Gripe aviária: uma ameaça emergente à saúde global – tendências, desafios e medidas de prevenção e controle 

As doenças sempre estiveram presentes ao longo da história humana e diversas fontes históricas apontam para surtos gravíssimos, que já até colocaram a espécie humana em risco. 

Nos últimos anos, vimos doenças surgirem e prejudicarem diversas atividades humanas, principalmente o comércio internacional. Quanto uma doença com potencial pandêmico surge, as rotas comerciais param para evitar sua disseminação pelo mundo. 

A gripe aviária é uma doença com forte potencial pandêmico, por isso está na mira das autoridades de saúde globais. 

Quer entender um pouco mais sobre essa doença? Continue lendo e fique informado! 

Gripe aviária

O que é a gripe aviária? 

A gripe aviária é um vírus endêmico de diversas espécies selvagens de aves. Ou seja, essa doença é natural no mundo selvagem, por isso coloca autoridades do mundo todo em estado de alerta. 

Como vírus, consegue sofrer mutação com bastante velocidade e isso significa o surgimento de variações potencialmente perigosas para os seres humanos. 

Embora a transmissão entre ave e ser humano não seja comum, ela acaba por acontecer em alguns casos de contato prolongado. 

Quais são os sintomas da gripe aviária? 

Os sintomas da gripe aviária dependem da variante observada, mas, em linhas gerais, são muito parecidos com os da gripe sazonal e demais infecções respiratórias. 

Além disso, a gravidade também varia bastante, posto que também depende da saúde atual do infectado e de suas condições gerais, como idade, sexo e assim por diante. 

Em resumo, os sintomas dessa doença incluem: 

  • Febre alta 
  • Dor de garganta 
  • Dor muscular 
  • Fadiga intensa 
  • Pneumonia 
  • Síndrome respiratória aguda 
  • e muitos outros, a depender da variante. 

Será que existe risco dessa doença voltar no futuro? É disso que vamos falar agora: 

É possível que a gripe volte nos próximos anos? 

Sim, existe uma grande probabilidade de que a gripe aviária volte no futuro, pois, por ser endêmica de algumas espécies de aves, ela nunca desaparece completamente, por assim dizer. 

Além disso, por ser um vírus, ela sofre mutação rapidamente, transformando-se e adaptando-se a ritmo acelerado, com alto potencial de surgirem variantes muito transmissíveis entre os seres humanos. 

Quais são os desafios trazidos pela gripe aviária? 

Como ficou claro até este ponto, é muito complicado lidar com o risco da gripe aviária. Portanto, ela traz muitos desafios para os cientistas, a logística e os meios de produção do mundo todo. 

Vejamos alguns dos principais desafios dessa doença: 

Risco de pandemia 

Uma pandemia é a disseminação de uma doença por várias regiões geográficas, afetando populações diferentes nesse percurso — sem estar restrita a uma única população ou região, como é o caso da epidemia. 

Como a criação de aves para consumo é uma das atividades econômicas mais importantes dos seres humanos, e esses produtos deslocam-se ao redor do mundo, existe um grande risco de pandemia de risco aviária. 

Além disso, o grande número de voos internacionais e movimentações populacionais também propicia o retorno do vírus, sem contar na natureza endêmica da própria doença, que ajuda em sua disseminação. 

Dificuldade de controlar as aves 

Patos e gansos são algumas das aves conhecidas por sofrerem com a gripe aviária e, ao mesmo tempo, existem espécies que migram para diferentes regiões do mundo de modo sazonal. 

Ou seja, é muito difícil controlar as aves que carregam esse vírus naturalmente, pois seriam muitos pontos para controlar ao mesmo tempo. 

Impacto econômico significativo 

A produção de carne de frango é bastante importante para alguns países, como é o caso do Brasil. No caso, uma epidemia de gripe aviária por aqui resultaria no fechamento de diversos canais comerciais, resultando em um grande impacto econômico para nossa nação. 

Da mesma forma, os países que receberiam a carne ficam prejudicados, pois a demanda pelo alimento força a inflação de preços dos demais produtos da cesta básica. 

Potencial de mutações graves 

Por se tratar de um vírus, suas mutações são aleatórias e, portanto, nunca sabemos exatamente quais serão os próximos sintomas ou o grau de transmissão da doença. 

Essa incerteza coloca em xeque a saúde pública de todas as populações humanas, pois, dada a globalização, as novas doenças podem ir de um ponto a outro do globo em poucos dias. 

Quais são as medidas de prevenção para a gripe aviária? 

A prevenção é a melhor estratégia para combater doenças como a gripe aviária, pois costuma ter custo menores e efetividade maior do que tentar erradicar uma possível pandemia, por exemplo. 

Basicamente, são algumas medidas de prevenção: 

Sistemas de biossegurança em fazendas avícolas 

Os sistemas de biossegurança são muito comuns em laboratórios biológicos e contam com diversos procedimentos, que vão desde o acesso às instalações até a manipulação de agentes biológicos. 

Para as fazendas avícolas, limitar o contato entre os trabalhadores e as aves já é um passo bastante considerável para prevenir a gripe aviária em seres humanos, dado que a literatura reporta que essa doença só afeta o homem quando em exposição prolongada. 

Manter aves selvagens longe das aves criadas também é importante para impedir a contaminação da criação. 

Vigilância e monitoramento do comércio de aves 

A vigilância do comércio de aves e de produtos derivados é frequente em âmbito internacional. 

Existem testes para saber se há ou não contaminação tanto das aves quanto de suas carnes, mesmo após passarem por industrialização. 

Controle de aves selvagens 

Embora seja uma tarefa praticamente impossível, pode-se controlar as aves selvagens para que não entrem em contato com as aves de criação, voltadas para o comércio. 

Uma forma de fazer isso é escolher locais estratégicos para as fazendas avícolas ou empregar métodos para repelir aves selvagens. 

Conscientização dos produtores 

Por fim, a conscientização dos produtores é outra estratégia de prevenção bastante eficiente, pois, ao fornecer informações relevantes e seguras aos criadores de aves, eles podem adaptar a forma com que trabalham para aumentar a segurança de suas fazendas. 

A ciência sempre busca por soluções inteligentes contra doenças com potencial de se tornarem pandemias, como a gripe aviária. Por isso, existem tantos produtos de alta tecnologia disponíveis no mercado. 

Precisa de materiais médicos para sua clínica ou hospital? Confira nosso catálogo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Tampas oclusoras: funções, tipos e importância na prática clínica 

Próximo artigo

Doação de plaquetas: um ato de generosidade que salva vidas 

Posts relacionados