele e na pelagem do animal, como:

  • queda excessiva de pelos;
  • infecções;
  • descamações;
  • mau cheiro;
  • problemas nos coxins das patas;
  • infecções de ouvido;
  • mau hálito;
  • e demais problemas que podem passar despercebidos.

Para que essas adversidades sejam evitadas, o banho é um dos procedimentos mais aconselhados. É recomendado a cada 15 dias para cães e uma vez ao mês para os gatos. 

A prática é importante porque ajuda não apenas a deixá-los bonitos, mas a eliminar os pelos mortos e sujeiras acumuladas, que podem ser nocivas inclusive para os seres humanos. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Vamos te contar a seguir.

Para muitos, a prática do cachorro tomando banho é incômoda, mas para eles, é essencial.

Tipos de banhos em animais

Há várias técnicas estéticas disponíveis no mercado. Só para se ter uma ideia, há pelo menos quatro tipos de banhos de cachorros, gatos e outros animais. São eles:

Banho simples

Esta é uma boa opção para os pets não habituados ao processo. É rápido e eficaz, servindo para acostumar o animal.

Banho a seco

É recomendado para manutenção da higiene. Neste tipo de banho não há uso de água e é à base de um fluído desembaraçador de pelos.

Banho hipoalergênico

Recomendado para a higienização quando não é possível dar o banho tradicional. Neste caso, a técnica é indicada em animais com alergias, que tenham pouco tempo de vida ou quando o pet está debilitado.

Banho com hidratação

Neste tipo de banho há a reposição de água e nutrientes à pelagem, comprometida ao longo do tempo pela exposição ao sol. Com a hidratação, o animal fica com os pelos mais saudáveis.

Como já ressaltamos, a estética animal é composta por diversos procedimentos e, todos eles, precisam de produtos e equipamentos certos para assegurar tanto os animais quanto os profissionais. A seguir, conheça mais sobre eles.

Produtos e equipamentos para estética animal

Quem tem clínica de estética de cachorro, gato, coelho e outros animais, sabe o quanto é importante adquirir materiais e equipamentos de qualidade para prestar um bom serviço e cuidar de forma ideal da saúde dos pets.

Para aparar os pelos, por exemplo, usa-se máquinas de tosa, lâminas de acabamento, tesouras profissionais e acessórios específicos, como pentes adaptadores. Utilizar esses tipos de equipamentos profissionais é essencial para potencializar o resultado e facilitar o trabalho do tosador. 

O uso de equipamentos certificados é essencial para trazer segurança para os animais.

Outro serviço de estética animal é o cuidado com as unhas. Para esse serviço são utilizados alicates próprios para pets, que tem a envergadura adequada e são mais resistentes, lixas mais grossas e, até mesmo, esmaltes específicos para os animais. 

Além disso, há outros procedimentos, como hidratação, alisamento e tintura de pêlos, todos feitos a partir de produtos químicos obrigatoriamente de uso animal. Laços, elásticos e outros adereços para embelezamento também são bastante utilizados.

Vale ressaltar ainda que, com clientes cada vez mais exigentes, é imprescindível que tudo esteja em ótimo estado e proporcione segurança e cuidado aos animais. Portanto, ainda que o setor de saúde de animais ofereça uma variedade de produtos, é importante escolher aqueles que sejam certificados.

Caso uma clínica veterinária use materiais sem certificação, ela estará colocando em risco a saúde do pet. Essa é uma grande responsabilidade e os clientes podem acionar delegacias e órgãos de direito do consumidor caso algo prejudique o bichinho.

Já para a segurança dos profissionais, outros produtos são essenciais, como toucas, aventais, luvas, óculos de proteção, entre outros. 

É inegável que, assim como os seres humanos, os animais precisam ser bem tratados e terem à disposição os melhores serviços de saúde e estética. Para isso, é essencial bons profissionais, produtos e conhecimento sobre a área. Conte com a Bunzl Saúde para garantir toda essa segurança para sua empresa. 

A Bunzl Saúde é uma empresa séria e responsável, com altos critérios de biossegurança que garante qualidade em seus produtos, possuindo produtos essenciais para as clínicas, fornecendo equipamentos e insumos certificados por órgãos nacionais e internacionais, a fim de assegurar a segurança que a sua clínica e os seus clientes precisam.

Quer conhecer mais sobre nós? Então não deixe que clicar no banner abaixo!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Telemarketing na área da saúde: o que é e como aplicar?

Próximo artigo

Conheça tipos de fios de sutura e suas indicações

Posts relacionados