Medicina Digital: em que situações pode ser utilizada

O avanço tecnológico beneficia diversos setores do mercado e isso, é claro, inclui a área da saúde.

A popularização das soluções digitais é tamanha nos dias atuais que é raro encontrar quem não tenha tido contato com algum recurso da medicina digital. Porém, apesar da familiaridade do termo, será que você realmente sabe o que é a medicina digital?

Nos tópicos a seguir, apresentaremos essa solução que emprega as mídias digitais para o fornecimento de serviços da medicina. Explicaremos também quais as maiores vantagens dessas tecnologias e em que circunstâncias o uso da medicina digital é indicado. Confira essas informações e fique por dentro do assunto!

O que é Medicina Digital e quais os seus benefícios?

De acordo com o Ministério da Saúde, do Governo Federal brasileiro, a Medicina Digital, também chamada de Saúde Digital, consiste em disponibilizar informações e atendimentos medicinais através do uso de recursos da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Isso significa que, através de computadores e celulares conectados à internet, os pacientes podem agendar e realizar consultas, visualizar receitas médicas, obter de resultados de exames e muito mais.

Entre as maiores vantagens da medicina digital, podemos destacar:

  • Aumento da agilidade dos atendimentos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Facilidade de acesso;
  • Redução de aglomerações e de riscos de contágio;
  • Diminuição da espera nos atendimentos presenciais.

Ou seja, ao disponibilizar consultas na modalidade online, um hospital ou convênio garante que seus pacientes possam obter atendimento rápido e sem sair de casa. Isso poupa tempo e dinheiro das empresas prestadoras dos serviços e das pessoas que buscam tratamentos. Além disso, as opções online evitam que tanto os pacientes quanto os profissionais da área sejam expostos aos riscos de contaminação oferecidos pelos atendimentos presenciais.

Circunstâncias como a da pandemia da Covid-19 reforçam a necessidade de, sempre que possível, evitar a realização de aglomerações, pois isso eleva as taxas de contágio de viroses e outras doenças facilmente transmissíveis. Em contextos assim, fica ressaltada mais essa vantagem da medicina digital, sendo ela uma alternativa segura para a realização de consultas médicas e outros procedimentos.

Quando utilizar a medicina digital?

Imagem de médica atendendo via videochamada.

São diversas as situações em que se pode contar com a medicina digital. A solução pode ser utilizada para:

  • Realizar consultas online em diversas especialidades médicas;
  • Receber orientações de enfermeiros e outros profissionais da saúde;
  • Obter prescrições digitais de medicamentos;
  • Acessar resultados de exames, entre outras finalidades.

É válido destacar também que os múltiplos recursos da saúde digital não se aplicam somente aos procedimentos de acesso remoto. Sua utilidade também inclui o uso do armazenamento de dados para registrar históricos de pacientes, por exemplo, o que contribui para centralizar as informações sobre cada pessoa atendida e tornar o trabalho dos médicos mais ágil e preciso.

As soluções digitais beneficiam clientes e empresas da área da saúde

Com essa breve apresentação da medicina digital e de suas aplicações, podemos compreender o quanto ela é benéfica e vantajosa tanto para os pacientes quanto para a instituições da área da saúde que empregam as tecnologias digitais em seus serviços.

O armazenamento de dados de forma digital supera os limites dos registros em documentos físicos (como papéis, laudos, carteirinhas, etc.), assim como os meios de comunicação viabilizados pela internet tornam quase obsoletas outras formas de contato, como atendimentos via telefone ou correspondência. É diante desse contexto que a medicina enfrenta a necessidade de modernizar seus métodos de atendimento e prestação de serviços.

Assim, adotar as soluções da medicina digital é, hoje, a melhor maneira de uma empresa da área da saúde se manter atualizada e capacitada para atender às novas necessidades de seus pacientes.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Você é responsável pelas compras na sua empresa? Veja quais habilidades pode melhorar!

Próximo artigo

Marketing para pequenas empresas

Posts relacionados