A importância do sono na saúde mental


Uma boa noite de sono é fundamental para manter a saúde física equilibrada, isso eu garanto que você sabe! Mas você sabia que o sono de qualidade também contribui para a saúde mental?

Pois é isso mesmo que você leu! Não só para o descanso do corpo o sono é necessário e importante, mas também para a mente.

Isso porque quem não dorme bem, além do esgotamento físico, pode apresentar quadros como:

  • Problemas de memória;
  • Dificuldades de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Desânimo;
  • Outros.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Porém, desfrutar de uma noite de sono tranquila pode ser um desafio para muitas pessoas, mesmo que passemos quase um terço de nossa vida dormindo. E essa privação crônica de sono pode incorrer em sérios prejuízos para a saúde da mente, tanto a médio quanto a longo prazo.

Depois do dezembro vermelho, entramos agora no janeiro branco, que ressalta a importância de se cultivar a saúde. E o sono – em excesso ou em falta – pode sim influenciar esse quesito. 


Como o sono influencia a saúde mental?

É fato que muitas pessoas têm dificuldade em dormir o suficiente ou em ter um sono de qualidade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma verdadeira epidemia mundial de privação de sono nos países industrializados, fazendo com que dois a cada três adultos não sigam a recomendação mínima de oito horas de sono por noite.

Ou seja, quem costuma dormir menos de seis ou sete horas por noite de forma recorrente, além de prejudicar a imunidade, duplicar os riscos de desenvolvimento de câncer, aumentar a probabilidade de doenças cardiovasculares, também leva a problemas de saúde da mente como:

Irritabilidade e mau humor 

O sono ajuda na regulação do humor e na manutenção do equilíbrio emocional e a falta dele pode aumentar a irritabilidade e a impulsividade tornando as pessoas mais impacientes e mal-humoradas, afetando relacionamentos e diminuindo a qualidade de vida, além de aumentar a possibilidade do desenvolvimento de transtornos de humor.

Desregulação do ritmo circadiano 

O sono ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo, que é um ciclo interno de 24 horas que controla a liberação dos hormônios e a regulação dos períodos de sono e de vigília.

Problemas de memória e concentração 

O sono insuficiente ou de baixa qualidade também afeta a capacidade de concentração da pessoa, dificultando que ela se lembre de informações importantes, diminuindo o aproveitamento no trabalho ou nos estudos, pois a consolidação da memória ocorre durante o sono, que é quando o cérebro processa e armazena as informações.

Ansiedade

Falta de sono aumenta consideravelmente os níveis de ansiedade e estresse, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver transtornos de ansiedade.

Depressão e tendência suicida 

A privação de sono é comprovadamente um potencializador do risco de depressão e inclusive pode piorar os sintomas em quem já sofre com a condição. E como a depressão se agrava pela falta de sono, quem apresenta a condição associada a pensamentos suicidas tende a piorar essa tendência.

Quadros mentais que pioram por sono insuficiente ou de má qualidade

Como você pode perceber acima, a insônia, ou mesmo sono de baixa qualidade, provoca uma piora sistemática dos sintomas de ansiedade e depressão e, consequentemente, a ansiedade e a depressão acabam por piorar a falta de sono, criando um círculo vicioso que precisa ser quebrado.

Alguns transtornos mentais, como a esquizofrenia, o Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Bipolar costumam apresentar seguidamente alterações de sono associadas aos sintomas típicos.

Além da piora dos sintomas desses transtornos mentais, quando não dormimos bem de forma recorrente, isso também aumenta:

  • As chances de ter um derrame cerebral (AVC);
  • O risco de desenvolver fatores de risco para infarto;
  • A probabilidade de demência senil (deficit cognitivo em idosos);
  • As possibilidades para desenvolvimento do Alzheimer.

Ou seja, o sono desempenha um papel crucial em nossa saúde mental e emocional e quando encontra-se inadequado ele aumenta o risco de desenvolver problemas emocionais e psicológicos.

Por isso, além do tratamento para quadros de saúde, é preciso aliar boas noites de sono para potencializar os benefícios da terapia e do acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

E como podemos melhorar nosso sono e consequentemente nossa saúde física e mental? É o que veremos a seguir.

Como melhorar a qualidade do sono?

O primeiro passo é identificar qual o tipo de insônia está cometendo você, veja quais são os principais.

Tipos de insônia

Existem três tipos principais:

  • Insônia inicial: quando não é possível começar o sono de forma adequada;
  • Insônia intermediária: que é quando a pessoa desperta no meio da noite e não consegue voltar a dormir;
  • Insônia terminal: quando se acorda antes do horário e não se adormece mais.

Para desfrutar dos benefícios do sono de forma que eles contribuam positivamente para a saúde mental é importante ter qualidade de sono tão importante quanto a quantidade. Isso porque ter um sono reparador e ininterrupto pode ser tão ou mais importante do que dormir por longos períodos.

Dicas para melhorar seu sono

Se você sofre de insônia, ou mesmo quer melhorar a qualidade do descanso das suas noite, a boa notícia é que existem algumas medidas simples e efetivas para isso, veja estas dicas:

  • Tenha um horário regular de sono e tente ir para a cama e despertar todos os dias nos mesmos horários, mesmo no fim de semana.
  • Crie um ambiente de sono escuro, fresco e silencioso;  invista em um colchão que seja confortável e em travesseiros de qualidade.
  • Evite dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir, pois a luz azul emitida por smartphones e tablets afeta a produção de melatonina e, como consequência, o seu sono.
  • Evite cafeína e álcool, especialmente no final do dia. Para quem já possui dificuldades para dormir, a cafeína pode afetar o sono e o álcool embora ajude a adormecer, também diminui a qualidade do sono e leva a despertares noturnos.
  • Priorize atividades relaxantes antes de dormir, como leitura, meditação ou um bom banho.
  • Pratique exercícios físicos regularmente, já que isso melhora a qualidade do sono, especialmente quando praticado em horários apropriados – de preferência, longe dos horários de dormir.

A saúde mental e o sono estão conectados

O sono é uma necessidade fisiológica fundamental para a manutenção da nossa saúde e, quando não está em equilíbrio, pode prejudicar também nosso bem-estar mental.

Ou seja, cuidar de um é cuidar do outro!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Hemofilia: uma condição genética rara

Próximo artigo

Rotina de troca de dispositivos hospitalares

Posts relacionados