Função do ativador de coágulos nos tubos para coleta de sangue


A coleta de sangue é um dos exames mais comuns que existem e serve para diagnosticar várias doenças além de acompanhar seus tratamentos. Além disso, atua de forma preventiva, afastando a hipótese de alguma condição de saúde que possa comprometer a qualidade de vida do paciente. Mas você sabe como a coleta de sangue é feita e quais são os materiais utilizados? E a função do ativador de coágulos?

Neste artigo, vamos falar sobre os tubos de coleta, seus aditivos e usos laboratoriais, com foco no ativador de coágulos, um componente essencial para alguns tipos de análise. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse aditivo essencial para a medicina diagnóstica. Confira!



O que é ativador de coágulos?

Primeiramente, vamos entender o que é coagulação sanguínea. De antemão, é um processo natural e ocorre quando há algum ferimento no corpo, para evitar a perda excessiva de sangue e facilitar a cicatrização. 

No entanto, em alguns casos, é necessário acelerar esse processo, principalmente para fins laboratoriais.

E é justamente aí que entra o ativador de coágulos, um aditivo que geralmente é adicionado aos tubos de coleta para acelerar o processo de coagulação do sangue, ou seja, a transformação do sangue líquido em uma massa sólida. 

Com isso, ele facilita a separação do plasma (partes líquidas do sangue) das células sanguíneas, (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas). Dessa forma, agiliza a preparação das amostras de sangue para os exames laboratoriais.

Para que serve o ativador de coágulos?

Podemos dizer que o ativador de coágulos serve para obter o soro: parte líquida do sangue que contém proteínas, hormônios, anticorpos e outros elementos importantes para a análise clínica. 

A substância é obtida após a centrifugação do tubo de coleta com o sangue e o ativador de coágulos, que faz com que o sangue se divida em duas camadas: uma superior, com o soro; e uma inferior, com o coágulo.

Ao coagular o sangue, o aditivo evita que as células se rompam ou se alterem, preservando a qualidade e a integridade da amostra. 

Importância para a análise de sangue

É válido explicar que tanto o soro quanto o plasma contêm diversas substâncias que podem indicar o estado de saúde do paciente, como enzimas, proteínas, anticorpos, hormônios etc. Sendo assim, o ativador de coágulos é especialmente importante, pois permite a realização de diversos exames que dependem do soro ou do plasma. 

Esses exames incluem os de bioquímica, imunologia, hormônios, sorologia, entre outros. Eles fornecem informações precisas sobre o estado de saúde do paciente, facilitam o diagnóstico e conduzem ao tratamento adequado.

O problema é que apesar de natural, a coagulação do sangue é um processo complexo que envolve várias etapas e fatores. Para se ter uma ideia, quando coletado em um tubo sem aditivos, o sangue demora cerca de 12 minutos para formar o coágulo. 

No entanto, essa técnica pode comprometer a qualidade da amostra, a precisão dos resultados e atrasar o envio dos laudos.

Por outro lado, os tubos de coleta com ativadores de coágulos são uma alternativa prática e eficiente para reduzir o tempo de coagulação do sangue para cerca de 5 minutos. E isso, por sua vez, garante uma amostra mais estável e confiável para os exames.

Em quais exames o ativador de coágulos pode ser utilizado?

Conforme mencionamos anteriormente, o ativador de coágulos pode ser utilizado em qualquer exame laboratorial de sangue que requeira o soro ou o plasma como material de análise. Alguns exemplos de exames que calculam os níveis no sangue:

  • Glicemia: mede o nível de glicose;
  • Colesterol: mede o nível de colesterol total e suas frações (HDL, LDL e VLDL);
  • Triglicerídeos: mede o nível de triglicerídeos;
  • TGO e TGP: medem as enzimas hepáticas;
  • Creatinina: mede a função renal;
  • TSH: mede o hormônio estimulante da tireoide;
  • HIV: detecta a presença do vírus da imunodeficiência humana;
  • Hepatite: detecta a presença dos vírus da hepatite A, B ou C;
  • Gravidez: detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Tipos de tubos de coleta com ativadores de coágulos mais utilizados

Os tubos com ativadores de coágulos mais utilizados em exames laboratoriais são:

  • Tubo vermelho: contém sílica, um tipo de ativador de coágulos que atua nas paredes do tubo. A sílica promove a ativação da cascata de coagulação, formando o coágulo rapidamente. 
  • Tubo amarelo: contém ativador de coágulo + gel separador, uma combinação que acelera a formação do coágulo e cria uma barreira física entre o soro e o coágulo. O gel separador evita a contaminação cruzada entre as duas fases do sangue e facilita a centrifugação das amostras. 

Em quais empresas podem ser utilizados?

Os tubos de coleta com ativadores de coágulos podem ser utilizados em diversas empresas e áreas da saúde que realizam exames laboratoriais de sangue, como por exemplo:

  • Hospitais;
  • Clínicas humanas e veterinárias;
  • Laboratórios;
  • Farmácias;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Pesquisas científicas.

Onde encontrar tubos de coleta com ativador de coágulos?

Se você está em busca de tubos de coleta com ativador de coágulos para o seu laboratório, hospital ou clínica médica, você pode contar com a Bunzl Saúde, empresa líder no mercado brasileiro de distribuição de produtos médico-hospitalares. 

A Bunzl Saúde oferece uma ampla variedade de tubos de coleta com ativador de coágulos e outros aditivos, além de outros produtos como agulhas, seringas, luvas, máscaras e álcool em gel. Além disso, a empresa se destaca pela qualidade dos seus produtos, pela agilidade na entrega e pelo atendimento personalizado aos seus clientes.

Para saber mais sobre os tubos de coleta com ativadores de coágulos e outros produtos da Bunzl Saúde, acesse o nosso site, conheça todos os produtos e os diferenciais da nossa empresa. E aproveite a oportunidade para se cadastrar em nossa newsletter para receber nossas ofertas, cupons e descontos exclusivos diretamente em seu e-mail.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

A importância da licença sanitária

Próximo artigo

Hepatite C: os cuidados necessários com as tatuagens e piercings

Posts relacionados