Baixa temporada: como os estoques da sua clínica precisam estar?

É importante se preparar para o fim do ano, nesse período é comum muita gente sair de férias. Para o setor do turismo e serviço, esse é o momento de maximizar os lucros, mas para laboratórios, clínicas médicas, clínicas odontológicas e estéticas dezembro e janeiro são considerados meses de baixa temporada.

Poucos clientes aparecem para fazer check-up ou iniciar um tratamento estético. Com a pouca demanda, os empresários do setor se preocupam com os estoques. Saber gerenciar os materiais armazenados é essencial para que estejam em bom estado quando o volume de clientes aumentar.

Qualquer negócio deve estar preparado tanto para a alta estação quanto para a baixa. O importante é que a clínica tenha equipamentos e materiais suficientes para atender os pacientes com excelência.

A organização e o conhecimento sobre os produtos farão toda a diferença para o seu negócio, evitando desperdícios ou falta de algum item. Conheça prática de gestão de estoques adequadas para manter a saúde financeira da clínica e evitar problemas no atendimento oferecido ao cliente.

Como gerir o estoque na baixa demanda?

Durante as férias de final de ano, as pessoas só pensam em uma coisa: diversão. Elas não estão preocupadas em iniciar nenhum tratamento que não seja urgente. Na verdade, fazem isso durante outros meses do ano para estarem bem para curtir o verão e viajar com a família.

Neste período do ano, é comum que consultórios fiquem vazios. A demanda cai significativamente e a maior parte das clínicas costuma organizar esquema especial em dezembro, principalmente nas datas que antecedem o Natal e Ano Novo.

Uma das nossas dicas é organizar os materiais perecíveis por ordem de validade. Assim, os que têm datas mais próximas de vencer são usados primeiro, já os com validades mais distantes podem ficar armazenados por mais tempo.

Para definir a quantidade de produtos e evitar perdas, o empresário deve conhecer bem a sua demanda. Ao saber disso, ele terá uma ideia mais clara do que comprar e a quantidade correta.

Dicas para uma gestão de estoque eficiente

Imagem de homem conferindo pedido em estoque

A primeira dica para manter um estoque eficiente é focar na organização. Como já informamos, conhecer a demanda e os materiais mais utilizados na clínica é muito importante. E isso é feito por meio do levantamento frequente dos itens. Desta maneira, a administração da clínica sabe quais itens apresentam maior movimentação no dia a dia da clínica.

Ao ter essas informações, o responsável pelo estoque deve relacionar todos os itens pelo seu grau de importância no cotidiano da clínica ou laboratório. Este método vai auxiliar no armazenamento correto dos materiais.

Para que esse trabalho seja mais preciso e eficiente, a clínica pode investir na automação do processo. A ferramenta é ideal para fazer controle de estoque em qualquer período do ano, reduzindo os erros no momento do gerenciamento.

Vamos para mais dicas

  • Aposte nos inventários: O procedimento ajuda a clínica a conhecer o fluxo dos produtos e medicamentos que estão sendo utilizados. Fazer inventários periodicamente é indicado porque a clínica consegue perceber alguma sazonalidade, por exemplo, final de ano ou alguma mudança no clima que exige o uso mais frequente de determinados materiais. O mapeamento deve entrar na rotina do centro médico ou estético para que o processo seja entendido de maneira adequada.
  • Planeje a reposição dos materiais: Com todas as informações em mãos sobre a demanda dos estoques, é bom planejar a reposição dos materiais antes que falte. Por isso, é tão importante fazer o inventário. No planejamento, a clínica pode negociar melhores preços com os fornecedores ou escolher outro, caso o fornecedor atual não esteja cumprindo com o contrato.
  • Softwares de gestão de estoque: Essa ferramenta é uma ótima aliada das clínicas que precisam melhorar a sua gestão de estoque. O software simplifica o processo de estoque de materiais, por meio de geração de planilhas e relatórios mensais do consumo.
  • Padronização do estoque: Padronizar o estoque é uma das maneiras de facilitar a utilização dos materiais. É importante que a equipe responsável pela organização entenda a padronização para evitar problemas na rotina da clínica. A organização pode ser feita por validade do produto; de acordo com o procedimento ou ordem alfabética. Algumas clínicas utilizam etiquetas coloridas para identificar os materiais conforme o seu grau de importância.

Menos desperdícios

Ao organizar o estoque da sua clínica conforme as nossas dicas, o seu negócio reduzirá de forma significativa os desperdícios de materiais. O processo bem-feito reduz as perdas financeiras e melhora o atendimento ao paciente.

Lembre-se que quando o cliente está satisfeito, há uma grande probabilidade de ele indicar a sua clínica para outras pessoas. Ou seja, uma boa gestão de armazenamento pode aumentar a lucratividade da empresa, pois ao ficar satisfeito com o atendimento, o paciente vai recomendar a clínica para os seus amigos e familiares.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Marketing para pequenas empresas

Próximo artigo

Exames que toda mulher pode fazer no SUS

Posts relacionados